Home > Gestão

3 conselhos para líderes manterem a motivação das equipes em alta

Dicas da Robert Walters vão desde programas de treinamento a criar uma política de reconhecimento

Da Redação

02/02/2020 às 12h15

Foto: Shutterstock

A guerra incessante por talentos, principalmente no setor de tecnologia, tem feito muitas empresas repensarem suas estratégias de contratação, política de benefícios e, claro, revisar a cultura corporativa. Mas essa tarefa não é nada trivial. Afinal, há uma receita para aumentar a satisfação no local de trabalho? A consultoria Robert Walters aponta alguns caminhos a seguir:

Planeje programas de treinamento para sua equipe

Uma solução para gerenciar a motivação da equipe e impedir a alta rotatividade é o planejamento estratégico. Começando com a aceitação de que, atualmente, poucas pessoas passam a carreira inteira na mesma organização. De fato, o movimento entre empregos, divisões e indústrias é muito comum e, na maioria dos casos, visto como um sinal de ambição e versatilidade.

‘’Para manter uma equipe de qualidade, as empresas precisam promover programas de Aprendizado e Desenvolvimento. Os bons candidatos precisam saber que existe um "próximo passo" para eles na empresa atual, para que não sintam a necessidade de procurar um novo desafio para evoluir na sua carreira. Incentive sua equipe a sugerir programas de treinamento sobre temas relevantes’’, comenta Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters.

Leia mais na IT Trends

CIO2503

E-book por:

Estabeleça metas

Para inspirar uma atitude positiva no local de trabalho, os gestores devem manter uma política consistente de gerenciamento de equipe. É importante que as pessoas saibam onde estão e como são avaliadas. Definir prioridades e responsabilidades claras no início do ano e delinear o que precisa ser alcançado dá aos colaboradores uma meta. Aqueles que atingem seus objetivos e concluem o que foram designados provavelmente sentirão um sentimento de conquista que aumentará sua motivação para se destacar no local de trabalho.

Reconhecimento

Os funcionários devem ser reconhecidos entre seus colegas quando excederem as expectativas ou se destacarem em um determinado projeto ou área. O reconhecimento dos colaboradores nunca deve ser subestimado e talvez seja uma das ferramentas motivacionais mais poderosas. As pessoas gostam de ser parabenizadas e sentir que seu trabalho foi notado.

‘’Dar recompensas à equipe por seu sucesso é um fator de motivação comprovado.’’ Completa Kevin. As recompensas podem variar de dias off, vouchers de viagem/restaurante ou algum sistema de bonificação. Certificados de reconhecimento também costumam ter um efeito positivo. Quando os funcionários estão em uma posição em que são recompensados ​​e apreciados por seus esforços, geralmente estão dispostos a continuar nesse ambiente motivador e inspirador.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail