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5 sugestões para executivos que odeiam as redes sociais

A marca pessoal de um profissional passa por ter uma presença online. Mas manter essa identidade online não tem que ser um fardo

Da Redação, com IDG News Service

20/03/2018 às 6h40

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As redes sociais podem parecer um pré-requisito para a construção da sua
marca profissional – e de fato será necessário estar conectado se houver o desejo de  crescer na carreira. Mas, se as redes sociais não são a sua
praia, há formas de encontrar o equilíbrio entre estar off line e ter a
sua marca profissional online.

“Vale a pena gastar algum tempo para atualizar e manter,
regularmente, os seus perfis em plataformas de networking destinada a
profissionais, como o LinkedIn, para o desenvolvimento da carreira e
pelas oportunidades inerentes”, diz Charlie Gray, presidentes e
cofundador da Gray Scalable.

Mas construir uma marca profissional online não tem que tomar boa parte do seu dia, nem parecer ser o mais importante. Aqui estão cinco dicas que
podem ajudá-lo a obter o máximo das redes sociais, sem sacrifícios.

1 - Seja estratégico
Não é necessário ter uma conta em cada uma das plataformas sociais.
Identifique o seu público e foque em construir a sua presença aí. Por
exemplo, se a sua rede profissional está no LinkedIn ou no Twitter, não
é preciso preocupar-se em publicar no Instagram ou no Facebook.

“Os executivos devem perceber que sites se enquadram melhor no seu
domínio natural e focar neles.  Se estiverem no
negócio do recrutamento ou do marketing, o LinkedIn é a plataforma
adequada”, diz Gray.

Para ter uma ideia das plataformas adequadas para si, acompanhe
outros lideres da indústria para confirmar onde é que eles publicam e se
envolvem com os seus públicos-alvo.

2 - Encontre o foco
Leve algum tempo pensando no que pretende da sua presença online.
Quer ter mais audiência? Quer captar clientes e consumidores ou conectar-se
a outros líderes da indústria para criar oportunidades de networking?

“Com um sistema e um plano, é possível colocar as redes sociais ao seu
serviço e transformá-las  em uma ‘mina de ouro’. Pense em coisas como uma
conferência virtual na qual você tem a oportunidade de decidir quem pretende captar
e como, diz Christine Hueber, perita e ‘coach’ de carreira.

Uma vez definido o que você pretende ganhar profissionalmente nas redes
sociais será mais fácil concentrar os seus esforços e serão menores as
probabilidades de perder tempo e energia.

3 - Invista em qualidade não quantidade
As suas redes sociais – tanto online como offline – devem focar-se na
qualidade e não na quantidade. Se tem uma grande quantidade de
seguidores no Twitter, mas consegue mais envolvimento com pequenas
audiências no Facebook, talvez possa descartar o Twitter. O mais
importante não é a quantidade de seguidores que se tem, mas o
nível de envolvimento dessa audiência.

“Preocupe-se menos com a contagem dos seguidores e mais com a conexão com outros influenciadores. Deixe de olhar para as redes
como “meios sociais” e comece a trata-las como redes de networking. Se forem tratadas como outra faceta do processo de networking, a sua atitude vai
mudar rapidamente”, diz Robert Richardson, presidente da Richardson
Marketing.

Focar-se na qualidade é também manter a autenticidade, o que é
importante para uma marca pessoal. Manter uma presença caracterizada
pela consideração, profissionalismo e envolvimento torna a sua rede mais
forte do que a de alguém que “dispara diariamente conteúdos de marketing sem
significado”, sublinha Richardson.

4 - Concentre-se no que você domina
Se é melhor nas relações cara a cara, deve continuar a investir o seu
tempo nesse tipo de interações. É também uma forma fantástica de
assegurar que a sua rede online é construída sobre conexões de
qualidade. Tire partido das suas competências de networking em eventos e
reuniões e utilize as redes sociais para reforçar esses contatos após
os encontros.

“Há uma posição a sedimentar: o tempo que o profissional passa construindo e mantendo a sua rede no ‘mundo real’ terá mais valor a longo prazo do
que horas gastas a aperfeiçoar um perfil em uma rede social. Os perfis
sociais podem ser um apoio para a sua marca pessoal, em última instância,
não irá substituir a forma como as pessoas desenvolvem as suas vidas
profissionais no dia a dia”, afirma Amy Richanadter, chief people
officer na Adaptive Insights.

5 - Subcontrate a manutenção da sua presença nas redes sociais
Mas, se você não suporta a ideia de manter a sua própria presença nas
redes sociais, ou se simplesmente não tem tempo, considere contratar um
gestor de redes sociais. Há muitas pessoas que sabem precisamente como
lidar com os seus perfis online  em tempo integral, part-time ou
como freelancer.

“As redes sociais têm as suas próprias linguagens e há peritos que
são fluentes nela. Ainda que que pareça óbvio como utilizar uma rede
social, os peritos podem ser uma verdadeira ajuda, aliviar o trabalho
e poupar tempo”, diz Gray.

Também é possível optar por plataformas de gestão de redes sociais de
terceiros, como a HootSuite, onde consolidar os seus perfis num
único lugar. Há plataformas amigáveis que permitem gerir a presença nas
redes sociais, com ferramentas analíticas para verificar os
resultados dos seus esforços.

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E os líderes de TI, como devem agir nessa área?
Um bom ponto de partida é se focar nas estratégias que alguns líderes de TI utilizam todos os dias para
envolverem-se
com clientes, conectarem-se com líderes da indústria, administrar as
operações internas e melhorar as finanças de uma empresa.

 “Quando você entra [em uma mídia
social], você realmente precisa ter uma definição clara da razão pela qual você
está entrando”, diz Mike Capone, CEO da Qlik
. “Caso contrário se
torna apenas outro canal de coisas vindo em sua direção”.

Uma ótima razão para entrar
em uma mídia social é buscar informações sobre os mercados, negócios,
tecnologias e ideias que importem para você. Serviços como o LinkedIn, Twitter e Facebook
fornecem repositórios grandes, abertos e gratuitos de informações
compartilhadas entre pessoas buscando resolver os problemas umas das
outras. Nele estão outros executivos com quem você pode conversar a fim
de obter endereços, comentários
e conexões que facilitem seu trabalho – tudo em tempo real à medida que a
pesquisa é liberada e as tendências de mercado tomam forma.

Conclusões:

- Junte-se a grupos LinkedIn
e Facebook e siga os tópicos do Twitter que lhe interessem.

- Siga ou se conecte
com aqueles que refletem seus interesses.

- Acompanhe vozes
proeminentes nesses fóruns online e considere estabelecer relacionamentos com elas.

 “Utilizo o Twitter não apenas como
uma fonte de comunicação, mas como uma fonte de informações. É uma enciclopédia
ambulante”, diz Gina Tomlinson,
U.S. Government Innovation Advisory Board do Google. De acordo com Tomlinson, esse tipo de informação
é poder – e ela vem das pessoas.

 “Meu conselho seria o de seguir primeiro
e deixar crescer organicamente”, diz Mike Rodger, vice-presidente da Sabre
. “Registre-se, comece a acompanhar [assuntos] e a
seguir pessoas. Descubra outros indivíduos que pensam como você. A beleza
desses canais de mídia social é a de que você pode ver quem são aquelas pessoas
estão seguindo” e pode segui-las a fim de fazer sua rede crescer.

Seja
você mesmo

Quando você é um
profissional de TI desenvolvendo uma presença em uma mídia social, a
autenticidade e a personalidade são importantes. Promover e proteger sua marca
e a empresa são grandes preocupações, mas é melhor deixá-las a cargo de suas
equipes de marketing e de relações públicas. O mais importante, dizem nossos
especialistas, é compartilhar suas paixões tecnológicas, problemas e
especialidades. Longe de ser uma deficiência, este tipo de transparência pode ser
um recurso relevante.

“Isso não demonstra
fraqueza. Não demonstra vulnerabilidade. Demonstra apenas que você está
aberto e disposto a aprender, compartilhar e criar relacionamentos”, diz
Tomlinson. “Ao dar a você mesmo tal nível de transparência, você está,
na
verdade, fortalecendo sua organização”.

Mike Capon diz que sai de seu caminho para incentivar outros executivos a evitar
discursos de vendas em páginas de mídia social. “Não utilizo o LinkedIn para
tentar vender. Eu quero é que as redes sociais, e o LinkedIn  em especial, sejam espaços
seguros de troca”, diz ele. “Não quero nunca que as [conexões] sintam-se ameaçadas
como se eu estivesse tentando vender algo para elas”.

Esse tipo de
autenticidade sem pressão separa as estrelas dos aspirantes. Para resultados
reais, dê um retorno real. Tomlinson faz isso, muitas vezes, quando se trata
dos projetos que o departamento dela executa. Ela compartilha informações,
sucessos e, sim, os problemas que encontra em novas iniciativas.

 “O que estamos descobrindo é que muitas
das iniciativas que estamos tomando não são exclusivas, elas são iniciativas
que outros tentaram e falharam ou que tentaram e foram bem sucedidos”, diz
Tomlinson. Ela então utiliza esse tipo de retorno honesto para fazer seu
trabalho de uma forma melhor e para ajudar os outros a fazerem o mesmo.

Conclusões:

- Envolva-se no compartilhamento de informações, sem discursos de vendas ou
conversas ocasionais sem sentido.

- Não tenha medo de expor os desafios que você está
encarando ou de pedir ajuda.

As possibilidades são
as de que outros executivos por aí estejam encarando problemas semelhantes aos
seus.  Um envolvimento autêntico e
honesto com eles produz retornos exponenciais à medida que eles não apenas o
auxiliarão com seus problemas, mas também utilizarão sua especialidade nos
problemas deles.

Lidere
o caminho

É claro que a mídia
social não se estende apenas até as paredes da empresa. Muitos executivos estão
tendo dificuldades em lidar com a mídia social dentro da organização.

Enquanto algumas
empresas podem ficar tentadas a simplesmente bloquearem a utilização das mídias
sociais ou certos tipos de envolvimento por parte dos funcionários, para a
maioria, essa não é a solução.

Essa mentalidade é
compartilhada entre muitos líderes de TI. A mídia social está aqui, quer gostemos
ou não. Para melhor maximizar seu potencial, seria sábio para os executivos
experientes se envolvessem com ela de forma inteligente a fim de minimizar os
perigos.

De fato, executivos
com visão de futuro estão alavancando o poder das conexões sociais para
melhorar as comunicações internas e externas.

Conclusões:

- As pequenas coisas
importam: Comentários e envolvimento básico com os funcionários são de
grande ajuda.

- Compartilhar o
humaniza aos olhos de seus funcionários.

- Um envolvimento
inteligente minimiza os riscos; evitar não.

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