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A Inteligência Artificial entra na luta contra a pirataria

Falsificadores estão usando IA para criar falsificações convincentes; empresas começam a usar a IA para revidar

Mike Elgan, Computerworld/EUA

25/07/2018 às 9h59

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Foto:

Meio trilhão de dólares. Essa é a quantidade aproximada de dinheiro que os falsificadores desalojaram no ano passado vendendo produtos falsos. Aproximadamente 2,5% de todo
o comércio é de produtos falsificados. Os Estados Unidos são os mais atingidos pelos
produtos falsificados, sendo que as marcas americanas contabilizaram, em
2013, 20% da propriedade intelectual infringida do mundo.

Quando
a maioria das pessoas pensa em falsificação, pensa em produtos como as
bolsas da Louis Vuitton. Mas os produtos falsificados também incluem
produtos comerciais e empresariais, bem como bens de consumo do dia a
dia.

Drogas
farmacêuticas e bebidas piratas matam milhares de pessoas todos
os anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 10% de todas as
drogas farmacêuticas vendidas em países de baixa e média renda sejam
precárias ou falsas.

E
o problema deve piorar: a Associação Internacional de Marcas Comerciais
(INTA) e a Câmara de Comércio Internacional dizem que o valor deslocado
pelas falsificações poderá chegar a US$ 2,3 trilhões até 2022.

As falsificações são fabulosas
A
maior e mais perigosa tendência da falsificação, de acordo com o CEO da
Entrupy, Vidyuth Srinivasan, é a aplicação da Inteligência Artificial  para criar falsificações melhores – produtos bem falsificados,
além de coisas falsas, como dinheiro, conteúdo, publicidade, sites e
notícias.

A
IA é mais usada para vídeos falsos. Deepfakes (vídeos que
convincentemente adicionam o rosto de uma pessoa ao corpo de outra
pessoa) usam Deep Learning e Big Data para criar vídeos falsos convincentes. Em janeiro, foi lançado
um aplicativo chamado FakeApp que permitia a qualquer usuário criar
facilmente vídeos falsos.

Tecnologia
semelhante será cada vez mais utilizada para criar melhores produtos de
luxo. De maneira simplificada, os falsificadores fornecerão atributos
de produtos legítimos para um sistema de IA que escolherá materiais e
guiará o processo de fabricação para um resultado mais convincente.

Por
outro lado, empresas já estão oferecendo soluções sofisticadas para
que as marcas protejam seu patrimônio. A Entrupy _ assim como a Red Pointse  a
Cypheme, entre outras _ é especializada na identificação de produtos falsificados de baixo custo e alto volume. Essas empresas oferecem tecnologias
que analisam materiais, cores, embalagens e outros atributos para
identificar falsificações.

A
IBM Research desenvolveu uma ferramenta chamada Crypto Anchor Verifier,
que é um detector de falsificação baseado em IA, que usa Blockchain e roda em
um smartphone. Para usá-lo, o usuário tira uma foto de qualquer produto e
o aplicativo faz uma comparação dessa imagem com um banco de dados Blockchain para determinar a autenticidade.

IBM

Esse
banco de dados seria abastecido com imagens de itens autênticos
fornecidos pelas fabricantes originais e é baseado na ideia de que todos
os objetos, incluindo produtos, têm padrões ópticos distintos que podem
ser identificados. Esses padrões são encontrados na textura, cor e nos materiais usados ​​para fabricá-los.

Fakes estão por toda parte
Mesmo
fontes confiáveis, como a Amazon, vendem um grande número de produtos
falsificados. Todo o modelo de comércio online possibilita
falsificações, já que as páginas e detalhes do produto são públicos e
replicáveis e a escala torna quase impossível verificar todos os
produtos.

O
Counterfeit Repor (TCR), que trabalha com marcas para expor produtos
falsificados, afirma ter encontrado cerca de 58 mil produtos
falsificados na Amazon desde maio de 2016. Cerca de 35 mil itens foram
removidos com base em suas descobertas. No entanto, essa organização
procurava apenas versões falsas das marcas que representa. É possível
que ainda haja um número muito maior de produtos piratas à venda na Amazon.

A
Amazon usa Machine Learning em seu programa
de registro de marca, que segundo a empresa já foi responsável por reduzir as infrações em
99%. No entanto, muitas marcas não fazem parte do registro.

O Alibaba
criou uma aliança chamada Big Data Anti-Counterfeiting, com 20 marcas
internacionais. A iniciativa usa IA para detectar falhas nas listagens
de produtos e nas avaliações de clientes.

O
governo chinês chegou a apoiar um centro de avaliação para resolver o
problema dos produtos falsificados. Uma empresa de Pequim construiu um
aplicativo chamado Smart Detective, que usa inteligência artificial para
avaliar produtos de luxo. Ele se concentra em bagagem e bolsas e está
trabalhando na capacidade de avaliar jóias.

Um
elemento-chave para fazer esses sistemas funcionarem é o sigilo. Os
critérios específicos usados ​​para identificar produtos falsificados
são sigilosos e eles mudam constantemente para manter os falsificadores
fora de equilíbrio.

Porque IA não pode ajudar com fake news?
Vídeos
falsos são especialmente preocupantes. Eles trarão o mundo das notícias
falsas para o vídeo, tornando a propaganda e a desinformação ainda mais poderosas e críveis. A maioria das
fake news tem objetivos políticos. Mas, cada vez mais, a
desinformação está sendo usada nos negócios.

As
forças armadas dos EUA têm financiado um programa para descobrir como
identificar vídeos Deep Fake e outros conteúdos falsos criados usando  IA. A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) está reunindo
especialistas do mundo todo para um concurso para ver quem pode criar as
falsificações mais convincentes e a melhor ferramenta para identificar essas falsificações.

Além
disso, pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha,
construíram um sistema de Deep Learning que pode detectar
automaticamente vídeos falsos.

Mas
o grande problema não é a tecnologia, mas as pessoas. Por exemplo: o
governo russo cria um vídeo falso e afirma que é real. O governo dos EUA  aplica IA e garante que o vídeo é falso. Tal como acontece
com todas as notícias falsas e propaganda, os espectadores ainda terão
que decidir em quem confiar.

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Porque é hora de lutar contra a falsificação
Embora
a guerra contra as falsificações nunca seja vencida, é possível que
empresas e marcas obtenham a vantagem. Ao democratizar e automatizar os
sistemas anti-falsificação, será possível parar as falsificações em
grande escala. Mas não vai funcionar sem a cooperação e participação das
empresas que produzem produtos legítimos.

É por isso que é vital para qualquer empresa com produtos, conteúdo,
marcas ou outros ativos que possam ser falsificados explorar as opções
de como usar melhor IA para combater os falsificadores.

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