Home > Carreira

90% dos executivos acessam redes sociais

Mesmo nesse contexto, pesquisa da consultoria Robert Half afirma que apenas 20% das empresas brasileiras estão presentes nas comunidades virtuais

Redação CIO Brasil

30/11/2009 às 15h47

Foto:

Uma pesquisa realizada pela consultoria em recrutamento de executivos Robert Half traz um número surpreendente: cerca de 90% dos profissionais brasileiros que hoje estão em cargos de alta e média gerência participam ativamente das redes sociais. Esses profissionais utilizam os ambientes como ferramenta de trabalho e de contato com amigos e conhecidos.

Os números, por outro lado, contradizem o fato de que apenas 20% das empresas consultados no estudo estarem presentes em plataformas digitais de relacionamento.

Para chegar a essa conclusão, a Robert Half consultou 375 executivos de todo o Brasil, sendo 50 deles atuantes na área de TI. Aproximadamente 46% dos respondentes afirmaram que acessam sites como Twitter, LinkedIn, Orkut e Facebook apenas com fins pessoais, enquanto 44% deles informaram que essas comunidades são utilizadas para com finalidade profissional.

O estudo ainda aponta que a rede mais usada pelos executivos é o LinkedIn, favorita de 36% dos entrevistados. Entre os profissionais com 23 a 31 anos, a plataforma de relacionamento mais usada é o Orkut, com 33% das preferências. Além disso, quando perguntados se usariam as redes sociais para procurar recolocação profissional, 80% dos gestores consultados disseram que sim.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail