Home > Gestão

3 questões a se fazer antes de recrutar um estagiário para a equipe de TI

Quais são os benefícios na contratação de estudantes e o que deve ser buscado durante a avaliação de um novo talento? Respondemos aqui

CIO.com

05/07/2019 às 8h17

Foto: Shutterstock

Toda transformação digital depende de mudanças na cultura organizacional. Isso significa que todo gestor que está em uma jornada de inovação precisa investir tempo para contratar e reter os melhores talentos.

Muitos profissionais de RH confiam nos anos de experiência de um candidato para saber como será seu desempenho na organização. Mas como avaliar estudantes? Há, pelo menos, três pontos que devem ser considerados.

1. Como criar práticas de inovação utilizando estagiários?

Antes de iniciar a busca por estudantes, é fundamental pensar nos fundamentos de uma prática de inovação que possa utilizar seu talento. Alguns dos principais pontos incluem:

Diversidade - Diferentes origens são sempre interessantes, mas também é indicado considerar a diversidade em relação aos programas acadêmicos. Pensando nisso, os gestores podem aproveitar para deixar, por exemplo, as áreas de ciências da computação e finanças emparelhados, principalmente se o estudante de finanças tiver o desejo de aprender a programar e o aluno de ciência da computação quiser aprender sobre o funcionamento do setor financeiro. A diversidade leva a diferentes abordagens e perspectivas, o que é sempre positivo para experimentação.

Orientação - Um processo de orientação robusto é importante. Nesse momento, os gestores devem refletir sobre a companhia, sua missão, visão e valores. Como a empresa é organizada? A quem os estagiários se reportarão? É valioso definir expectativas em relação a normas e comportamentos culturais para garantir a adequação do estudante ao funcionamento da empresa.

Coaching - Um aspecto importante do trabalho com estagiários é garantir que eles tenham um mentor. Essa figura deve se envolver em todos os aspectos, desde o compartilhamento de experiências de carreira até assuntos sobre a organização. Isso pode ser gratificante tanto para o funcionário quanto para o aluno: proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver um relacionamento com um profissional e permite que o colaborador faça a diferença na vida de outra pessoa.

Resultados - Ao inovar, é importante focar no resultado, e não na tecnologia em si ou em quem a apresenta. Muitas vezes, os alunos propõem a adição de soluções tecnológicas diferentes que podem ter impacto positivo nos negócios. Por isso, especialistas indicam que as equipes tenham autoridade para trilhar novos caminhos.

Visitas ao local - Se for permitido, é importante aproveitar a oportunidade para que os alunos conheçam a sede da empresa. Isso dá a eles o verdadeiro senso da cultura organizacional e abre espaço para observações sobre o funcionamento da empresa.

2. Quais são os benefícios na contratação de estagiários?

A inovação tem como base a curiosidade. Muitas das tecnologias emergentes e disruptivas apresentam desvios radicais dos projetos do passado. A combinação da experiência organizacional com a experimentação dos estudantes permite que os resultados sejam potencialmente interessantes. Além disso, os estagiários podem revigorar as empresas, desafiando a sabedoria convencional e diversificando sua perspectiva.

3. O que deve ser buscado durante a avaliação de um estudante?

Apesar do desempenho no curso e experiências anteriores serem aspectos importantes na avaliação de estudantes, há outros pontos que definem ainda melhor a sua capacidade de contribuir para a empresa.

Confiança - Um candidato a estagiário bem sucedido demonstra confiança com humildade. Essa habilidade pode ser encontrada em alunos que se sentem à vontade para fazer perguntas e ficam igualmente confortáveis falando sobre seus próprios pensamentos.

Curiosidade - Os candidatos bem sucedidos estão curiosos sobre os resultados do negócio. Essa característica pode ser demonstrada em estudantes que questionam como uma solução impacta a organização e de que outras maneiras os problemas podem ser abordados.

Comunicação - O candidato bem sucedido entende a importância de transformar soluções complexas em conceitos simples. É fácil identificar essa habilidade em alunos que abordam um problema, comunicam soluções práticas e despertam a atenção dos ouvintes.

Por sua própria natureza, o talento dos alunos serve como um recurso potencialmente benéfico, abrindo as portas para formas não convencionais de solução e oferecendo um campo de testes para resolver alguns dos problemas mais desafiadores das empresas. Antes de iniciar o recrutamento de estudantes, é importante considerar o programa de estágio e definir quais as características do candidato ideal, bem como selecionar uma equipe para orientar o jovem profissional, que poderá ser a pessoa que fará a diferença nos negócios.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail