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4 mandamentos para o networking online

A rede de contatos tende a ser o meio mais eficiente para quem busca a recolocação profissional. Mas exige cuidados

Kristen Lamoreaux, CIO/EUA

12/06/2018 às 19h47

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Executivos explorando opções de trabalho fora de sua empresa atual
muitas vezes esbarram na necessidade de dicas de etiqueta. A
instantaneidade e a transparência das tecnologias de hoje pode
facilmente criar situações desconfortáveis. Então, como você pode evitar
ser "o cara" ao incorporar ferramentas de redes sociais em sua busca de
emprego?

Uma regra de ouro é: antes de clicar em enviar, pare e reveja o que
você está fazendo. Isso pode ajudar a proteger a sua reputação.

Para tentar ajudá-lo de forma assertiva, segue uma lista com quatro
conselhos de alguns dos líderes de TI mais conceituados do mundo.

1 - Organize seus contatos por nível de confiança
Digamos que você decidiu que é hora de procurar um novo emprego e
quer começar a contactar as pessoas da sua rede. Você deve estabelecer
círculos concêntricos com base em níveis de confiança e iniciar o
contato com seu núcleo de confiança primeiro. E pode querer modificar o
tom de sua conversa do "Preciso sair daqui!" para "Estou procurando um
desafio maior do que o que minha atual empresa oferece", dependendo de
tipo de relacionamento que você tem com o seu contato.

2 - Nunca fale mal de seu empregador atual
Ofender ou malhar seu atual empregador para contatos profissionais nunca é aceitável.

Quem sai de uma empresa em bons termos com seu antigo empregador tem mais chances de ser recontratado.

Ao fazer o anúncio da saída, enfatize as vantagens do futuro emprego,
nunca as desvantagens do atual. Aponte razões para ser grato por ter
trabalhado lá, mas seja sincero, não invente coisas.

3 - Seja direto em seus pedidos de ajuda
Os candidatos a emprego comumente cometem o erro de serem demasiado
hesitantes em pedir ajuda. Não basta pedir aos contatos de sua rede para
mantê-lo na tela de seu radar. A maioria de nós tem cerca de 5 mil
pessoas em nossos radares, completamente esquecidas. Todos nós temos
boas intenções, quando usamos essa frase, mas somos muito passivos. É da
natureza humana querer ajudar alguém em necessidade.

Mas, lembre-se: sua forma de se aproximar diz muito sobre você. As
pessoas a sua volta podem estar secretamente à procura de alguém para
compor seu quadro de profissionais.

Imagine que você entre em contato com um ex-CEO e diga a ele que está
sendo demitido. Aqui estão duas maneiras de como ele pode interpretar a
conversa depois de desligar: 1) Recebi um telefonema de João hoje e ele
está perdendo o emprego [suspiro]. Muitas pessoas estão sendo cortadas,
com essa crise econômica... é ruim isso; ou, 2) Recebi uma lidação do
João hoje. Ele está perdendo o emprego e me pediu nomes de três empresas
que respeito para que ele possa pesquisar sobre elas. Vou tentar
ajudá-lo.

Além disso, consultar seus contatos sobre questões profissionais faz
com que se sintam apreciados. Ao perguntar-lhes algo que denote a
necessidade por seus conhecimentos, você lhes atribui status de
autoridade em determinados assuntos. Promove neles o senso de valor e em
você o senso de alguém que é articulado, qualidade desejada.

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4 - Esteja presente online
Fazer uso de ferramentas como LinkedIn e usar sabiamente suas
atualizações de status, pode fazer uma grande diferença. Compartilhar um
artigo uma, duas vezes por mês; trocar indicações sobre livros;
procurar eventos da indústria ou webinars, regulatmente, e indicar que
você está interessado em participar; ou participar de um grupo
profissional, são atitudes muito positivas. O que você compartilha pode
demonstrar o seu esforço para melhorar a si mesmo e se posicionar como
uma referência para determinados assuntos. Esse conhecimento é valioso
para outras pessoas, incluindo seus potencias empregadores.

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