Home > Gestão

8 bots do Slack para melhorar a colaboração na equipe

Você pode agendar reuniões, verificar o progresso de seus colegas, rastrear quem está fora do escritório e muito mais

Howard Wen, Computerworld/EUA

27/03/2019 às 13h44

Foto:

Projetado para ambientes empresariais, o Slack ajuda colegas de trabalho a colaborar em tempo real. Um de seus pontos fortes é permitir a instalação de aplicativos e bots de terceiros para adicionar recursos à plataforma de bate-papo.

Entre as centenas de bots disponíveis para instalar nos espaços de trabalho do Slack, selecionamos aqueles que são mais úteis para as equipes que buscam realizar trabalhos sérios juntos.

Na lista a seguir, agrupamos robôs semelhantes que podem ser igualmente úteis, dependendo das necessidades específicas de cada equipe.

1. Bot de gerenciamento de tarefas: Teamline. Alternativa: Ace

O Teamline transforma o espaço de trabalho do Slack em uma ferramenta simples de gerenciamento de projetos. Converte qualquer mensagem do Slack em uma tarefa que o usuário pode atribuir a ele mesmo ou a outras pessoas da sua equipe. É possível também definir datas de vencimento e lembretes de prazo, marcar tarefas com tags para organizá-las, adicionar listas de tarefas e subtarefas, criar um calendário de tarefas compartilhadas e muito mais.

O plano gratuito da Teamline oferece desenvolvimento de tarefas ilimitado, mas para ter recursos avançados, como listas de tarefas a fazer e sincronização com calendários, é preciso pagar por um plano a partir de US $ 49 por mês para cinco usuários.

O Ace oferece capacidades semelhantes  e também pode controlar as despesas. Além disso, permite criar e implantar enquetes e pesquisas simples, e resumir os resultados das respostas dos membros da sua equipe.

O Ace é gratuito, mas seu recurso de pesquisa é limitado a 100 respostas.  Os planos pagos começam em US $ 49 por mês.

2. Bot de Email: MailClark

O MailClark leva o e-mail e a integração do Slack a um outro nível, permitindo que o usuário e os membros de sua equipe não apenas recebam e-mails, mas também escrevam e enviem e-mails de dentro de uma janela de conversa do Slack. O MailClark também pode manipular mensagens do Twitter e do Facebook, permitindo que você centralize as comunicações externas. Você pode atribuir mensagens a membros específicos de sua equipe para responder, e o MailClark pode enviar lembretes se as mensagens não forem atendidas.

O MailClark oferece um plano básico gratuito, mas para aproveitar os recursos de equipe descritos aqui,  o usuário precisará se inscrever em um dos planos pagos, que custam a partir de US $ 5 por usuário ativo por mês.

3. Bot agendador de reuniões: Meekan. Alternativa: Meeting Bot

Uma das coisas mais difíceis de descobrir para um grupo de pessoas é encontrar um dia e uma hora em que todos estejam livres para uma reunião ou outro evento. O bot Meekan analisa os calendários online de todos os membros de sua equipe ou canal do Slack para compilar uma lista de horários em que todos estarão livres. Quando o usuário escolhe um horário, o bot registra a reunião e sincroniza os calendários de todos. Ele também pode reagendar reuniões, reservar salas de conferência, mostrar uma lista das próximas reuniões e muito mais.

O Meekan é gratuito e funciona com os calendários do Google e do Office 365. Os membros da sua equipe precisam conceder acesso a seus calendários.

O Meeting Bot é outra ferramenta gratuita que ajuda a encontrar tempos de reunião mútuos; ele suporta uma gama ligeiramente mais ampla de plataformas de agenda que a Meekan. Além do Google Calendar e do Office 365, o Meeting Bot integra-se ao Microsoft Exchange.

4. Bot assistente de fuso horário: Timezone Butler

Se você quiser apenas uma ferramenta simples que ajude a descobrir bons horários de reunião para os membros da equipe espalhados pelo mundo, em fusos horários diferentes, confira o Timezone Butler. O bot gratuito e de código aberto calcula e sugere os melhores momentos em que sua equipe está disponível durante as horas de trabalho locais.

5. Bot de check-in da equipe: Olaph. Alternativa: Scrumbot

O Olaph pode automatizar, salvar e rastrear as reuniões stand up da sua equipe.

Uma técnica que se originou com o desenvolvimento de software ágil e se espalhou para muitos tipos diferentes de equipes, um stand-up, ou "scrum", é basicamente um conjunto de perguntas simples feitas a cada membro da equipe: no que você trabalhou ontem? No que você está trabalhando hoje? Quais são os obstáculos para o seu progresso? Essas perguntas podem ser feitas no início do dia de trabalho, no meio ou mais de uma vez durante o dia. Essas informações são reunidas para acompanhar o status de trabalho de cada membro e fornecer uma visão geral do progresso de sua equipe.

Muitas equipes passaram a realizar reuniões de stand-up via Slack, em vez de pessoalmente. O bot grátis do Olaph ajuda a poupar tempo, pedindo aos membros do Slack que façam essas perguntas simultaneamente, postando as respostas em um canal no espaço de trabalho para atualizar todos sobre os status uns dos outros. Você pode personalizar o(s) dia(s), o horário e as perguntas feitas no stand-up, bem como o canal para postar as respostas.

O Scrumbot, que é gratuito e de código aberto, é uma ferramenta semelhante para compilar os relatórios de status da equipe. Você pode agendar o Scrumbot para enviar lembretes aos membros da equipe para registrar suas atualizações de status de trabalho. Qualquer uma das ferramentas libera o usuário de ter que enviar uma mensagem aos membros individualmente com suas perguntas e reunir as respostas por conta própria.

6. Bot de segurança: DBot. Alternativas: ChronicleLighthouse ou Watchtower

O DBot, da Demisto, atua como um watchdog (watchbot?) que verifica arquivos e links compartilhados no espaço de trabalho. Se encontrar um arquivo que considere conter um código malicioso ou um link que possa levar a um malware, o DBot alerta o usuário e os membros de sua equipe antes de clicar no item. Enquanto o bot funciona em segundo plano, o usuário também pode usá-lo para verificar ativamente arquivos e links que pretende garantir não são duvidosos: basta carregar os arquivos suspeitos ou postar o link na área de trabalho e aguardar DBOT fornecer o relatório. O DBot é gratuito.

Três outros bots que executam varreduras de segurança semelhantes de conteúdo compartilhado no  espaço de trabalho do Slack são o Chronicle, o Lighthouse e o Watchtower. (O Watchtower  também pode ficar de olho nas informações pessoais confidenciais - como cartão de crédito, carteira de motorista ou números da Previdência Social - exibidos no espaço de trabalho do Slack.) Todos estão disponíveis gratuitamente e com recursos de segurança adicionais nas versões pagas. Para o Chronicle esses planos começam em US $ 20 por mês para até 50 membros. Para o Lighthouse, US $ 1 por mês para cada usuário. Os preços do Watchtower são  definidos caso a caso, de acordo com os recursos adicionais necessários.

7. Survey bot: Polly. Alternativas: Lyte ou Survey Monkey

Com o Polly o usuário pode criar pesquisas para coletar feedback de membros de sua equipe, como avaliar sua satisfação em um projeto ou votar em uma iniciativa de equipe. As pesquisas são implantadas na janela de conversas da equipe no Slack em um horário definido ou programadas de forma recorrente.

No formato de pesquisa  simples, os membros da equipe respondem a uma pergunta escolhendo entre uma seleção de emoticons, cada um representando uma resposta. Os formatos de pesquisa avançada permitem que os membros adicionem comentários ou respondam anonimamente. Com o plano gratuito do Polly, apenas 10 membros da equipe podem responder a uma pesquisa. Planos pagos começam em US $ 50 por mês (cobrados anualmente) para aumentar esse limite.

Se o usuário preferir um bot que questione os membros de sua equipe sobre a satisfação no trabalho, dê uma olhada no Lyte. O bot gratuito foi projetado especificamente para perguntar sobre o humor deles e avaliar como eles se sentem em relação ao progresso das tarefas, embora o usuário também possa criar perguntas personalizadas.

Se o usuário desejar implantar tipos mais gerais de pesquisas para sua equipe, o serviço de pesquisa do site SurveyMonkey tem um bot que pode ser adicionado ao seu espaço de trabalho do Slack. O bot permite que o usuário envie rapidamente enquetes de uma pergunta para seus colegas de equipe e pode ser usado gratuitamente sob uma conta gratuita da SurveyMonkey.

8. Bot rastreador de folgas: TimeBot. Alternativa: PTO Ninja

Através da TimeBot, os funcionários podem agendar quando eles estarão fora do escritório - por exemplo, em licença médica, em férias, em uma viagem de negócios ou trabalhando em casa. Um funcionário insere as datas em que estará ausente e o motivo, e o robô gratuito apresenta a solicitação de tempo para o gerente do funcionário para aprovação.

Quando consultado, o TimeBot lista quem está de folga ou licença, as datas de início e término de sua ausência e as razões pelas quais estão fora.

Um segundo bot do Slack a ser considerado para administrar o tempo livre dos funcionários é o PTO Ninja. Ele oferece recursos semelhantes aos do TimeBot, além de permitir que as tarefas de um funcionário ausente sejam endereçadas para outro. O bot envia um alerta quando um funcionário não tiver tirado férias suficientes ou tiver recebido folgas em excesso; e integra-se a sistemas corporativos de RH, como ADP, Ultimate Software e Workday. Os planos da PTO Ninja custam a partir de US $ 2,50 por usuário por mês.

Com sua integração de software de RH, o PTO Ninja pode ser uma opção melhor para gerentes de RH, enquanto o TimeBot pode funcionar bem para gerentes de projeto ou de equipe.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail