Home > Carreira

7 passos para exercer a tal liderança de pensamento

Aprenda como ajudar sua carreira, sua organização e a comunidade técnica compartilhando seu conhecimento especializado com outras pessoas

John Edwards, CIO/EUA

25/07/2018 às 14h31

lideranca_444369397.jpg
Foto:

Você é o tipo de pessoa que gosta de resolver problemas. Colegas de trabalho o procuram em busca de conselhos, ideias e soluções. Você também gosta de ser um mentor, alguém que não se importa em investir tempo para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos.

Parabéns. Quer você perceba ou não, você é o que oa americanos convencionara, chamar de "thought leader", uma autoridade cuja especialidade é frequentemente procurada e, às vezes, recompensada. Agora que você está ciente de seu status, talvez seja hora de colocar seus talentos para trabalhar de uma forma que promova sua organização - e a si mesmo.

Posicionar-se como um thought leader abre a porta para múltiplos benefícios, diz Patrick Turner, CTO da Small Footprint, uma empresa de desenvolvimento de software personalizado. "Embora possa certamente ajudá-lo a encontrar o próximo passo na carreira, também pode ajudá-lo a construir uma grande equipe durante processos de recrutamento", explica Turner, que se posicionou como o principal influenciador e líder de ideias de sua empresa. "As pessoas hoje buscam empresas onde possam aprender e crescer profissionalmente, e identificar lideranças de pensamento em uma empresa pode ser uma grande atração para pessoas boas."

Um thought leader também pode ajudar uma organização a se diferenciar da concorrência, alterar as expectativas do cliente, alterar os incentivos de compra e envolver os indivíduos em um nível mais alto. "[Você pode] definir a agenda, iniciar conversas, liderar um movimento e moldar o futuro do seu campo", observa Pete Weissman, fundador da Thought Leader Communications, uma empresa que ajuda executivos e organizações a serem reconhecidos como líderes na sua indústria.

Tornar-se um thought leader requer "uma visão única para o futuro do seu campo, ações que tornam sua visão possível e um plano de distribuição para compartilhar sua mensagem com públicos cada vez maiores", diz Weissman.

Veja como começar.

1. Aprimore uma área de especialização
É provável que você tenha experiência em muitas áreas de TI, por exemplo. No entanto, para se tornar um thought leader bem-sucedido, é importante entrar em um tópico específico, de preferência uma nova tecnologia que esteja imersa em FUD (medo, incerteza, dúvida) nesse momento.

Encontre um nicho onde você tenha experiência credível, talento e paixão, sugere Weissman. "O que em sua trajetória profissional ou experiência de vida lhe dá um ponto de vista único?"

"É melhor se concentrar em um campo mais restrito de insight confiável que você genuinamente tem, em vez de tentar escrever e falar sobre todos os tópicos quentes", diz Tom Resau, vice-presidente sênior e líder da Segurança Cibernética e Prática de Privacidade na W2 Communications.

 "Por exemplo, no meu campo de segurança cibernética, é tentador entrar com um tweet a cada violação de dados que ganha as  manchetes." No entanto, o risco cibernético é uma disciplina vasta e variada, com problemas específicos que afetam os profissionais de segurança, as partes interessadas da diretoria executiva, os usuários finais e muitos outros. "Se a carreira de alguém de TI o coloca dentro de um desses domínios, esse é um ótimo lugar para começar a reunir algumas ideias e opiniões para oferecer", observa ele.

Também é importante fornecer insights que não sejam abertamente auto-promocionais. "Um thought leader deve ter credibilidade ou ele ou ela não poderá ser um thought leader", declara Judith Hurwitz, presidente e CEO da Hurwitz & Associates, empresa de consultoria em estratégia de tecnologia, pesquisa e análise de mercado.

2. Desenvolva uma perspectiva única
Os melhoresthought leaders têm uma profunda experiência em uma determinada área ou indústria, e também a capacidade de comunicar seus conhecimentos aos outros, explica Jason Cohen, fundador e CTO da WP Engine. Cohen fala e escreve com frequência sobre o crescimento da empresa e outras questões. Insights exclusivos são necessários. "Verdadeiros thought leaders dizem algo que os outros não estão dizendo, Caso contrário, não será um líder, será um papagaio", diz Cohen. "Não precisa ser 'disruptivo' ou 'contracultural', mas tem que ser novo", acrescenta.

Apresente o que está quebrado em seu campo e seu plano para consertá-lo, sugere Weissman. "Apele aos valores universais", ele aconselha. "Tenha um grupo de amigos e colegas para feedback; continue refinando seu argumento até que seja único o suficiente para atrair a atenção, perturbador o suficiente para mexer com o status quo e poderoso o suficiente para que os outros queiram ouvir."

3. Considere sua plataforma de conteúdo
A melhor maneira de começar como um thought leader é produzir mídia que você controla, como vídeos do YouTube e notas e comentários de mídias sociais, afirma Cohen. Se seus pensamentos forem perspicazes e úteis, os espectadores e leitores os compartilharão em suas próprias plataformas de mídia. "Por ter um corpus de conteúdo próprio que outros validaram com sua própria mídia, você tem a prova social para se candidatar a oportunidades de palestras em eventos do setor e se relacionar amplamente com o setor", diz ele.

Turner concorda. "O mercado olha para os líderes que estão expressando uma opinião e escrevendo sobre como eles vêem o mundo da tecnologia", observa ele. "Isso provavelmente se transformará em palestras e outras formas de obter reconhecimento."

Embora poucos líderes conceituados tenham a capacidade de criar vídeos do YouTube de alta qualidade, a Web está repleta de ferramentas de mídia social poderosas, fáceis de usar, que podem ser facilmente aproveitadas para fornecer conteúdo informativo e perspicaz e conectar-se a outros thought leaders. Algo tão básico e simples como organizar um Meetup local que servirá de trampolim para se tornar um líder de pensamento amplamente reconhecido.

"Locais obrigatórios ​​para apresentar suas ideias/conteúdo são um blog, um site para sua marca pessoal, Twitter e LinkedIn", afirma John Baker, CTO da DeployBot, um fornecedor de ferramentas de desenvolvimento de código que gosta de manter seus colegas atualizados em relação às novidades tecnológicas e às práticas de TI. O Twitter, ele observa, é um lugar ideal para iniciantes para estender uma marca pessoal, construir alcance, conectar-se com seguidores e desenvolver uma base de seguidores. "Tweet um mínimo de duas vezes por dia - compartilhe ideias, faça perguntas, promova o envolvimento", ele sugere.

Seja qual for a plataforma, Baker recomenda a criação de um plano de conteúdo baseado na consistência. "Consistência gera seguidores", explica ele. "Se você criar dois ou dez conteúdos por mês, você deve ser consistente, usar imagens de qualidade e incluir anedotas para que seu público possa formar uma conexão com sua história/experiência", aconselha. "Isso gera engajamento e fidelidade à marca."

4. Desenvolva conteúdo relevante e atraente
Comece determinando o tipo de público que você deseja alcançar. Eles são principalmente profissionais de tecnologia, executivos de negócios, gerentes governamentais, acadêmicos ou outra coisa? "Isso afeta a forma como você define os problemas e os canais ideais para a sua mensagem", diz Resau.

Os melhores thought leaders estão constantemente desafiando seu público com ideias e perguntas convincentes. O conteúdo não precisa ser longo, mas deve oferecer ideias novas, observou Hurwitz.

Seja o mais honesto e específico possível. A maioria dos especialistas tem apenas uma quantidade limitada de largura de banda disponível para atividades extracurriculares de networking e liderança de pensamento, portanto, ter um esboço bem definido do que é mais importante pode ajudar a otimizar o conteúdo e a entrega. "Comece com alguns posts informais no LinkedIn para socializar alguns tópicos entre sua rede e colegas", propõe Resau. "Essa pode ser uma ótima maneira de avaliar o que o público está procurando."

liderança

5. Conecte-se e inicie a conversa
Busque fazer networking com energia e entusiasmo. "Se o seu objetivo é se tornar um líder em negócios, tenha como alvo as conferências e publicações de negócios de alto nível, que são atendidas e lidas por outros profissionais líderes", diz Cohen.

É importante se conectar com influenciadores e outros atores importantes na indústria de tecnologia, aconselha Baker. "Não pergunte nada a eles, apenas se concentre em provocar conversas ... para começar a construção de relacionamentos."

Tente subir na escada. "Apresente-se nas conferências municipais ou estaduais de uma associação", recomenda Weissman. "Seja bem-sucedido lá e peça que recomendem você em conferências regionais ou nacionais."

6. Mantenha-se atualizado - mas seletivo
A tecnologia digital está evoluindo rapidamente. Para evitar parecer desatualizado e ridículo, é essencial acompanhar os últimos desenvolvimentos em sua área de especialização.

Um líder de pensamento bem-sucedido precisa ficar por dentro do que está acontecendo em seu setor para garantir que o tempo, o dinheiro e os recursos sejam investidos para o máximo impacto. "Tenha uma visão grande que não mude, mas forneça novos exemplos e ações quantas vezes você puder", aconselha Weismann.

Tente adicionar algo novo em cada discurso ou publicação. Elon Musk, por exemplo, oferece uma visão única para carros elétricos. "Essa grande visão não muda, mas ele constantemente faz novos anúncios que reforçam a grande ideia", explica Weissman.

Não há quantidade específica de conteúdo que um thought leader deva produzir. "Você não deve parecer adormecido, mas também não deve se parecer com um candidato a um cargo eletivo, com uma pegada quente em todos os assuntos", observa Resau.

7. Cultive os seguintes
Líderes de pensamento bem-sucedidos têm um grupo de seguidores dedicados, uma base de fãs que os seguirá pelas plataformas de mídia social, bem como por meio de artigos, blogs, livros, vídeos e eventos ao vivo. Construir uma sequência requer uma quantidade significativa de tempo e esforço, especialmente durante os estágios iniciais, quando você está tentando fazer com que sua voz se destaque como algo que vale a pena prestar atenção. "Procure maneiras de fazer notícias", sugere Weissman. "Você pode revelar um novo investimento ou abordagem em uma das suas palestras?"

Para garantir que sua voz seja ouvida pelas pessoas certas no momento certo e nos lugares certos, é essencial ter uma estratégia focada. "Existem poucos thought leaders acidentais, a maioria deles chegou onde estão constantemente exercendo suas forças, construindo os relacionamentos certos e continuando a desenvolver e evoluir seu ofício", diz Cohen.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail