Home > Carreira

7 sinais de que está na hora de você contratar um coach de carreira

Caso você esteja buscando um novo emprego ou está angustiado com aquele que tem, uma ajuda externa pode ser a luz que você precisa

Sharon Florentine, CIO.com

21/06/2019 às 15h34

Foto: Shutterstock

Se você se sente desmotivado em seu trabalho, lutando para encontrar um novo emprego, ou sentindo que suas paixões e talentos de carreira estão subutilizados, talvez seja hora de pensar em investir em um coach de carreira.

Quer você tenha atingido uma encruzilhada ou uma parede de tijolos, um coach de carreira pode ajudá-lo a determinar o melhor caminho a seguir para maximizar suas paixões e seu potencial. Os coaches profissionais não apenas ajudam você a fazer as perguntas certas, mas também fornecem recursos e suporte que podem ajudá-lo(a) a descobrir seus próximos passos e responsabilizá-lo(a) por estabelecer e alcançar suas metas de carreira.

Embora alguns dos sinais pareçam óbvios, nem sempre é claro quando é hora de buscar ajuda externa para sua carreira. Aqui estão sete indicadores-chave que apontam que vale a pena investir em uma ajuda externa.

1. Você está angustiado com o seu emprego

Se você está entediado ou frustrado com o seu trabalho, mas não sabe que outra(s) carreira(s) você poderia seguir, buscar um coach de carreira é uma ideia valiosa. Rita Friedman, professora de carreira certificada na Filadélfia (EUA), diz que muitos de seus clientes começam com uma sensação vaga de se sentir sobrecarregados sem saber por quê, e então pensam: "Eu preciso de um conselheiro de confiança para orientar e me responsabilizar enquanto tento descobrir minha carreira."

2. Você está lutando com sua busca de emprego

Se você está procurando um emprego e tem dedicado um tempo a enviar currículos, mas sua busca de trabalho não está dando frutos, um coach pode ajudar. Para muitos, isso pode significar não receber ligações em resposta a um currículo ou ser solicitado a entrevistas de emprego. Para aqueles que não recebem a chamada para uma entrevista, o coach de carreira pode ser um investimento valioso.

"Às vezes, os clientes chegam com questões específicas: eles precisam saber como melhor conduzir uma busca de emprego. Às vezes é uma questão de branding, de storytelling. Novamente, essa é uma área em que um coach pode ajudar", diz Friedman.

LEIA TAMBÉM: O que é um coach de carreira e, afinal, você precisa de um?

3. Sua marca profissional precisa de trabalho

Para se promover em sua busca de emprego, você precisa considerar sua marca profissional, e isso começa com um currículo forte. Se você precisar de ajuda para elaborar um currículo, cartas de apresentação e outros materiais, ou se estiver buscando dicas sobre como se apresentar à sua luz em entrevistas de emprego, um coach de carreira pode ser uma boa escolha. Os coaches de carreira podem ajudar a criar currículos, cartas de apresentação, pitches de elevador e todas as outras facetas do desenvolvimento de sua marca profissional para obter sucesso em sua procura de emprego ou em sua progressão na carreira.

4. Sua carreira parou

Outro sinal claro de que um coach de carreira é para você: você não está subindo na carreira, apesar de seu trabalho árduo. "Eu também vejo clientes que estão tentando subir, que estão sendo preparados para a liderança e precisam de ajuda para navegar na política no escritório e na mudança organizacional", diz Friedman.

5. Você é desafiado a se destacar da multidão

Quando se trata de diferenciar-se de outros candidatos a emprego, é importante apresentar-se para mais do que apenas uma coleção de habilidades e credenciais. Em mercados de trabalho extremamente competitivos, aperfeiçoar seus pontos fortes e sua paixão únicos pode fazer toda a diferença, e um coach de carreira pode ajudá-lo a identificar e desenvolver esses pontos fortes, ajudando você a se destacar como o ajuste perfeito para o cargo seguinte.

6. Você luta com a auto-motivação

O avanço de sua carreira é um trabalho desafiador e, às vezes, mesmo os indivíduos mais motivados podem se sentir relaxados ou esgotados. Então, se você se encontrar na necessidade de alguém "neutro" para responsabilizá-lo por alcançar seus objetivos de carreira, um coach de carreira é uma boa aposta. Definir metas e marcos e mapear um caminho e etapas concretas para alcançar esses objetivos pode ser mais fácil quando um terceiro está responsabilizando você.

7. Você é ambicioso

Se você quer ser bem sucedido e está procurando acelerar sua jornada para alcançar seus objetivos de carreira, um coach pode ser um catalisador. Você não pode esperar que sua carreira de sonho falhe em seu colo; você deve priorizar o sucesso, e com um coach ao seu lado, alcançar seus objetivos profissionais pode ser muito mais provável.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail