Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
6 fatores de saúde e segurança que líderes devem considerar ao retornar ao local de trabalho
Home > Gestão

6 fatores de saúde e segurança que líderes devem considerar ao retornar ao local de trabalho

Líderes de serviço e suporte devem priorizar o bem-estar dos funcionários em preparação para as operações pós-Covid

Da Redação

25/06/2020 às 19h13

Foto: Adobe Stock

Em algumas regiões as empresas se preparam ou já começam, gradualmente, a retornar aos escritórios. Neste processo, os funcionários devem ter certeza de que seu bem-estar será priorizado quando as instalações forem reabertas e eles forem transferidos de volta para o escritório ou a capacidade atual de funcionários no local for aumentada. Para ajudar os líderes nessa demanda, o Gartner identificou seis fatores de saúde e segurança que os líderes de serviço e suporte devem considerar quando os funcionários retornarem ao escritório.

Uma pesquisa recente do Gartner descobriu que os arranjos de distanciamento social ou físico eram o principal padrão no local de trabalho à medida que os funcionários retornavam ao escritório, seguidos por equipamento de proteção individual (EPI) adequado e manual de instruções de trabalho seguro (ou equivalente).

"Os líderes de serviço e suporte que planejam mandar os funcionários de volta ao trabalho local têm vários fatores a considerar antes de fazê-lo", disse Deborah Alvord, Analista Diretora Sênior da Prática de Suporte e Atendimento ao Cliente do Gartner. “Eles variam da avaliação das condições atuais do escritório, da implementação de diretrizes de distanciamento social e de possíveis melhorias nas instalações. Um programa bem-sucedido de retorno ao trabalho aliviará os receios e preocupações da equipe e facilitará a transição de volta ao local de trabalho”, complementa.

O Gartner recomenda que os líderes de serviço e suporte considerem os seguintes fatores em seu retorno ao programa de trabalho.

Condições atuais do escritório

Revise cada área do escritório, como a sala de descanso, o espaço para reuniões, o espaço de trabalho dos representantes, o espaço de colaboração, os banheiros e a área de jantar para identificar onde as mudanças precisam ser feitas para ajustar o distanciamento social e os requisitos de higiene adequados.

CIO2503

E-book por:

Modificação de higiene dos funcionários

Distribua diretrizes de higiene aos funcionários e forneça treinamento sobre elas aos colaboradores que retornam ao escritório.

Modificação do distanciamento social

Compreender o impacto das novas diretrizes de distanciamento social no espaço do escritório é essencial para informar as estratégias de retorno ao trabalho dos funcionários. Avalie se as diretrizes de distanciamento social reduzirão a capacidade máxima do escritório e se considerarão a parte da equipe que talvez precise continuar trabalhando remotamente.

Requisitos e ajustes da instalação

Realize uma avaliação completa do ambiente de trabalho e faça os ajustes necessários. As organizações que não possuem suas instalações devem fazer parceria com o proprietário para avaliar o ambiente e desenvolver um plano.

Critérios de retorno ao trabalho

Crie uma lista de critérios usando as diretrizes estaduais, locais e federais de RH e saúde para identificar os funcionários que são elegíveis para retorno ao escritório e os que apresentam maior risco. Leve em consideração os funcionários que se voluntariam para retornar ao escritório, os funcionários que moram mais perto do escritório e que não precisariam usar transporte público e grupos de alto risco.

Alterações de comunicação e gerenciamento

Garanta que as comunicações relativas ao retorno ao escritório sejam enviadas semanas antes da implementação para permitir que os funcionários façam acomodações e se ajustem. Isso deve incluir as alterações feitas no escritório para priorizar a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de como ocorrerá a reintrodução de funcionários no escritório.

"Ao avaliar o sucesso de um programa de retorno ao trabalho, os líderes de serviço também devem obter feedback contínuo dos funcionários", disse John Quaglietta, Analista Diretor Sênior da Prática de Suporte e Atendimento ao Cliente do Gartner. "Isso ajuda a identificar lacunas nas políticas atuais, oferece uma oportunidade para as organizações abordarem as preocupações diretamente e deve ser usado para ajustar as fases de retorno ao trabalho", complementa.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15