Home > Gestão

5 motivos para adotar soluções de BPM

Uma empresa só pode ser tão flexível, eficiente e ágil quanto seus processos de negócios interagem uns com os outros

Denis Gonçalves *

14/01/2019 às 7h45

Foto: Shutterstock

O Business Process Management (Gerenciamento de Processos do Negócio) consiste em um método muito usado nas organizações para otimizar processos e gerar valor para o negócio. Com isso, o objetivo principal do BPM é melhorar, de forma contínua, as atividades da empresa, a partir da integração de sistemas. Diferentemente de um modelo de negócios, o BPM trabalha para mapear, analisar, definir, executar, monitorar e fazer a gestão de processos.

A partir, então, do BPM, é possível facilitar a tomada de decisões, auxiliando no estabelecimento de metas e permitindo a implantação de melhorias durante a execução das operações do negócio. Por isso, há cinco motivos a considerar na adoção de soluções de BPM:

1 - Monitoramento
Com a adoção de uma solução de BPM, as empresas conseguem monitorar os processos e ter um maior controle de tudo o que acontece dentro dela. Através do monitoramento, gestores começam a identificar o que está sendo executado de forma correta e o que não, possibilitando a aplicação de melhorias.

2 - Aumento da eficiência de processos
Do monitoramento e da identificação de erros, soluções de BPM aumentam a eficiência de processos, já que é mais fácil saber o que precisa ser melhorado e passar por uma manutenção e consequente evolução. Com o aumento da eficiência, tem-se, também, aumento na produtividade.

3 - Redução de custos
Na medida em que os processos vão sendo monitorados e se tornando mais eficientes, há a redução de custos, graças à entrega de melhores resultados que fazem o investimento valer a pena. Além disso, com a identificação das falhas de operação, reduz-se o custo de novos gastos.

4 - Automação
Um dos mais importantes benefícios na adoção de soluções de Business Process Management é a automação, fator que tem se tornado indispensável da rotina de empresas. Quando alguns processos dispensam o trabalho humano, a automação se torna relevante, permitindo aos gestores acompanharem o monitoramento dos processos de qualquer lugar, através, até mesmo, de dispositivos móveis. Além disso, a automação minimiza o risco de falha humana e amplia a capacidade operacional da organização.

5 - Otimização
A otimização de processos a partir de soluções de BPM é possível graças ao monitoramento e controle das operações, já que eles permitem a identificação de gargalos e de atividades que não estão entregando os resultados que deveriam entregar. A otimização surge como um excelente benefício, ajudando na redução de gastos desnecessários.

Sabendo dos motivos para adotar soluções de Business Process Management, é importante considerar sua aplicação, pois ela pode entregar melhorias além do esperado e, ainda, permitir total controle das operações e suas respectivas otimizações.

 

(*) Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail