Home > Carreira

7 certificações de Business Analytics para melhorar sua carreira analítica

Se você deseja aprimorar suas capacidades de análise ou mudar de carreira, aqui estão as melhores opções de certificação na área

cristina.deluca

20/12/2018 às 10h15

Foto:

As certificações para Business Analysts ainda estão surgindo, mas já existem algumas organizações que oferecem exames para certificar as habilidades características desses profissionais.

Os Business Analysts ajudam as organizações a aproveitar ao máximo os dados coletados ao encontrar tendências, padrões e erros que, de outra forma, poderiam passar despercebidos. Profissionais bem-sucedidos na área têm as habilidades para trabalhar com dados, a perspicácia para entender o lado comercial da organização e a capacidade de comunicar essas informações a pessoas de fora da TI.

Se você deseja aprimorar suas capacidades de análise ou mudar de carreira, aqui estão sete certificações reconhecidas mundialmente que ajudarão a comprovar seu valor nessa área.

1 - IIBA Entry Certificate in Business Analysis (ECBA)
O ECBA é o primeiro nível de certificação do Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA), projetado para Business analysts (analistas de negócio) menos experientes e iniciantes. O profissional precisará completar pelo menos 21 horas de créditos de treinamento, nos últimos quatro anos, antes de se qualificar para o exame. Não há necessidade de renovação da certificação ECBA, mas é aconselhável passar para o segundo ou terceiro nível de certificação.

Taxa de inscrição: US $ 60
Taxa de exame: US $ 110 para membros, US $ 235 para não-membros
Taxa de retorno: US $ 89 para membros, US $ 195 para não-membros
Taxa de renovação: não aplicável

2 - IIBA Certification of Competency in Business Analysis (CCBA)
O segundo nível da certificação IIBA, a certificação CCBA, requer um mínimo de 3.750 horas de trabalho com Business Analytics alinhado com o guia IIBA’s Business Analysis Book of Knowledge (BABOK), 900 horas em duas das seis áreas de conhecimento BABOK ou 500 horas em quatro das seis áreas de conhecimento do BABOK. A certificação também exige um mínimo de 21 horas de treinamento em desenvolvimento profissional nos últimos quatro anos e duas referências profissionais.

O exame CCBA consiste em 130 questões de múltipla escolha baseadas em cenários e que exigem algumas análises. Abrange fundamentos, competências subjacentes, conceitos-chave, técnicas e todas as seis áreas de conhecimento cobertas no BABOK.

Taxa de inscrição: US $ 125
Taxa de exame: US $ 325 para sócios, US $ 450 para não sócios
Taxa de Retomada: $ 250 para membros, $ 375 para não membros
Taxa de renovação: $ 85 para membros, $ 120 para não membros

3 - IIBA Certified Business Analysis Professional (CBAP)
O CBAP é o terceiro nível de certificação do IIBA e é projetado para “indivíduos com ampla experiência em Business Analytics”. Para se qualificar para esta certificação, o profissional precisará de um mínimo de 7.500 horas de experiência de trabalho como analista de negócios nos últimos 10 anos, 900 horas de experiência de trabalho em quatro das seis áreas de conhecimento do BABOK, pelo menos 35 horas de desenvolvimento profissional nos últimos quatro anos e referências profissionais.

O exame CBAP tem duração de 3,5 horas e inclui 120 perguntas de múltipla escolha baseadas em estudos de caso. Depois de passar, o profissional  precisará informar pelo menos 60 horas de unidades de desenvolvimento contínuo a cada três anos.

Taxa de inscrição: US $ 125
Taxa de exame: US $ 325 para sócios, US $ 450 para não sócios
Taxa de Retomada: $ 250 para membros, $ 375 para não membros
Taxa de renovação: $ 85 para membros, $ 120 para não membros

4 - IIBA Agile Analysis Certification (IIBA-AAC)
O Agile aparece em primeiro lugar nas três principais áreas em que os profissionais de Business Analytics realizam mais trabalhos, de acordo com o estudo 2017 IIA Annual Business Analysis Salary Survey. O exame AAC foi projetado para abordar esse conjunto de habilidades da BA e para certificar profissionais da BA que trabalham em ambientes ágeis, que exigem rápida adaptação e rápida mudança. O exame foi desenvolvido usando o Agile Extension para o guia BABOK e foi lançado em maio de 2018. É uma certificação independente e é separada das outras certificações de  do IIBA, que são empilhadas umas sobre as outras.

O exame é oferecido através de supervisão remota online - consiste em 85 perguntas de múltipla escolha baseadas em cenários e deve ser concluído em 2 horas. Quatro temas principais são abordados no exame, incluindo a mentalidade ágil (30%), horizonte de estratégia (10%), horizonte de iniciativa (25%) e horizonte de entrega (35%). A certificação tem duração de três anos, ao fim dos quais precisará ser renovada. Não há nenhum requisito de elegibilidade para fazer o exame, mas o IIBA recomenda pelo menos dois a cinco anos de experiência relacionada à metodologia Agile.

Taxa de inscrição: US $ 125
Taxa de exame: US $ 325 para sócios, US $ 450 para não sócios
Taxa de Retomada: $ 250 para membros, $ 375 para não membros
Taxa de renovação: $ 85 para membros, $ 120 para não membros

5 - IQBBA Certified Foundation Level Business Analyst (CFLBA)
O IQBBA oferece o CFLBA como uma certificação de nível básico, que qualifica  o profissional para ganhar níveis mais altos de certificação. É uma certificação reconhecida mundialmente com centros de exames e treinamento credenciados em todo o mundo. Ele é projetado para “pessoas envolvidas na análise de processos de negócios dentro de uma organização, modelagem de negócios e melhoria de processos.” O nível básico abrange análise corporativa, planejamento de processos de Business Analytics, levantamento de requisitos, análise de requisitos, validação de soluções, ferramentas e técnicas, inovação e design.

Depois de concluir o exame de nível de entrada, o profissional pode continuar nas certificações Certified Advanced Level Business Analyst (CALBA) e Certified Expert Level Business Analyst (CELBA). Atualmente, os centros de treinamento e exame credenciados nos Estados Unidos são limitados, com centros em Chicago, Maryland, Oklahoma, Flórida e Texas. No entanto, existem opções para realizar cursos de treinamento e exames online.

Taxa do exame: US $ 250

6 - IREB Certified Professional for Requirements Engineering (CPRE)
A certificação CPRE é projetada para aqueles que trabalham em engenharia de requisitos (RE) e é oferecida em três níveis. O nível de fundação é o primeiro, onde o profissional será certificado nos fundamentos do RE. O nível Avançado é o próximo, onde você pode escolher entre três caminhos, incluindo Elicitation e Consolidation, Requirements Modeling e Requirements Management - mas o profissional precisará aguardar 12 meses após concluir o primeiro exame para fazer o exame de nível Avançado. O nível de Especialista certifica o profissional no “nível mais alto de conhecimento especializado”, que inclui tanto sua experiência prática quanto seu conhecimento e habilidades adquiridos por meio de certificações anteriores.

Sua certificação não expirará e o profissional não precisará renová-la. O IREB afirma que o CPRE é “baseado nos métodos e abordagens fundamentais da Engenharia de Requisitos, e estes só se alteram lentamente”, então, neste momento, eles não vêem necessidade de renovação.

Taxa do exame: Varia pelo centro de testes
Taxa de renovação: não aplicável

7 - PMI-Professional in Business Analysis (PBA) Certification
A certificação PMI-PBA é projetada para profissionais de BA que trabalham com projetos ou programas, ou gerentes de projetos e programas que trabalham com análises. É oferecido através do Project Management Institute, especializado em certificações de gerenciamento de projetos amplamente reconhecidas. A certificação se concentra em treinamento de Business Analytics através de projetos práticos e testes em princípios de análise de negócios, ferramentas e fundamentos.

Seo profissional já obteve um diploma de bacharel, precisará de pelo menos três anos de experiência, ou 4.500 horas, em análise de negócios consecutivamente nos últimos oito anos para obter essa certificação. Sem um diploma de bacharel, o profissional precisará de cinco anos ou 7.500 horas de experiência.

O profissional será solicitado a ganhar 60 unidades de desenvolvimento profissional dentro de três anos após concluir a certificação para manter seu status de renovação. Se deixar sua renovação expirar, suas credenciais serão suspensas por um ano até que atenda aos requisitos. Depois disso, ela será encerrada e o profissional precisará se inscrever novamente.

Exame atualizado lançado em junho de 2018 para melhor alinhamento com a terminologia usada no PMI Guide to Business Analysis.

Taxa de inscrição: US $ 405 para membros do PMI, US $ 555 para não-membros
Taxa do exame: Nenhuma
Taxa de retorno: US $ 275 para membros do PMI, US $ 375 para não-membros
Taxa de renovação: US $ 60 para membros do PMI, US $ 150 para não-membros

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail