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5 fases estratégicas para fortalecer a resiliência dos modelos de negócios durante crise do coronavírus

CIOs devem se envolver ativamente na estruturação de novos modelos de negócios, segundo o Gartner

Da Redação

26/03/2020 às 8h19

Foto: Shutterstock

O modelo de negócio conhecido pelas empresas está sob ameaça com as mudanças forçadas pelo surto do coronavírus. É essencial que as empresas adotem uma abordagem estratégica e sistemática para fortalecer a resiliência dos modelos atuais para continuidade nos negócios durante a pandemia.

"As empresas tendem a ter estratégias e planos tradicionais de continuidade de negócios que se concentram na continuidade dos recursos e processos, mas omitem o modelo de negócios. No entanto, o próprio modelo de negócios pode ser uma ameaça à continuidade das operações em eventos externos, como o surto global de COVID-19", diz Daniel Sun, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

Os CIOs podem desempenhar um papel fundamental no processo para aumentar a resiliência do modelo de negócios atual e garantir operações contínuas, pois as tecnologias e os recursos digitais podem influenciar todos os aspectos dos modelos de negócios, segundo prevê a consultoria.

Embora os CIOs normalmente não liderem o processo de definição de modelos de negócios, eles devem se envolver de maneira proativa com os líderes seniores de negócios para analisar 10 questões-chave relacionadas aos modelos atuais. Isso é fundamental para os CIOs participarem ativamente da modificação dos modelos de negócios atuais.

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"Os CIOs devem participar ou coordenar as sessões de brainstorming para identificar quaisquer incertezas dos surtos de COVID-19. Os CIOs podem compartilhar algumas das incertezas e ameaças em potencial da TI, como problemas com a infraestrutura, aplicativos e sistemas de software", diz Sun.

A seguir, confira as cinco fases estratégicas que CIOs precisam ter como guia, segundo o Gartner.

Fase 1 - Definir o modelo de negócios

Diante da contingência de surtos de COVID-19, as empresas devem primeiro se concentrar em seus principais clientes, essenciais para a continuidade de suas operações, e depois se referir a um processo de definição de seus modelos de negócios atuais, fazendo perguntas focadas em seus clientes, proposições de valor, capacidades e modelos financeiros.

Fase 2 - Identificar incertezas

Essa etapa pode ser realizada por meio de uma análise de força, fraqueza, oportunidade e ameaça ou através de brainstorming. Dada a ampla gama de incertezas e ameaças, essa etapa pode se beneficiar de um grupo heterogêneo de participantes com diversas origens e interesses, principalmente onde a TI normalmente está envolvida. As empresas devem se concentrar nos riscos que a incerteza representa para os componentes do modelo de negócios.

Fase 3 - Avaliar o impacto

Membros multidisciplinares devem formar uma equipe de projeto para avaliar, ou até quantificar, o impacto das incertezas identificadas. Os CIOs podem identificar os possíveis impactos a partir da perspectiva de TI.

Fase 4 - Alterações no projeto

Neste ponto do processo a ênfase é desenvolver estratégias experimentais, ao invés de estimar sua viabilidade. A seleção e execução de alterações seguirão na próxima fase. Os CIOs e TI devem aproveitar as tecnologias e os recursos digitais para facilitar as mudanças projetadas.

Fase 5 - Executar alterações

A decisão sobre quais alterações devem ser executadas é, sobretudo, uma decisão para as equipes de liderança sênior. As estratégias para mudanças definidas na Fase 4 fornecem informações essenciais para esse processo de decisão. As equipes de liderança sênior devem selecionar as estratégias que consideram mais convincentes para implementar, que geralmente são baseadas em cálculos econômicos e intuição.

“Depois que as equipes de liderança sênior selecionam as iniciativas de mudança de negócios e de TI, os CIOs devem aplicar uma abordagem ágil na execução das iniciativas. Por exemplo, eles podem formar uma equipe ágil (produto) de membros da equipe multidisciplinar, permitindo o alinhamento entre negócios e TI e garantindo velocidade e qualidade de entrega. Em crises como o surto de COVID-19, agilidade, rapidez e qualidade são cruciais para permitir a continuidade das operações", explica Sun.

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