Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Alpargatas adota rede social do Google Cloud para apoiar integração dos colaboradores durante pandemia
Home > Notícias

Alpargatas adota rede social do Google Cloud para apoiar integração dos colaboradores durante pandemia

Companhia também conseguiu colocar 100% da força de trabalho em casa com ferramentas do G Suite

Da Redação

21/07/2020 às 13h00

Foto: Adobe Stock

A Alpargatas conseguiu colocar cerca de 3 mil funcionários de diferentes escritórios em regime de trabalho remoto, de um dia para o outro com apoio do G Suite, pacote de ferramentas de comunicação e colaboração do Google Cloud. A empresa já utilizava o G Suite, o que possibilitou a transição em tempo recorde. A Alpargatas também adotou a rede social Currents em apenas uma semana para aproximar seus colaboradores durante a pandemia.

A companhia, responsável pelas marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, adotou a suíte de aplicativos de produtividade do Google há menos de um ano para colaboradores que atuam no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Hong Kong e Europa. O intuito, até então, era dar continuidade à transformação digital da empresa, porém a suíte acabou preparando-a para adotar o trabalho remoto assim que as medidas de distanciamento social foram adotadas.

“Como tomamos a decisão antecipada de adotar essas ferramentas, no dia seguinte já tínhamos todos trabalhando de casa, se conectando, colaborando nos mesmos documentos e fazendo reuniões. Nosso CEO começou a interagir com as equipes não só do Brasil, mas de outros países também”, conta Jorge Ramalho, Diretor de Tecnologia da Alpargatas. O executivo explica que a adoção do G Suite surgiu da necessidade de transformar a experiência dos funcionários e que, em menos de três meses houve a migração global, sem quedas de produtividade ou impacto para os clientes.

José Roberto Daniello, Diretor de Pessoas da Alpargatas, explica que a adoção de ferramentas como Gmail, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Agenda, Google Meet, Google Chat, entre outros estava alinhada como o objetivo da companhia de se tornar mais global, digital, inovadora e sustentável e, com a chegada da pandemia, a empresa se deu conta que estava preparada para uma situação que nem sequer sabia que ia acontecer”, afirma.

CIO2503

E-book por:

A Alpargatas tinha planos de implantar uma rede social para colaboradores para gerar maior integração e engajamento entre eles, mas com a chegada da pandemia e a adoção do trabalho remoto, a empresa antecipou o lançamento do Currents, rede social corporativa do Google Cloud. A companhia também passou a utilizar o Google Classroom como uma ferramenta para o treinamento de novas pessoas que venham trabalhar na empresa.

“Com o Currents, temos agora uma plataforma de colaboração moderna, que além da comunicação interna, grupos de discussão e comunidades das áreas de interesse, permite que as pessoas tenham acesso a atividades de bem-estar que a empresa oferece, como ginástica laboral e yoga. Além de ter um espaço para compartilhar sua vida pessoal, como playlists de música, bichos de estimação, e receitas”, comenta Daniello.

Em um mês a plataforma alcançou 500 mil visualizações e já está disponível no mundo inteiro, inclusive para colaboradores das fábricas, de acordo com o diretor.

A empresa está desenvolvendo agora, junto com a Gentrop e o Google Cloud, um sistema dentro do G Suite, que dará suporte aos primeiros colaboradores que voltarão ao escritório, quando a volta parcial for liberada. A ferramenta ajudará em ações como aprovação de retorno, liberação das redes e até determinação do local onde a pessoa ficará dentro do escritório.

“Estamos todos – não somente as equipes do Google, mas clientes e o mundo inteiro – passando por um momento sem precedentes. O impacto do novo coronavírus impõe vários desafios e, para muitos de nós, essa situação exigiu mudanças na maneira como trabalhamos”, ressalta Marco Bravo, Head do Google Cloud no Brasil.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15