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5 passos para você se tornar um bom ouvinte (e um líder ainda melhor)

Escutar torna o ambiente mais seguro, reduz os mal-entendidos, melhora a experiência dos funcionários e otimiza a sua influência na organização

Tony Gerth, CIO

15/11/2019 às 11h00

Foto: Shutterstock

A escuta permite que os colaboradores fiquem mais engajados e gera melhores resultados para a empresa. Ser um bom ouvinte é um diferencial importante para o desenvolvimento da liderança. Além de aumentar a confiança da equipe, a escuta torna o ambiente mais seguro para os colaboradores, reduz os mal-entendidos, melhora a experiência dos funcionários e otimiza a sua influência na organização. Mas como construir a capacidade de escuta? Confira as cinco etapas e seja um líder ainda melhor.

1. Esteja presente

Este passo supera todos os outros. Você não pode escutar verdadeiramente a outra pessoa se estiver fazendo ou pensando em outra coisa. Desligue o telefone (e não o pegue novamente), desvie o olhar do laptop e foque em quem está falando com você. Eu encerrei conversas com pessoas que constantemente olhavam para o dispositivo toda vez que ele vibrava. Para uma analogia digital, a pessoa na sua frente é uma "notificação" - preste atenção nela! Pode parecer um pouco "antiquado", mas você precisa dar à pessoa toda a sua atenção.

2. Escute o significado

Ouça o que a pessoa está dizendo. Você pode parafrasear a pessoa para esclarecimento ou confirmação. Concentre-se simplesmente no que ela está dizendo, não no que você pensa sobre o que está sendo dito.

3. Escute a emoção

Ouça a emoção embutida nas palavras. Mesmo que a pessoa esteja calma e falando normalmente, há emoção por trás das palavras. Essa emoção pode ser uma preocupação com um problema, angústia com uma decisão, ansiedade com uma iniciativa de mudança ou outra emoção. Ouça para apreciar o ponto de vista da pessoa e reconhecer suas necessidades. Você pode pedir a confirmação da pessoa antes de determinar o sentimento, como "você parece chateado com essa mudança" ou "percebo sua ansiedade em como está se sentindo".

4. Não interrompa

Essa é difícil. Os talk shows e são o oposto! A interrupção envia mensagens negativas como "Sou mais importante que você", "Não me importo com o que você pensa" ou "Não tenho tempo para conversar". Essa não é a mensagem que você deseja enviar como líder. Reconheça que outras pessoas podem não ser o pensador ágil que você é ou que fala rapidamente. O ônus está em você se ajustar ao ritmo da outra pessoa.

5. Faça perguntas apenas para garantir a compreensão

Muitas vezes, as perguntas conduzem a conversa em uma direção totalmente diferente da que a pessoa queria seguir. Isso é especialmente verdadeiro em conversas casuais do tipo que constrói relacionamentos. Parece para a outra pessoa que você está dizendo "chega de você, deixe-me falar sobre mim".

Concentre sua atenção na pessoa. Faça perguntas para esclarecer se você entende o que a pessoa disse ou como está se sentindo. Não jogue 20 perguntas para chegar a uma solução. Ouvir é imprescindível para a liderança. A escuta eficaz é o alicerce de muitas atividades e trará benefícios significativos. Embora existam diferentes contextos e modos de ouvir, as cinco etapas descritas acima o tornarão um ouvinte e um líder melhor.

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