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6 dicas para desenvolver suas habilidades sociais

Use-as a todo momento para construir relacionamentos valiosos, dentro e fora da empresa

Wilton Neto *

19/02/2019 às 19h57

Foto: Shutterstock

As habilidades sociais são as mais fáceis de reconhecer em qualquer pessoa, mas uma das mais difíceis de se conquistar. Sempre que vemos alguém com facilidade de interagir, de passar sua mensagem e promover outras ideias, pensamos que são pessoas que nasceram com um dom incrível. Nada disso!

Essas pessoas treinaram suas habilidades sociais a tal ponto que são capazes de conversar com diferentes pessoas em diferentes públicos. Eles entendem como funcionam as relações sociais e usam isso para se destacar.

As habilidades sociais nos permitem conhecer mais pessoas, conhecer novas ideias e trabalhar para que possamos crescer por meio disso. As relações humanas são parte essencial de nosso desenvolvimento. Elas formam grandes líderes, profissionais e personalidades marcantes. Por isso que essas habilidades são tão importantes.

Como desenvolver habilidades sociais
Como acredito que as habilidades sociais são obrigatórias em qualquer área de atuação, e importantes para a vida, separei seis dicas para desenvolver as suas e aplicá-las em todas as situações:

1 - A emoção é muito maior que a razão
É muito mais fácil você conseguir convencer alguém através dos sentimentos do que da lógica. Sempre aposte nos valores emocionais ao invés do raciocínio lógico. Um coach de emagrecimento, por exemplo, não foca em quantos quilos seus clientes perderão, mas em como eles ficarão mais felizes.

2 - Saiba com quem está falando
Quando você sabe quem é o seu interlocutor, é muito mais fácil acertar a comunicação. Um empresário jovem da tecnologia pensa muito diferente de um empresário varejista, por exemplo. Aposte no conhecimento do seu público.

3 – Aprenda a ouvir
Ouvir pode ser muito melhor do que falar. Isso porque é mais fácil ter uma boa comunicação ouvindo do que falando. As pessoas sentem-se bem e acolhidas quando estão sendo ouvidas. Isso te permite criar uma ligação pessoal com elas e ainda fazem conhecer melhor o seu público.

4 – Mostre que é possível ganhar algo
Se você está oferecendo um serviço para alguém, por exemplo, mostre o que ele ganha. Um coach de beleza não oferta coach de beleza, ele oferta melhorias na aparência de seus clientes. Ele oferece uma vida sentindo-se bem, sendo uma pessoa mais bem vestida, etc.

5 – Conte uma história
Quem não gosta de uma história? Que não tem história para contar? Pois, é! Todo mundo adora histórias e todos têm histórias. Conte-as sempre que possível. As histórias fazem com que você se interesse mais e entenda melhor a mensagem.

6 -  Esteja 100% presente
As distrações causam ruídos nas comunicações e podem atrapalhar suas habilidades sociais. Evite o uso de celulares, computadores e outros aparelhos que possam desviar sua atenção e causar ruídos na comunicação.

Use essas seis dicas a todo momento, seja em casa, nos estudos, com clientes, na rua.  Assim, as habilidades sociais se tornarão naturais para você.

 

(*) Wilton Neto é master coach trainer, palestrante e mentor da área de desenvolvimento humano

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