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3 dicas para impulsionar a implantação de metodologia ágil

Organização de trabalho em torno de produtos pode superar rigidez da arquitetura de uma empresa tradicional e fechar lacunas no âmbito de talentos

Da Redação

11/04/2019 às 9h55

Foto: Shutterstock

Em um mundo cada vez mais ágil, a abordagem comumente adotada por empresas, baseada em projetos (abordagem em cascata), não é capaz de responder às necessidades dos times de desenvolvimento. A metodologia ágil, orientada por produtos, mostra-se, então, como uma saída mais flexível e responsiva às exigências dos negócios e dos clientes.

Adotar a metodologia ágil pode ajudar a endereçar alguns problemas estruturais, mas não é o suficiente para resolvê-los a fim de acelerar a criação de novos produtos e serviços digitais. Para especialistas da consultoria de gestão Bain & Co.’s Technology, a aplicação de práticas e disciplinas de gerenciamento de produtos pode ajudar a suprir essa lacuna. Tanto que muitas empresas nativas digitais usam um modelo de gerenciamento baseado em produtos, já que seus principais produtos e serviços são normalmente orientados por software.

Não é à toa que as empresas mais tradicionais estão adotando esses conceitos: a Target, por exemplo, estruturou sua tecnologia para que essa esteja alinhada com seus ativos de negócios e com as experiências dos clientes. Hoje, os mais de 250 gerentes de produto da varejista atuam como empreendedores encarregados de alcançar resultados de negócios mensuráveis. Aqueles que geram retornos mais altos são recompensados com mais recursos e responsabilidade.

Não quer dizer que a metodologia ágil não funcione. Mas a agilidade, por si só, não é suficiente para alcançar os benefícios que ela pode oferecer para tecnologia, talentos e gerenciamento de produtos.

E isso vale não apenas para as empresas que nasceram no digital. Uma abordagem fundamentada em produtos pode superar a rigidez da arquitetura de uma empresa tradicional e fechar lacunas no âmbito de talentos e skills.

Em um artigo publicado originalmente pelo MIT Sloan, os parceiros Will Poindexter e Steve Berez, da Bain & Co.’s Technology, recomendam três passos que podem ajudar os líderes de TI e negócios a irem além da abordagem ágil e realmente implantar, de maneira conjunta, uma metodologia que traga valor aos negócios.

Organize o trabalho em torno de produtos, não de projetos: essa configuração é capaz de alinhar o desenvolvimento diretamente com os resultados do negócio. Os produtos são organizados em torno de problemas e oportunidades de negócios, geralmente relacionados a um novo recurso ou a uma experiência do cliente que pode ser melhorada. Desse modo, as equipes de tecnologia e negócios devem trabalhar integradas para desenvolver metas e prioridades. Cada produto deve ganhar um “dono”, que será responsável por desenvolver um roteiro desde o início, definir métricas para medir o progresso e tomar as decisões certas para mantê-lo em movimento.

Monte equipes persistentes: quando há uma abordagem voltada para projetos, as equipes são formadas e, posteriormente, desfeitas. Por outro lado, as equipes de produtos persistem durante a vida útil dos mesmos, prontas para continuar o trabalho à medida que o processo evolui. Essa estabilidade torna a equipe mais responsiva, produtiva e responsável, destacam os especialistas.

Financie pensando no longo prazo: como os produtos têm um ciclo de vida mais longo, precisam ser financiados anualmente para apoiar seu roteiro de longo prazo. Alguns CFOs e controllers podem ser cautelosos com essa mudança, mas uma abordagem de produto abre caminhos para mensurar resultados de forma mais consistente do que as abordagens tradicionais – isso porque os resultados dos produtos são medidos de maneira contínua. A revisão do financiamento trimestralmente faz com que as organizações ajustem mudanças de acordo com prioridades ou de acordo com o apetite para investir – ou busquem outros produtos com maior retorno.

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