Home > Carreira

5 passos que você precisa seguir para se tornar um bom líder

Para comandar equipes com sucesso, gerentes precisam administrar produtividade e manter talentos. Mas são poucos que têm planejamento para isso

Da Redação, com CIO.com

15/07/2019 às 7h59

Foto: Shutterstock

Assumir uma liderança é, muitas vezes, assustador. Isso porque um líder pode se sentir obrigado a controlar sua equipe, ao mesmo tempo, se aproximar dela, construindo uma relação confortável e de confiança.

Para comandar equipes com sucesso, gerentes e executivos precisam administrar a produtividade, contratar e manter talentos. Mas, apesar de todos estarem cientes disto, são poucos os que têm um planejamento a respeito ou mesmo alguma ideia de como fazê-lo.

Mas há alguns exercícios que podem ajudar aqueles que buscam ser assertivos e, claro, empáticos na liderança. Janaina Manfredini, coach na Effecta Coaching, lista alguns conselhos que podem dar luz a líderes.

1. Treine a habilidade de escutar. Faça um planejamento para os próximos meses e defina objetivos a alcançar.

2. Crie seu modelo de treinamento. Como você poderá despender tempo com cada um dos seus funcionários? Quanto tempo cada sessão poderá durar? Sugiro começar com uma sessão de 60 minutos ao mês. Muitos líderes têm preferido falar com todos os funcionários num mesmo dia ou em dois, no máximo.

3. Faça o convite pessoalmente para conquistar os funcionários. Compartilhe suas expectativas e seu desejo de que alcancem níveis superiores na empresa. Deixe claro que, durante as conversas, eles serão o assunto.

4. Não fale apenas uma vez com cada um. Dê um feedback, com suas impressões, suas conclusões.

5. Faça relatórios sobre as conversas, com os temas discutidos e possíveis acordos – você se comprometeu a entregar algo ou estipulou datas para algumas definições? Antes de cada nova sessão de conversa, leia o que escreveu, para não deixar erros e promessas vazias.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail