Home > Tendências

90% das empresas planejam investir em inteligência artificial

Organizações buscam aumentar produtividade dos colaboradores, segundo pesquisa. Mas para 18%, objetivo é utilizar IA para substituir funcionários

Da Redação

19/11/2019 às 11h30

Foto: Shutterstock

A IFS anunciou os resultados de uma pesquisa global sobre a adoção de estratégias de inteligência artificial (IA) nas empresas. Para o levantamento, a companhia realizou entrevistas com 600 líderes de negócios de diversos setores. De acordo com o estudo, cerca de 90% dos entrevistados afirmaram haver planos para a adoção de IA em diversas áreas das suas organizações.

A automação industrial foi a solução de maior destaque, com 44,6% dos projetos. Em seguida, apareceram o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e a logística do estoque, ambos com 38,9%. Ao serem questionados sobre o uso da IA, 60,6% dos executivos declararam que a expectativa é melhorar a produtividade dos colaboradores. Já 47,9% disseram que pretendem utilizar a tecnologia para agregar valor a produtos e serviços. Para 18,1%, o objetivo é utilizar a IA para substituir os funcionários.

Apesar da maioria dos participantes entenderem que a IA poderá ajudar no aumento da produtividade, 29,3% acreditam que a adoção da tecnologia reduzirá o número de funcionários da organização. Para lidar com esse desafio, os líderes afirmaram que é necessário haver programas educacionais para capacitar os trabalhadores a utilizar a IA para melhorar o seu próprio desempenho.

Para 23,4%, a expectativa é de que o mercado crie novas posições para pessoas substituídas pela IA. “Os resultados do estudo e os cenários do mundo real percebidos por nossos clientes apontam para a conclusão de que é o momento certo para as empresas colherem benefícios de negócios e financeiros com a automação da tecnologia. Apaixonar-se pela IA é fácil, mas o sucesso requer ações disruptivas junto aos modelos de negócios existentes", declarou o VP de IA e RPA da IFS, Bob de Caux.

"As próprias tecnologias não são uma solução milagrosa, nem são uma solução universal para qualquer problema. No entanto, com o modelo de dados correto e casos de uso viáveis, a IA pode oferecer suporte à produtividade aprimorada e oferece benefícios significativos tanto para as operações quanto para os negócios em geral. A IA será usada pela grande maioria das organizações de alguma forma em um futuro próximo, extraindo valor real de processos inteligentes, por um longo prazo.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail