Home > Carreira

7 medidas que ajudam a retomar o prazer pelo trabalho

E a minimizar o impacto negativo que os problemas cotidianos têm sobre o ânimo desses profissionais

Meridith Levinson, CIO/EUA

06/04/2018 às 6h57

prazertrabalho_658068004.jpg
Foto:

A sensação de que o sentimento de prazer pelo que se faz é algo
previsível na carreira de muitos profissionais de TI. A natureza da
demanda nesse tipo de trabalho, somado à falta de respeito e confiança
das demais áreas leva muitos executivos a lamentar sua atual situação.

Atualmente, cresce o número de profissionais de TI insatisfeitos. E
isso tem uma relação direta com um dos mais
tediosos trabalhos nessa função: cortar custos, mantendo as luzes acesas. Afinal de contas, precisa sobrar algum para financiar a inovação.

Confira alguns conselhos que os próprios CIOs dão
para fugir dessa rotina tediosa da TI e voltar a se sentir motivado
pelo trabalho.

1. Estimule o orgulho na equipe
Desenvolver o espírito de time
e de camaradagem entre os profissionais de TI minimiza a sensação de
burocracia que se abate sobre o dia a dia da área de tecnologia.

A fórmula tem sido utilizada pelo Senior Director of Global Services da Eze Castle, Mark Cobb. “O que ainda me excita é quando eu
paro e olho para o ambiente de trabalho e vejo os meus funcionários
fazendo piadas, indo almoçar juntos, marcando eventos no final de dia.
Essas coisas tornam o trabalho fantástico, mesmo que trabalhando
muito”, pontua.

2. Busque novos desafios no trabalho
Em uma comunidade no
LinkedIn, um CIO de uma grande empresa que não quis se identificar,
lembra que depois de 12 anos em TI, ele passa a maior parte do seu tempo
com relatórios, políticas e enxugando cada centavo na área de
tecnologia.

A saída para fugir desse cotidiano burocrático, acredita a
vice-presidente de TI do banco de investimentos Lazard, Jayasheree Raju,
é explorar novas possibilidades dentro da empresa, principalmente
quando a tecnologia não é bem utilizada pela corporação. “Isso ajuda a
aumentar o escopo do trabalho e a entender de áreas não ligadas à TI”,
diz Jayasheree.

Um diretor de TI de uma empresa pública norte-americana notou que
ele saiu do marasmo da sua função quando criou decidiu reinventar seu
departamento. “Enquanto existe alguém para manter o dia a dia da
operação e lidar com tarefas administrativas, o CIO precisa olhar para
o futuro”, informa o executivo, que acrescenta: “E essa é a parte
excitante de trabalhar com tecnologia. Afinal, quem sabe o que virá?”

3. Trabalhe em um projeto prazeroso

Outro antibiótico contra o monstro da burocracia é manter um projeto de estimação. Quem dá a
receita é o profissional de TI independente Rod Carr.

“Sempre procuro ter um ou dois
projetos de estimação em andamento. Isso me mantém na ativa”, relata
Rod. Entre os caminhos, ele cita que o CIO pode desde buscar um projeto
ligado a sistemas até preparar um gerente para uma promoção.

Carr comenta que as atribuições
de um CIO devem ser uma mistura balanceada de trabalho e prazer.

4. Promova seu trabalho
Algumas das causas de
fadiga no
trabalho de TI têm relação com a falta de reconhecimento. O CIO acaba
muito envolvido em questões burocráticas e no controle do orçamento, o
que faz com que a empresa não o enxergue como alguém essencial ao
negócio.

Para a diretora interina de TI daSpinSci Technologies, Josette Rigsby, a única forma de reverter isso
é reforçar a contribuição que o CIO pode dar à saúde financeira da
empresa. “Se você tem a impressão de estar
ajudando efetivamente a empresa a crescer sem aumentar os custos, deve
divulgar isso”, comenta. “Quando consertamos algo, esquecemos de fazer
autopromoção”, conclui.

5. Elogie, mesmo que a si mesmo
Quando ninguém na
empresa lhe dá a
atenção necessária: assuma esse papel. O cofundador e CEO da Netrolix, Wesley Jensen, comentou em um fórum do LinkedIn que
mantém em seu computador um arquivo, “dentro dele, mantenho um registro
de conquistas
nas empresas pelas quais passou e de modernizações de tecnologias e de processos”, diz Wes.

Um documento desse tipo pode ser
algo útil. Na hora de preparar um currículo novo, por exemplo, essas
informações sobre realizações podem ajudar a reforçar a lista de
competências.

6. Delegar é preciso
Os profissionais ouvidos pela CIO recomendam escolher alguém dentro da
equipe para
assumir as tarefas cotidianas que perturbam a existência de diretores e
de gerentes de TI. Sempre haverá quem faça esse trabalho
com os olhos brilhando. E, ao delegar, o
executivo pode concentrar seus esforços no que realmente interessa.

7. Volte às origens
Relembrar qual motivo levou o
CIO a seguir a carreira em TI pode ser uma forma de reavivar o amor
pela área e minimizar os inconvenientes do cotidiano.

Um participante do LinkedIn lembra que, quando estava se esquivando de balas durante sua época
no Exército, usava essa técnica motivacional para justificar a troca do sofá
pelas trincheiras. “Eu lembrava que acredito no que estou fazendo”, diz. “Passava
a ter a impressão de todo o risco e os esforços valerem a pena” e “ainda era
melhor que fazer nada, do que ficar parado”.

 

prazertrabalho

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail