Home > Carreira

5 cursos online e gratuitos para aprender Java em qualquer lugar

Desenvolvedores especializados na linguagem podem ganhar de RS$ 6 mil a RS$ 12 mil por mês no Brasil

Da Redação

07/10/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

A linguagem de programação Java se tornou uma das mais populares desde que foi lançada em 1995. Tal popularidade também se reflete no mercado de trabalho. De acordo com o Glassdoor, no Brasil, desenvolvedores especializados em Java podem ganhar de RS$ 6 mil a RS$ 12 mil por mês.

Mas afinal, por que Java é tão demandada? Trata-se de uma linguagem extremamente versátil, permitindo desenvolver uma infinidade de projetos diferentes. É possível encontrar Java em programas mais complexos, com bancos de dados gigantescos, inteligência artificial e internet das coisas como até mesmo em software de cálculos simples como visores de microondas.

É por esses e muitos outros motivos que profissionais que buscam uma carreira em tecnologia devem colocar a linguagem no radar. Para ajudar, destacamos cinco cursos online e gratuitos para aprender Java e manter-se mais competitivo(a) no mercado de trabalho.

1. Curso Básico de Java – Learncafe

O curso da Learncafe foi pensado para quem nunca teve contato com a tecnologia. Como informa a escola, o curso tem duração de 3 horas que devem ser concluídas em 7 dias. A escola oferece ainda certificado de conclusão após término das atividades.

2. Java com Banco de Dados

Interessado em aplicar a linguagem para desenvolvimento de bancos de dados? O curso ministrado pelo desenvolvedor Full Stack, José de Assis está disponível no portal Aula EAD e cobre pontos como bancos de dados, tabelas, documentação, servidores, implantação de projetos, NetBeans, relatórios.

3. Orientação a Objetos com Java

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino da Força Aérea Brasileira, oferece um curso online e gratuito da tecnologia. Com o nome de Orientação a Objetos com Java, o curso já tem quase 42 mil alunos. Como informa o instituto, o curso tem duração de 38 horas e é dedicado para estudantes que já conhecem a tecnologia, com um nível intermediário de conhecimento.

4. Desenvolvedor Java com Jdbc, Jpa, Spring, Swing – Udemy

O curso Desenvolvedor Java com Jdbc, Jpa, Spring, Swing está classificado como nível intermediário e conta com 4 horas de aulas em vídeo. O curso foi criado por Allan Almeida de Araujo e está disponível gratuitamente na plataforma de cursos online, Udemy. Como informa o autor, o curso cobre pontos como criação de aplicações em Java, desenvolvimento de classes e objetos, programação orientada a objetos e desenvolvimento de base prática e teórica.

5. Cursos – Devmedia

Já a escola de programação online Devmedia oferece 50 cursos de Java, todos gratuitos. Os cursos estão disponíveis para alunos de níveis mais básicos como também para alunos que já conhecem a tecnologia. O site ainda recomenda uma ordem para que os conteúdos sejam concluídos e garante que, com os cursos, é possível se tornar um programador completo na tecnologia.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail