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7 passos para evitar a autossabotagem

Mudança de hábitos, pensamentos e crenças são ações-chave para alcançar os objetivos desejados

Redação

14/05/2019 às 10h09

Foto: Shutterstock

Quantas vezes você sabia que tinha de fazer algo importante, mas acabou procrastinando e não fazendo? Esse é um sinal clássico de autossabotagem e que, inicialmente, pode parecer apenas preguiça, mas é mais do que isso.

Se você cresceu em um ambiente em que a sua autoconfiança tenha sido estimulada, é possível que tenha criado ótimas referências sobre si mesmo, minimizando as chances de se auto sabotar. Entretanto, se você teve experiências em que alimentaram ideias depreciativas e incapacitantes, é possível que você tenha de lutar para substituir essas ideias e criar novas, que irão te conduzir para aquilo que você realmente deseja.

Como nem sempre as pessoas estão conscientes das suas ações de autossabotagem, pois os efeitos do seu comportamento podem não aparecerem imediatamente, a mudança de alguns hábitos, pensamentos e crenças é crucial para levá-las aos objetivos que desejam alcançar. Pensando nisso, a líder de inspiração no SBGroup, Lara Dias, separou sete dicas que como evitar esse tipo questão. Confira:

1. Aposte no autoconhecimento

Essa é uma das habilidades mais importantes para ter uma vida mais saudável, equilibrada e de sucesso. Responda a perguntas como: O que eu desejo? Por que não alcanço meus objetivos? Quando estou perto do meu objetivo, quais os sentimentos que me impedem de avançar? O faz com que me sinta menor?

2. Aceite-se

A autoestima é principalmente aceitar-se pelo que é, e não fazer de tudo para que os outros gostem de nós. É aquela velha história: aceita que dói menos! Pergunte-se: O que me disseram? O que me fizeram? Qual é o impacto desses sentimentos? Por que me menosprezo?

3. Tenha foco

Manter seus objetivos e metas é fundamental para chegar lá e a sua determinação é a cereja do bolo! Comece traçando o que deseja: quais são meus objetivos pessoais e profissionais? Quais são meus sonhos? Como posso alcançá-los?

4. Hora de agir

Pegue sua lista de pensamentos negativos e a substitua por sentimentos positivos. Crie formas para se lembrar dos objetivos que pretende atingir e pontue as etapas que já superou.

5. Razões para mudar

Crie uma lista de razões (sentimentos) que embase sua mudança. Não seja econômico.

6. Use os 3ds

Direcionamento (onde essa mudança me levará); Disciplina (porque preciso dessa mudança); Determinação (quais os sentimentos que me motivaram nesse processo).

7. E nunca se esqueça: você pode ser quem você quiser

Assuma o controle da sua vida! "O que está acontecendo agora e o que aconteceu no passado não determinam quem você é. São suas decisões sobre onde colocar seu foco, significado que você atribui às coisas e o que você vai fazer a respeito disso que determinam o seu destino", afirma o estrategista e escritor Anthony Robbins.

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