Home > Tendências

Accenture impulsiona consultoria em computação quântica

Segundo WSJ, crescente interesse na tecnologia por parte das empresas tem impulsionado a empresa de consultoria

Da Redação

08/08/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

Com o crescente interesse em computação quântica por parte das empresas, a Accenture está impulsionando sua prática de consultoria na tecnologia. De acordo com informações do The Wall Street Journal, em abril deste ano, a companhia recebeu uma patente para um algoritmo para que os clientes possam determinar se um computador quântico ou clássico seria mais adequado para a resolução de problemas. Segundo as fontes, cerca de 100 funcionários da Accenture estão envolvidos no trabalho.

Especialistas afirmam que os computadores quânticos são capazes de classificar um grande número de soluções possíveis em apenas uma fração de segundo. Essa característica torna a tecnologia potencialmente útil em produtos farmacêuticos, financeiros, transportes e em outros setores. "Vemos a computação quântica como uma tecnologia que tem potencial aplicabilidade em todos os nossos clientes", afirma Carl Dukatz, diretor principal da prática de computação quântica da Accenture.

Enquanto os computadores tradicionais armazenam informações como 0s ou 1s, os computadores quânticos usam bits quânticos, ou qubits, que representam e armazenam informações como 0s e 1s simultaneamente. Isso os torna capazes de processar informações muito mais rapidamente que as máquinas clássicas.

Ao que tudo indica, o interesse entre os clientes da Accenture aumentou nos últimos dois anos porque empresas como a IBM agora permitem a experimentação de suas primeiras máquinas de computação quântica por meio da nuvem. No entanto, atualmente as soluções podem apenas resolver problemas de pequena escala, já que os bits quânticos são delicados e propensos a erros.

O trabalho da Accenture na área teve início em 2015, na sua divisão de pesquisa e desenvolvimento com quatro pesquisadores focados em explorar o impacto potencial da computação quântica nos negócios. Em 2017, a empresa estabeleceu parceria com a 1QBit Information Technologies para mapear mais de 150 casos de uso para a tecnologia em diversos setores.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail