Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
4 maneiras para os CIOs impulsionarem inovações na economia circular
Home > Notícias

4 maneiras para os CIOs impulsionarem inovações na economia circular

Os executivos de tecnologia estão bem posicionados para assumir um papel de liderança na criação de novo valor comercial

CIO internacional

13/04/2020 às 18h00

Foto: Shutterstock

Ao
entrarmos nesta década, os fatos estão mais claros do que nunca.
Estamos nos aproximando rapidamente de um ponto de inflexão, onde
sistemas lineares de produção e consumo não são mais adequados para
apoiar uma economia em crescimento, uma sociedade próspera e um planeta
protegido.  

As décadas de pensamento "take-make-waste" (pegue-faça-despeje) - combinadas com os desafios geopolíticos e econômicos globais - estão prendendo as gerações futuras em um mundo insustentável, com consequências devastadoras e irreversíveis.

Ao mesmo tempo, são tremendas as oportunidades de alavancar um novo sistema - a economia circular - para criar um mundo mais justo e sustentável. 

As
empresas estão cada vez mais rejeitando as abordagens lineares
tradicionais nas quais as matérias-primas são extraídas, transformadas
em produtos e, após serem usadas ou consumidas, os produtos geralmente
são jogados fora como lixo não reciclável (ou, no máximo, reciclados ou downcycled.  

Em vez disso, eles estão mudando para uma economia circular na qual mantêm produtos e recursos em uso pelo maior tempo possível e, no final do uso, alternam seus componentes e materiais de volta ao sistema.

CIO2503

E-book por:

Há um movimento para eliminar completamente o conceito de desperdício e mudar fundamentalmente a maneira como produzimos e consumimos, criando um ecossistema mais saudável e próspero, que distribui valor por toda a economia e sociedade. 

As
empresas líderes de todos os setores estão mostrando um progresso
claro, mas estão apenas arranhando a superfície em termos de desbloquear
todo o potencial dos modelos de negócios circulares. E com um valor de
US $ 4,5 trilhões em risco, o momento de acelerar esse movimento é
agora. 

A tecnologia assume a liderança 

Como é o caso de inúmeros outros desafios e oportunidades que as empresas enfrentam atualmente, a tecnologia é um fator crítico para a construção da economia circular.

À medida que a tecnologia melhora, os dados se tornam mais abundantes e as soluções novas e inovadoras automatizam atividades que anteriormente exigiam muito trabalho, as organizações podem recuperar melhor (e obter maior valor do) volumes crescentes de recursos desperdiçados. 

Esse papel cada vez mais importante da tecnologia coloca os CIOs
em uma posição central na transição para a circularidade. Com uma visão
única e um entendimento das necessidades gerais de tecnologia de suas
organizações, os CIOs podem - e devem - assumir o papel de um agente de mudança corporativo responsável por impulsionar inovações circulares. 

Existem várias etapas importantes que os CIOs podem adotar para fazer isso, mas primeiro, vamos dar um passo atrás e nos aprofundar em como a tecnologia está possibilitando a economia circular.

Para compreender completamente o valor de uma transição de modelos lineares para circulares de produção e consumo, as organizações devem adotar as tecnologias da quarta revolução industrial (4IR) nos domínios físico, digital e biológico: 

  • Tecnologias digitais baseadas em ciências da computação, eletrônica e comunicação, que utilizam o crescente volume de informações e conectividade de recursos físicos, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), análise de big data, machine learning e blockchain, entre outros. 

  • Físico - tecnologias baseadas em propriedades básicas de materiais, energia, forças da natureza e suas interações, como impressão 3D, robótica, nanotecnologia, armazenamento e colheita de energia, entre outros. 

  • Biológico - tecnologias baseadas em aspectos que incluem, entre outras, sistemas biológicos ou organismos vivos e processos para usos específicos, como bioenergia, marcação de DNA, materiais de base biológica e engenharia genética, entre outras. 

A pesquisa da Accenture
descobriu que essas tecnologias 4IR podem acelerar e escalar a mudança
para a economia circular em todos os setores. E, quando aplicadas
estrategicamente, essas tecnologias podem gerar um enorme valor para a
organização: 

Permitindo maior eficiência e, assim, redução de desperdícios:

  • Impulsionando a inovação, permitindo que os novos entrantes perturbem os mercados existentes, enquanto desafia as empresas existentes a dinamizar para novos modelos de negócios e novos mercados. 
  • Aumentar a transparência das informações, permitindo que as empresas coletem e analisem dados rapidamente para obter informações valiosas por meio de novos níveis de visibilidade (uso de equipamentos e fluxos de produtos, energia e materiais), conectividade (entre máquinas, clientes e tomadores de decisão) e flexibilidade (a capacidade de modificar ou adaptar um dispositivo, função ou processo). 

4 dicas para impulsionar a agenda circular de inovação 

Embora
as três categorias de tecnologias - digital, física e biológica -
possam permitir modelos de negócios circulares, as empresas geralmente
adotam inovações digitais mais amplamente do que as tecnologias físicas
ou biológicas.  

Por exemplo, 59% das 1500 empresas analisadas pela Accenture Strategy nos
últimos cinco anos implantaram tecnologias digitais. No entanto, as
empresas mais avançadas em suas jornadas circulares tendem a implantar
combinações das três tecnologias. 

Uma empresa poderia usar a IoT para monitorar, seguir e rastrear o uso de um produto e, em seguida, aplicar análises de big data para minar ideias que poderiam ser usadas para gerar valor circular.  

A
análise pode, por exemplo, ajudar a determinar se algum produto
devolvido deve ser reformado para revenda ou, em vez disso, deve ter
suas peças colhidas para obter o valor mais alto. Outro exemplo seria o
uso de machine vision e IA para melhorar o desempenho de tecnologias físicas, como robôs. 

É claro que a tecnologia é um componente central para a construção da economia circular. Os CIOs podem evoluir seu papel e moldar a agenda circular de suas empresas: 

  • Liderando o caminho: os CIOs serão centrais na transição da economia circular e, na maioria dos casos, precisarão defender essas iniciativas, inclusive mantendo-se atualizado com as tendências e trabalhando para entender e impulsionar o potencial circular de suas organizações. 

  • Incorporando a inovação circular: os CIOs devem ajudar a promover uma cultura de inovação direcionada ao valor circular, aumentando a conscientização interna, criando centros de inovação e/ou atribuindo funções específicas para a descoberta e avaliação de tecnologias que permitem valor circular. 

  • Ativando a agilidade: os CIOs precisam construir as bases para um modelo operacional flexível para permitir o teste e a dinâmica de novas tecnologias e/ou modelos de negócios. 

  • Colaboração em toda a organização: os CIOs devem trabalhar com equipes de P&D, design e desenvolvimento, produção, logística e outras funções para entender as necessidades, os desafios e a prontidão de cada unidade de negócios para integrar novas tecnologias que facilitam uma jornada circular. 

A
capacidade da tecnologia para resolver desafios ambientais está sendo
demonstrada de novas maneiras o tempo todo. Não existe uma solução única
para a criação de valor circular, mas os poderosos recursos da
tecnologia devem ser explorados.  

Os CIOs que aproveitam a oportunidade agora ajudarão suas empresas a criar novo valor e reforçar a agilidade competitiva, além de reduzir impactos ambientais prejudiciais e melhorar os resultados socioeconômicos. 

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15