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8 fatores macro que moldarão os negócios na década de 2020
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8 fatores macro que moldarão os negócios na década de 2020

Executivos devem olhar além da pandemia para outras questões globais que moldarão os negócios na década de 2020, diz Gartner

Da Redação

29/07/2020 às 8h30

Foto: Adobe Stock

A Covid-19 certamente mudou o comportamento dos consumidores, bem como, a maneira que as empresas operam. Entretanto, para a empresa de consultoria Gartner, a Covid-19 é apenas um dos oito principais fatores que remodelarão os negócios nesta década. A pandemia global terá um impacto duradouro e de longo alcance no mundo dos negócios, mas outras mudanças nas áreas do ambiente de macrobusiness – como preços do petróleo, enfraquecimento das relações internacionais e mudanças climáticas – deverão gerar impactos que definirão o comportamento da década.

Dívida altamente alavancada e alianças internacionais sendo desfeitas, são alguns dos acertos de contas que ficarão pendentes para a próxima década. Para o Gartner, os executivos terão que enfrentar uma série de outros desafios durante a década de 2020, mas a partir desse turbilhão surgirão novas oportunidades de negócios.

“A pandemia da Covid-19 chegou em um momento em que as economias já estavam no limite”, diz Mark Raskino, Vice-presidente de Analistas do Gartner. “Um boom de uma década, gerado substancialmente a partir de financiamento barato e energia de baixo custo, levou a tensões estruturais, como dívidas altamente alavancadas, alianças internacionais em ruínas e preços de ativos semelhantes a bolhas. Estes estavam atrasados para o acerto de contas”.

No. 1: pandemia global

O impacto da Covid-19 dependerá fortemente de quanto tempo dura a pandemia. Um período de tempo mais curto significa que as pessoas reverterão mais rapidamente para formas de operação pré-pandêmicas. Por exemplo, após o 11 de setembro, as pessoas voltaram ao comportamento normal de voo três anos depois. Se a pandemia persistir, é mais provável que tenha efeitos sociais duradouros. Por exemplo, a Grande Depressão impactou os hábitos alimentares por décadas.

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Pense em como a pandemia afetará os comportamentos da sociedade, como higiene pessoal e normas de espaço pessoal, reuniões sociais e interações familiares, a taxa de poupança e os hábitos de compra do consumidor.

No. 2: Queda e recessão do mercado

Embora a Covid-19 tenha servido como catalisador visível para as quedas de mercado de 2020 e a recuperação subsequente, a realidade é que os mercados já eram frágeis e precários. De fato, o Gartner constatou que em 2018 e 2019, metade dos CEOs estava antecipando e se preparando para uma crise econômica, o que torna essa recessão única em 2002-2003 e 2009.

Considere uma variedade de curvas de taxa de crescimento econômico e comercial e teste os planos de recuperação em relação a diferentes possibilidades. É provável que as organizações vejam reconfiguração e mudanças de tendência no mercado de capitais.

No. 3: Exuberância da tecnologia desaparece

Nos últimos 10 anos, uma variedade de tecnologias emergentes revolucionárias foi um grande foco para empresas que procuram inovar e diferenciar. Esse entusiasmo técnico pode diminuir nos próximos anos. Algumas tecnologias, como inteligência artificial (AI), continuarão populares, mas a adoção de tecnologias mais avançadas, como computação quântica e blockchain, com casos de uso menos óbvios, pode diminuir.

Revisite os planos de investimento especulativo em novas tecnologias, uma vez que as placas céticas reduzem o interesse em tecnologias menos comprovadas. Comece a pensar em planos de reestruturação para transformação digital no ambiente atual. Haverá uma tendência ao foco no resultado e ao pragmatismo em relação à experimentação aberta e à inovação com as tecnologias mais recentes.

No. 4: Escassez de talentos

Apesar do aumento global das taxas de desemprego, a principal falta de talentos continuará atormentando os executivos. Embora a Covid-19 tenha aumentado o desemprego e o subemprego, ele não criou novos grupos de talentos em demanda.

Reconsidere que tipos de conjuntos de habilidades serão necessários no mundo pós-Covid-19 e inicie ou aumente os programas de requalificação durante as paradas. Considere também maneiras de ampliar o pool de disponibilidade de talentos repensando o trabalho remoto ou as opções de gig economy.

No. 5: Desconfiança sistêmica

Mesmo antes da Covid-19, a confiança global do consumidor e do cidadão estava no nível mais baixo de todos os tempos. Agora, fronteiras fechadas, combinadas com uma desconfiança de "outros" - até mesmo parceiros comerciais próximos anteriormente - ameaçam aumentar a diferença. No entanto, é possível que, a longo prazo, um inimigo comum ao vírus inspire empatia, propósito comum e cooperação.

Enquanto isso, considere se os consumidores continuarão fiéis a marcas de longa data ou mudarão para aqueles que possuem suprimentos limitados. Os CEOs tiveram que tomar decisões difíceis em resposta à Covid-19.

Veja se essas ações mudaram irrevogavelmente atitudes em relação à marca. Uma conexão mais pessoal - como um e-mail aberto, autêntico e empático para os clientes - pode ajudar a superar a desconfiança.

No. 6: Fraca produtividade

O lento crescimento da produtividade e a falta de foco na eficiência e produtividade estão em desacordo com o crescimento econômico da década passada. A Covid-19 pode gerar mudanças que exijam que os executivos analisem mais atentamente as operações da organização, de produtos desatualizados a obstáculos burocráticos.

Considere como uma proporção maior de trabalho remoto afetará a produtividade geral. O custo de operação em um mundo socialmente distanciado aumentará os custos, exigindo uma reengenharia significativa para retornar à produtividade pré-Covid.

No. 7: Conflito no preço do petróleo

A economia global atual depende de petróleo. No auge de 2008, o petróleo atingiu um preço por barril de US$ 150, mas agora enfrenta o extremo oposto e não planejado. Em março de 2020, devido a uma disputa entre a Rússia e a Arábia Saudita, o preço por barril caiu para cerca de US$ 20 e, após a recuperação, ficou em torno de US$ 40. Isso tem a capacidade de redefinir suposições que são a base da concorrência global em muitos setores e remodelar as economias.

Considere como a energia de hidrocarbonetos competirá com a energia solar e eólica e como isso afetará a aviação global, produtos químicos, plásticos e outros. Além disso, considere a possibilidade de uma superação nos cortes no suprimento de petróleo fazer com que o preço suba novamente.

No. 8: Mudança climática

No início de 2020, as mudanças climáticas estavam se movendo para a vanguarda do enquadramento de estratégias e planos de negócios de longo prazo. Embora ofuscado temporariamente pela Covid-19, os executivos devem assumir que ele continuará a influenciar os negócios na próxima década.

Não se deixe enganar por vitórias ambientais temporárias causadas por bloqueios e viagens reduzidas, embora você possa procurar esses resultados para obter inspiração sobre como ajustar o trabalho permanentemente. Lembre-se de que os principais projetos de infraestrutura projetados para mitigar as mudanças climáticas podem ser adiados por um redirecionamento do financiamento para pacotes de estímulo, exigindo a criação de estratégias alternativas de redução de carbono.

Não importa quão cansada sua equipe se torne, os líderes executivos nunca devem reduzir o tempo gasto no planejamento e replanejamento de cenários. Espere retornar a esses fatores macro repetidamente nos próximos dois anos. Esse trabalho será crucial para a sobrevivência corporativa a curto prazo e à saúde a longo prazo.

Fonte: Gartner

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