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7 segredos para ter uma transformação digital bem-sucedida

Número significativo de organizações não está alcançando a verdadeira transformação digital por não entenderem o que ela realmente significa

Esther Shein, CIO (EUA)

23/08/2019 às 16h07

Foto: Shutterstock

Um dos hábitos das pessoas altamente eficientes citados no best-seller de Stephen Covey, "The 7 Habits of Highly Effective People", é ter sempre o objetivo em mente. Trazendo para o atual contexto dos negócios, as organizações precisam descobrir o que a transformação digital significa e quais são seus objetivos antes de incorporarem novas tecnologias. Ao se concentrar em ser competitivo e inovador e colocar a maior parte dos seus esforços na tecnologia, as empresas podem não ter os resultados esperados.

A tecnologia, claro, é um fator-chave, mas um número significativo de organizações não está alcançando a verdadeira transformação digital por não entenderem o que ela realmente significa. Segundo os especialistas, ao colocarem a tecnologia em primeiro lugar, essas empresas perdem o propósito do que é a digitalização.

Confira os sete segredos das transformações digitais bem-sucedidas.

1. Transformação digital é transformação humana

Um dos principais desafios da transformação digital é manter os colaboradores das empresas atualizados em habilidades para que eles participem das mudanças. Ter uma equipe engajada e motivada faz a diferença nos resultados, já que as tecnologias por si só não garantem o sucesso do negócio.

Pensando nisso, as empresas bem-sucedidas estão adotando estratégias de capacitação dos funcionários, investindo em treinamentos para a aquisição de novas habilidades. Antes de tudo, os colaboradores precisam entender a transformação digital e como ela vai ajudar a empresa para que se sintam envolvidas no processo.

2. Adote uma abordagem centrada no cliente

Para construir os projetos certos, as empresas precisam ter como foco o cliente enquanto principal impulsionador da transformação digital. As organizações bem-sucedidas estão se concentrando na experiência do cliente, analisando a sua jornada para criar novas oportunidades.

3. Crie novas equipes

Para engajar os funcionários e oferecer a melhor experiência ao cliente, as empresas estão organizando novas equipes para agilizar as operações. Enquanto as automações substituem algumas funções, novas estão sendo criadas para monitorar o trabalho das máquinas.

Além disso, cada vez mais organizações estão adotando abordagens para desenvolver ambientes de trabalho colaborativos, onde os funcionários são incentivados a compartilhar ideias inovadoras e contribuir com projetos ativamente. Essa metodologia impulsiona a participação dos colaboradores e o seu interesse na promoção dos negócios.

4. Promova a colaboração

No mesmo sentido, muitas organizações estão apostando na formação de equipes de estratégias para promover a colaboração entre os funcionários. Dessa forma, todos os times compartilham práticas e estão cientes dos objetivos da empresa. Com os profissionais do departamento de TI acompanhando as necessidades dos trabalhadores, as melhores soluções tecnológicas podem emergir, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Não se trata de adquirir as tecnologias mais recentes, mas sim as que serão mais úteis para que os colaboradores trabalhem de forma mais otimizada.

5. Tenha aliados

É comum que os projetos de transformação digital gerem resistência, principalmente em empresas acostumadas a operar de determinada forma há muito tempo. Segundo os especialistas, é importante buscar conseguir o apoio das equipes, e para isso todo o processo precisa ser esclarecido: como será feito, por que será feito, quanto tempo levará, quais os recursos necessários, como a empresa será beneficiada, como os colaboradores serão beneficiados, como o cliente será beneficiado. De forma transparente, as chances de conseguir aliados serão muito maiores.

6. Invista em comunicação

À medida que as empresas crescem, os grupos podem começar a se separar, criando falhas de comunicação. Pensando nisso, especialistas sugerem que as organizações adotem uma "mentalidade de startup" para quebrar essas barreiras e encorajar a troca de informação entre as equipes.

7. Aposte em novas lideranças

Apesar do CIO geralmente ser responsável pela estratégia que será adotada, algumas empresas inovadoras optaram por inverter a abordagem tradicional chamando colaboradores de diferentes níveis para transformar a organização. Dessa forma, o processo de digitalização se torna co-criação entre várias pessoas e repercute em toda a companhia, afinal, cada um deixa de ser um número e se torna agente de transformação.

 

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