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5 soft skills que todo líder deveria ter

William Boulding, reitor da Fuqua School of Business da Duke University, e especialista em liderança revela lista à CIO Brasil

Déborah Oliveira

16/04/2019 às 8h14

Foto: Shutterstock

Soft skills são aquelas competências que moldam a personalidade e o comportamento de um talento. Elas incluem aptidões mentais, emocionais e sociais, geradas a partir de experiências, cultura, criação e educação. Essas características têm sido consideradas fundamentais para qualquer pessoa no século atual, mas especialmente aos líderes.

Especialista no tema, William Boulding, reitor da Fuqua School of Business da Duke University, nos Estados Unidos, que conta em sua lista de antigos alunos Melinda Gates e Tim Cook, revelou à CIO Brasil as cinco soft skills, ou leadership skills, mais buscada atualmente pelas empresas. Confira.

1. Polidez

Parece surpreendente, revela Boulding, mas a tecnologia tirou nos últimos anos a capacidade de as pessoas entenderem que uma atitude afeta a vida do outro. “Por isso, ser capaz de ser polido e bondoso é tão importante”, conta.

Nesse item também entra a empatia, assinala. “Nos últimos anos, perdemos a capacidade de nos colocarmos no sapato do outro. Interagimos com as pessoas superficialmente e com isso não se consegue enxergar as diferenças”, observa ele.

Ser líder hoje é ver que um grande time é composto por grandes indivíduos, indica. É por isso que Boulding acredita que as melhores empresas juntam as melhores pessoas em busca de um propósito comum.

2. Comunicação

Boulding observa que comunicação não é o ato de articular ideias. Claro que essa característica é importante, conta, mas não é tudo. “Os líderes hoje estão acostumados a não escutar. Reflita: você está escutando as pessoas verdadeiramente ou esperando para falar? A maioria apenas espera sua vez para falar e não presta atenção no outro.” Escute seu time, escute as pessoas, recomenda.

3. Pensamento crítico

Ter uma estrutura e uma fórmula é algo infinitamente mais fácil de seguir, certo? Afinal, o pensamento crítico é algo desafiador, porque é sobre como criar a estrutura em um mundo complicado e volátil. “É preciso, portanto, organizar as coisas para fazer análises e tornar o problema prático”, recomenda ele.

4. Julgamento

Pessoas precisam julgar com ética, indica o especialista. “No curso da sua vida, você deve usar o julgamento para tomar decisões e é preciso praticar isso, apesar de não ser fácil, já que não há uma fórmula pronta para tal.”

5. Valores e autopercepção

Líderes devem refletir mais sobre seus valores como pessoas e com eles se conectam com valores da empresa, promovendo uma intersecção dessas duas frentes. “Para isso, é necessário uma fundação, uma base. Se não tiver isso, não é possível entender os valores”, finaliza.

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