Home > Gestão

3 sinais de que você tem problemas de cultura em cloud computing

Maioria das equipes de TI aceita facilmente a cloud computing, mas em algumas culturas a solução não tem chance de sucesso

David S. Linthicum*

18/12/2019 às 15h31

Foto: Infoworld (EUA)

Por que a cloud computing falha nas empresas? A causa não é a tecnologia - afinal, a solução funciona bem. A maioria dos projetos falhos pode ser analisado até você perceber a existência de uma cultura tóxica, que foi a responsável por matar a computação em nuvem antes que fosse colocada em prática.

Como identificar esses problemas antes que eles afetem o sucesso do projeto? Confira três indicadores de culturas corporativas que não são propícias à nuvem.

A caminhada lenta

Essa é uma ação passivo-agressiva, na qual as equipes utilizam poucos serviços de cloud computing e demoram uma eternidade para produzir as informações necessárias, como aplicativos e descrições de dados para cargas de trabalho que precisam mudar para plataformas baseadas em nuvem.

O remédio aqui é compartilhar e ajudar os responsáveis ​​por fornecer as informações a se sentirem pertencentes. Isso significa garantir que eles sejam incluídos desde o início do projeto e possam dar feedback sobre a experiência. Essa prática nem sempre pode superar problemas culturais sistêmicos, mas eu descobri que é uma maneira comum de resolver comportamentos passivo-agressivos.

O nevoeiro de segurança

Há algum tempo, a segurança tem demonstrado melhor desempenho em serviços de nuvem. Dito isso, muitas vezes fico surpreso com o número de objeções à migração para a nuvem justificadas por questões de segurança. Eu chamo isso de nevoeiro de segurança, já que as pessoas estão usando esse argumento como motivo errôneo para não adotarem a cloud computing.

CIO2503

E-book por:

Geralmente, essas pessoas estão nubladas de desinformação e mal-entendidos. O remédio aqui é novamente compartilhar, educar e garantir que as informações corretas estejam nas mãos daqueles que precisam entender seus requisitos de segurança e os benefícios que a nuvem oferece.

O enigma do financiamento

Quando somamos o que precisamos gastar na migração para a nuvem nos próximos anos, esse número geralmente é maior do que a maioria das empresas espera. Quando a cloud computing entra em discussões orçamentárias, descobrimos que o necessário para garantir melhores operações não será financiado - e o que não é financiado aumenta o risco para a empresa.

Não há uma maneira fácil de contornar esse problema, além de manter o foco nos custos e no ROI. Embora possa haver algumas formas de economizar, ou você possa até adiar algumas migrações para os próximos anos, essa prática normalmente reduz os benefícios de economia que você poderia aproveitar no longo prazo.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail