Home > Gestão

Sete maneiras de tornar seu atual data center mais verde

As empresas não precisam de um data center novo para economizar energia. Andrew Kutz,do Burton Group, dá dicas para diminuir o consumo

Network World, EUA

14/01/2008 às 12h47

Foto:

1. Diminua o número físico de servidores recorrendo a opções de alta densidade, como servidores blade, e de virtualização.

2. Reduza o hardware de storage usando SANs ou outros dispositivos NAS que consolidam o espaço de armazenamento. A consolidação de unidades físicas afeta imensamente o volume de energia consumido pelo data center e proporciona custos de aquisição mais baixos.

3. Opte por hardware que faz uso eficiente de energia, como as CPUs multicore que reduzem a eletrônica redundante e externa e, portanto, economizam energia.

4. O controle dinâmico dos ventiladores internos de um servidor pode reduzir a energia necessária quando o ar no data center está mais frio.

5. A refrigeração líquida em racks de servidores pode limitar o volume de energia necessário para remover calor do data center.

6. Siga o layout de corredor quente/corredor frio para organizar o equipamento no data center. Esta técnica data de meados da década de 90, mas “é extremante eficaz”, recomenda Kutz.

Este layout permite que o ar frio flua através dos corredores para a entrada de ar frontal dos servidores e que o ar quente flua da parte de trás dos servidores para os dutos de retorno de ar condicionado, exigindo menos energia para refrigeração.

7. Procure software multithreaded para se beneficiar de máquinas com processadores multicore. “Hoje você pode comprar um novo servidor out-of-the-box que é multicore, mas o software não foi escrito para ele e você não usufruirá os benefícios”, alerta  Kutz. “Os designers de software precisam garantir que seu software é multithreaded para se beneficiar de máquinas com múltiplos processadores.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail