Home > Carreira

3 cursos online para aprender a linguagem de programação Julia

Linguagem se mostra útil para aqueles que buscam avançar carreira em Ciência de Dados

Da Redação

14/07/2019 às 13h20

Foto: Shutterstock

Criada em 2009 por uma equipe de quatro pessoas e revelada ao público em 2012, a linguagem de programação Julia pretende abordar as deficiências do Python e de outras linguagens e aplicativos usados para computação científica e processamento de dados.

Na época, os desenvolvedores afirmaram que a Julia surgia para ser uma linguagem open source, com uma licença liberal. “Queremos a velocidade do C com o dinamismo do Ruby. Queremos uma linguagem que tenha homoiconicidade, com macros de verdade como o Lisp, mas com notação matemática óbvia e familiar como o Matlab. Queremos algo tão útil para a programação em geral como o Python; tão fácil para estatística como o R; tão natural para o processamento de string como o Perl; e tão poderoso para a álgebra linear como o Matlab… Algo que seja bem simples de aprender, mas que ainda satisfaça os hackers mais sérios. Queremos que ela seja interativa e facilmente compilada”, declararam na época do lançamento.

Nesta lista aqui, a CIO Brasil explica as vantagens entre aprender Julia e uma comparação a popular Python. Ambas são frequentemente usadas para ciência de dados. Mas a Julia também se mostra, particularmente, útil para aplicações em física, química, astronomia e engenharia.

Para aqueles que buscam diversificar o currículo, aprender novas linguagens de programação é uma boa aposta para alavancar a carreira. Abaixo, listamos três cursos para você aprender Julia sem sair de casa. Vale ressaltar que os cursos estão disponíveis em inglês, com a possibilidade de legenda.

Introdução à Julia

O curso oferecido pela Julia Academy reúne os primeiros passos que desenvolvedores precisam aprender para se lançar na linguagem.

Quanto custa: gratuito

Clique aqui para fazer o curso

Julia para iniciantes

Este curso "Julia Scientific Programming”, oferecido pela plataforma Coursera, é também uma introdução àqueles que buscam aprender a linguagem.

O curso reúne palestras em vídeo, questionários e projetos práticos revisados por especialistas. Ao final dele, você deverá conseguir programar usando a linguagem Julia, escrever seus próprios programas simples usando Julia e compreender as vantagens e capacidades de Julia como linguagem de computação.

Quanto custa: gratuito

Clique aqui para fazer o curso

Julia: de iniciante a intermediário

Oferecido pela Udemy, o curso “Hello Julia: Learn the New Julia Programming Language”, leva estudantes a aprenderem o básico até recursos mais avançados. Segundo a descrição do módulo, para realizá-lo, aprendizes não precisam de nenhuma credencial anterior, apenas um computador com conexão à internet.

Você mergulhará nos diretórios de File IO e aprenderá a escrever nos arquivos antes de passar para a metaprogramação, tratamento de erros e vários outros recursos mais complexos do Julia. Cada lição fornece um código para download para que você não perca um truque e possa voltar o material de acordo com o seu tempo.

Quanto custa: R$ 279,99

Clique aqui para fazer o curso

E mais

Para aqueles que desejam se aprofundar na linguagem, o site Julia reúne tutoriais, textos e uma lista de recomendação de livros para quem quer sempre se aperfeiçoar.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail