4 formas de lidar com a pressão no trabalho
Aqueles que mostram força mental e qualidade das entregas, inclusive sob pressão, conseguem ganhar pontos
Da Redação
10/02/2019 às 18h30

Muitos profissionais desenvolvem a habilidade de manter o equilíbrio diante de situações de crise, apresentando excelentes resultados.
De acordo com Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half, em texto publicado no blog da empresa, as organizações buscam cada vez mais por profissionais equilibrados, resilientes, conciliadores e flexíveis, sem perder o foco nos resultados.
E, acredite, aqueles que mostram força mental e qualidade das entregas, inclusive sob pressão, conseguem ganhar pontos importantes entre pares, superiores e subordinados.
Se você faz parte do grupo que ainda acredita não ser capaz de trabalhar sob pressão, aqui vão quatro técnicas formas de encarar mudar, segundo Mantovani:
1. Não entre em pânico
Ter medo é saudável porque evita que você tome atitudes precipitadas, mas o pânico paralisa e isso não é bom. Entenda o momento de pressão como uma oportunidade de testar seus limites, conhecer seu potencial e aprimorar ou desenvolver competências e habilidades, e não como um acontecimento que veio para complicar o seu dia.
2. Divida a resolução em etapas
Ao fragmentar o problema, verá que é possível que você passe a enxergá-lo como algo menos assustador e mais possível de ser resolvido.
3. Se possível, mapeie pessoas que possam te ajudar
Ao distribuir responsabilidades, você terá a real sensação de que algo está sendo feito e em ritmo mais acelerado do que se estivesse somente dependendo da sua ação. Porém, tenha atenção na escolha, afinal, como diz Coach K, “dois só é melhor que um se dois conseguirem agir como um”.
4. Busque ações corretivas
Quando o problema estiver resolvido, busque entender se há necessidade de melhorias nos processos para que a questão não volte a se repetir. Se possível, busque conversar com profissionais da área para a troca de informações e experiências.