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A constante mudança do papel do CTO em startups

Com crescimento acelerado, CTO das startups deve aproveitar e interagir constantemente com as mudanças para para ter sucesso

Sandeep Chouksey, CIO (EUA)

28/11/2019 às 14h00

Foto: Shutterstock

Hoje, as empresas são tão bem-sucedidas quanto a sua tecnologia. Aquelas que constroem e mudam com o tempo geralmente são as que obtêm sucesso. E, à medida que a tecnologia e os negócios mudam, o papel do CTO também passa por transformações.

Como principal impulsionador de todas as decisões executivas em relação à tecnologia, o papel do CTO é amplo. O profissional é responsável ​​por criar e operar de acordo com a visão da empresa, implementando estratégias e garantindo recursos disponíveis para atingir as metas dos negócios. Além de ser membro da equipe executiva e de formular e impulsionar a empresa e a estratégia de negócios, o papel do CTO geralmente cai em quatro aspectos de responsabilidade.

1. Executar um roteiro de entrega

Isso significa executar rigorosamente o roteiro conforme prometido, dentro do prazo e mantendo os principais interessados ​​informados ao longo do caminho.

2. Escalar a tecnologia

Esse aspecto inclui tanto a contratação quanto o desenvolvimento de funcionários para construir uma forte cultura de engenharia. Escalar tecnologia implica ser capaz de acompanhar as necessidades da empresa e dos seus clientes. Por exemplo, à medida que o tráfego de um serviço ou site cresce, a tecnologia deve ser capaz de acompanhar as mudanças.

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3. Melhorar a velocidade de execução

Essa questão envolve garantir que os processos e ferramentas corretos estejam implementados nas equipes para que elas possam trabalhar com agilidade. Também está ligada à garantia de que as empresas aproveitem a tecnologia em todos os aspectos do negócio para obter vantagem competitiva.

4. Otimizar os gastos com tecnologia

Conforme a base de clientes cresce, também aumentam os custos. O CTO deve estar atento aos gastos e procurar áreas estratégicas onde os recursos podem ser reduzidos. Um exemplo inclui renegociar contratos com provedores de nuvem ou alterar a maneira como uma empresa lida com o armazenamento de arquivos.

Embora esses quatro aspectos estejam sempre na mente do CTO, a prioridade dada a cada um deles muda com base no crescimento da empresa.

Para uma equipe de 10

Quando você trabalha com uma equipe de 10 pessoas ou menos, o foco principal de um CTO deve estar na execução do roteiro. Nos estágios iniciais de uma empresa, mover-se rapidamente no mercado é super importante. A execução também é prioridade, porque, durante esse estágio, é necessário que o CTO se familiarize intimamente com a pilha de tecnologias, com a maneira como a equipe trabalha e com os produtos, para poder começar a pensar em como os processos precisar evoluir.

Após a execução, a área de foco número 2 do CTO deve ser a escala da tecnologia, com ênfase na engenharia. O objetivo de uma empresa sempre deve ser o de avançar rapidamente e, se a equipe de engenharia for o gargalo, o CTO deve resolver esse problema.

Para uma equipe de 20

Em uma equipe de 20 pessoas, você pode esperar a presença de pelo menos dois a três gerentes na equipe. Por esse motivo, o CTO deve dar muito mais espaço para o crescimento da tecnologia, contando com os gerentes para conduzir as operações diárias. Dessa forma, a execução do roteiro seria secundária.

Escalar a pilha de tecnologia não é apenas garantir que você possa apoiar o crescimento dos negócios no que se refere ao tráfego ou aos clientes de um site, mas também garantir que você possa integrar os membros do time em um ritmo acelerado.

Também é necessário que os seus sistemas de criação escalem com o número de desenvolvedores na empresa. Se o próximo passo do crescimento for escalar a equipe de engenharia para 40 pessoas, fazer investimentos importantes será crucial. Durante esse período, é importante garantir a cultura de engenharia correta. Caso contrário, há riscos de desgaste durante as fases de contratação e crescimento.

Durante a minha carreira, descobri que implementar os valores da equipe de engenharia (além dos valores da empresa já existentes) era uma boa maneira de estabelecer uma boa cultura. Esses valores representavam a equipe de engenharia e ajudavam a estabelecer uma base sólida para o alinhamento do time.

Para uma equipe de 40

Em uma equipe de 40 pessoas, é seguro supor que alguns componentes da pilha de tecnologia tenham entre quatro e cinco anos de idade. A empresa está claramente indo bem, mas como engenheiros, queremos ter certeza de que estamos começando a resolver algumas das falhas na base tecnológica. Com isso em mente, o CTO deve classificar a escala da pilha de engenharia e tecnologia como número 1, melhorar a velocidade de execução como número 2, otimizar os gastos com o número 3 e a execução do roteiro como número 4.

Isso não significa que a execução seja menos importante, mas, nesse estágio, normalmente há gerentes seniores e diretores de engenharia que conduzem as operações diárias. Com todas as funções e responsabilidades listadas, o que não muda para um CTO à medida que as startups crescem é a sua necessidade de ser ágil, rápido e focado em garantir que haja muitas oportunidades e suporte disponíveis para inovar em uma empresa. Embora as obrigações imediatas mudem, devemos sempre poder inovar e ficar à frente das tendências.

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