Home > Gestão

Agile? Não obrigado. Agile + DevOps? Sim, por favor

Para especialista no tema, combinação das metodologias gera melhores resultados de negócios

Da Redação

01/02/2018 às 12h05

agiledevops_416241859.jpg
Foto:

Estamos em 2018 e é simplesmente inaceitável que qualquer área de TI se concentre apenas em Agile ou apenas em DevOps. São dois lados da mesma moeda, e uma completa a outra, na visão de Diego Lo Giudice, vice-presidente e principal analista da Forrester. 

Para o especialista, se o seu fornecedor disser que é DevOps ou Agile sozinhos, você deve mudar de parceiro ou pedir um caso de negócios que mostre resultados em relação aos custos da transformação necessária.

Dados de uma pesquisa realizada pela Forrester com mais de 230 entrevistados em empresas que fazem alguma forma de Agile (o relatório, The State Of Agile Em 2017: Agile At Scale), reforçam essa visão. Pouco mais de 40% pas companhias estão executando programas de Agile e DevOps de forma combinada. Delas, 83% tiveram mais eficiência na entrega, em comparação com 75% que usaram apenas uma das metodologias. E 88% conseguiram fazer lançamentos mais frequentes, com retorno comercial mais rápido.

Além disso, para as que usam as duas metodologias combinadas, 64% aprimoraram a qualidade técnica. O mesmo quesito foi citado por apenas 29% no caso de uso de apenas uma das metodologias. 

Resumidamente, as equipes que se desenvolvem com Agile, mas sem a infraestrutura Agile apropriada e a automação de entrega ou com uma organização DevOps não ágil como parceiro, são menos propensas a obter velocidade real.

AgileDevOps

Resumindo, toda empresa está no negócio de software. A entrega rápida e iterativa de software de alta qualidade significa melhor envolvimento do cliente e maior satisfação. Os líderes de desenvolvimento de software enfrentam novas oportunidades e desafios na entrega para o negócio. O futuro deles será combinar DevOps e Agile-At-Scale.

Outros dados da pesquisa da Forrester
O uso em escala do Ágil ainda está fora do alcance de muitos. Cerca de 30% das empresas seguem aplicando a metodologia a projetos de pequena escala. A pesquisa ouviu 232 executivos de desenvolvimento de software e profissionais de empresas de usuários finais, implementadores e fornecedores de software.

A mudança comportamental é o maior obstáculo. Agile e Lean exigem novos papéis, novos tipos de empregos, novas formas de trabalho e maior colaboração e comunicação. Os gerentes devem se libertar de anos de gerenciamento direto de grandes equipes . A mudança de comportamento é o principal impedimento para a mudança organizacional, citada por 51% dos entrevistados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail