Home > Gestão

5 principais ferramentas de gerenciamento de requisitos

Identificar e gerenciar os requisitos de negócios está entre as etapas mais importantes para garantir o sucesso das entregas de um projeto

Moira Alexander *

14/03/2019 às 17h11

Foto: Shutterstock

A capacidade da sua equipe para navegar nos requisitos de negócios desempenha um papel fundamental no sucesso do projeto. Para fornecer às partes interessadas as entregas de alta qualidade esperada, você deve entender e gerenciar seus requisitos.

As ferramentas de gerenciamento de requisitos podem ajudar sua equipe a capturar, priorizar, rastrear e relatar com exatidão o que os principais interessados ​​exigem do seu projeto.

Aqui, vamos dar uma olhada nas principais ferramentas de gerenciamento de requisitos disponíveis hoje. Oferecendo colaboração, rastreamento de histórico, priorização, relatórios de status, resumos de relatórios, rastreabilidade de requisitos e atributos definidos pelo usuário, cada uma dessas ferramentas pode ser uma adição valiosa ao seu plano de gerenciamento de requisitos.

São todas baseadas em nuvem e acessíveis a partir de dispositivos Android e iOS.

Leia com atenção para descobrir a que melhor se adequa ao seu negócio.

1 - Helix RM

O Helix RM, da Perforce, ajuda as equipes a capturar, decompor e priorizar os requisitos, identificar o status de cada requisito dentro do processo de aprovação, realizar revisões de requisitos, manter-se atualizado com as alterações e colaborar com todas as partes interessadas.  A ferramenta também permite que as empresas reutilizem os requisitos de outros projetos para reduzir o tempo de validação, o retrabalho e garantir a consistência entre os projetos. Os requisitos podem ser vinculados a outros requisitos, casos de teste e resultados ou código-fonte. O Helix RM oferece uma matriz de rastreabilidade para ajudar as equipes a identificar melhor as causas raiz. A análise de impacto para executar cenários hipotéticos, rastreamento de bugs e gerenciamento de tarefas pode ser concluída ao lado do Jira. Toda a colaboração com as partes interessadas pode ser feita em tempo real para que todos estejam atualizados sobre as mudanças conforme elas acontecem.

Preço: A Perforce oferece uma avaliação gratuita de 30 dias através de seu formulário de inscrição online. Entre em contato para obter preços.

Integrações: O Helix RM integra-se ao Atlassian Jira, Atlassian Bamboo, Microsoft products, Slack, Adobe, ActiveState Komodo, Apache Maven, Amazon Lumberyard, Autodesk 3ds Max, Autodesk Maya, Crytek CRYENGINE, DBmaestro TeamWork, Eclipse, ElectricFlow, GitHub, Go2Group ConnectALL, IBM Rational DOORS, IBM Aspera, JetBrains, Puppet, Prometheus, Thoughtworks, Unity e muitas outras aplicações.

2 - Jira

O Jira, da Atlassian, é uma das ferramentas mais reconhecidas usadas pelas equipes para gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos (ALM) e gerenciamento de requisitos. O Jira ajuda as equipes a identificar e mapear os requisitos de negócios, colaborar com as partes interessadas, garantir que todas as tarefas se conectem diretamente a qualquer requisito de captura e fornecer às partes interessadas entregas de alta qualidade. O Jira facilita a visualização de como os requisitos de negócios e os problemas existentes estão vinculados, rastreia as tarefas do projeto relacionadas aos requisitos de negócios e determina como os requisitos diferem de especificações padrão. O Jira também permite que as partes interessadas criem e visualizem uma estrutura de hierarquia de requisitos.

Preço: o Jira possui opções de preço em nuvem ou autogerenciadas. A opção de nuvem oferece dois níveis de preço: US $ 10 por usuário por mês para até 10 membros da equipe e US $ 7 por usuário por mês para 11 a 100 usuários. Ambos os níveis vêm com um teste gratuito de 7 dias. A opção de autogerenciamento é hospedada no servidor e oferece dois níveis de preços: o primeiro nível exige um pagamento único que varia de US $ 10 para um máximo de 10 usuários, até US $ 38 mil para um máximo de 10 mil usuários; o segundo nível é para data centers e começa em US $ 12 mil por ano para 500 usuários e sobe para US $ 120 mil por ano para 50 mil  usuários. Os níveis de preços autogerenciados são fornecidos com um teste gratuito de 30 dias.

Integrações: O Jira possui uma extensa lista de integrações, incluindo gerenciamento de projetos, ferramentas administrativas, utilitários, blueprints, gráficos e diagramas, CRM, painéis, codificação, email, gerenciamento de documentos, suporte técnico, segurança, testes e muito mais. O site da Atlassian oferece uma lista completa das atuais integrações do Jira.

3 - Orcanos

A ferramenta de Application Lifecycle Management (ALM) e gerenciamento de requisitos (RM) da Orcanos é uma solução flexível e poderosa que fornece um único repositório para gerenciamento de requisitos em empresas de pequeno a grande porte. É compatível com dispositivos médicos e oferece rastreabilidade de ponta a ponta, análise de impacto, painéis em tempo real, alertas e notificações. A Orcanos oferece uma ferramenta de rastreabilidade de requisitos que facilita o rastreamento de cobertura e rastreabilidade de requisitos de sistema, hardware ou software, casos de teste, riscos e muito mais. As partes interessadas podem obter uma visão hierárquica de seus requisitos e colaborar através de e-mail, mensagens instantâneas, alertas ou notificações. A Orcanos também fornece um gerador de documentos Microsoft Word que suporta relatórios incorporados e modelos personalizados.

Preço: A Orcanos oferece três opções de preços: Basic ALM por US $ 69 por usuário por mês, para até 5 usuários; ALM avançado por US $ 89 por usuário/mês e ALM Premium por US $ 119 por usuário/mês. Cada pacote vem com um teste gratuito de 30 dias.

Integrações: Entre em contato com a Orcanos para obter uma lista de todas as integrações de aplicativos.

4 - ReQtest

A ferramenta de gerenciamento de requisitos ReQtest coloca o foco no gerenciamento de projetos de ponta a ponta com foco na experiência do usuário. O ReQtest oferece um módulo de gerenciamento de testes, rastreamento avançado de bugs  e um dashboard intuitivo para rastrear e gerenciar tarefas. A ferramenta simplifica o processo de identificação e gerenciamento da interface comercial, de marketing, funcional, não funcional, de usuário ou outros requisitos. Os requisitos de negócios são armazenados em uma estrutura semelhante a uma árvore, na qual as equipes podem ver, planejar e gerenciar tudo com mais eficiência.

Preço: Duas opções de preços estão disponíveis;  Small Team para até 10 usuários por US $ 10 por usuário/mês ou Professional para usuários ilimitados por US $ 45 por usuário/mês. Cada pacote vem com um teste gratuito de 10 dias.

Integrações : ReQtest integra-se ao Jira; integrações personalizáveis ​​também são oferecidas via API.

5 - Visure Requirements

O Visure Requirements oferece uma ferramenta que fornece suporte essencial para o processo de requisitos de negócios de ponta a ponta. A ferramenta visa padronizar e aplicar processos claramente definidos e formalizar uma estrutura de especificação de requisitos comum. Ele gerencia as alterações durante todo o ciclo de vida do aplicativo e captura, analisa, valida, rastreia e permite a reutilização de requisitos. As partes interessadas podem criar famílias de produtos que compartilham um conjunto de requisitos, requisitos de padrões ou recursos comuns, juntamente com testes ou casos de uso. Como uma ferramenta multiusuário com recursos de controle de versão, várias partes interessadas podem fazer alterações no mesmo requisito, simultaneamente, sem nenhum problema.

Preço: a Visure oferece uma versão de avaliação gratuita de sua ferramenta de gerenciamento de requisitos por meio de seu formulário online.

Integrações: integrações com ferramentas de terceiros incluem Doors, HP ALM, RiskCAT, Jira e Enterprise Architect.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail