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3 passos para reter um profissional de TI na organização

Especialistas em recrutamento avaliam os principais desafios que as organizações enfrentam e oferecem soluções para gestores

Da Redação

12/03/2020 às 10h00

Foto: Shutterstock

O mercado de tecnologia da informação continua aquecido para aqueles que procuram emprego. Entretanto, empresas do setor têm enfrentado grandes desafios para encontrar os talentos certos a fim de avançar seus projetos de transformação digital.

Para além do recrutamento, há ainda os desafios para reter os profissionais com habilidades digitais e que tenham a cultura da organização. Na visão de Christina Curcio e Janaina Lima, da Icon Talent, empresa de recrutamento na área de TI, há três fatores que dificultam a permanência dos profissionais por um maior tempo dentro das empresas. Abaixo, elas avaliam os desafios e possíveis soluções para os gestores.

Mais qualificação, melhores oportunidades

A escassez de profissionais qualificados faz com que pessoas altamente qualificadas tenham mais oportunidades. Com isso, a chance de que uma proposta mais interessante apareça a qualquer instante aumenta. Seja para ficar mais perto de casa, mudar para uma nova cidade, com mais vantagens e possibilidade de estudos, por exemplo. Esses são fatores que podem levar o colaborador a mudar emprego. Afinal, esse profissional pode escolher onde deseja trabalhar.

Solução: uma solução plausível, seria ter definido o plano de carreira para os colaboradores e as expectativas da empresa sobre os profissionais.

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Novos desafios

Muitas empresas não exploram totalmente o potencial da tecnologia disponível no mercado. Esse posicionamento pode acabar frustrando aquele profissional com perfil mais inovador e que mira novos desafios.

Solução: as empresas devem investir em um ambiente de maior colaboração e troca, que fomente a introdução de novas tecnologias, sem que haja demasiado custo nesta substituição. Além de trazer mais motivação ao time, isso pode beneficiar a empresa positivamente na questão financeira.

Relações internas entre o empregador e colaborador

No setor de TI, as relações entre empresa e colaborador quando conturbadas também prejudicam a permanência desses colaboradores. No mercado atual da tecnologia, o relacionamento humano é fundamental e imprescindível, além do reconhecimento e a qualidade do ambiente de trabalho.

Solução: a empresa deve investir em programas de desenvolvimento para que colaboradores e gestores adquiram competências comportamentais adequadas ao atual momento da empresa.

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