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3 coisas que a pandemia nos ensinou sobre computação em nuvem
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3 coisas que a pandemia nos ensinou sobre computação em nuvem

Muitas empresas estão aprendendo algumas lições difíceis que nem sabiam que existiam há quatro meses

David Linthicum, InfoWorld (EUA)

01/07/2020 às 12h00

Foto: Adobe Stock

Estamos em uma recuperação agora e, em algum momento, as coisas voltarão ao normal… espero. Aprendemos que algumas empresas se saíram melhor do que outras durante a conturbação. Nove em cada dez vezes, essas empresas utilizaram a nuvem com sucesso para navegar pelas rápidas mudanças de TI necessárias durante a pandemia.

Muitas empresas aprenderam algumas lições difíceis. De fato, suspeito que mais virão. As empresas descobriram mais sobre as vantagens e limitações da computação em nuvem nos últimos quatro meses do que nos dois anos anteriores. Aqui estão três dos grandes que vejo consistentemente:

Cloudops é mais importante do que pensávamos

As operações em nuvem foram uma reflexão tardia para muitas empresas, mesmo após a implantação. A maioria das organizações de TI prestou atenção, mas as melhores práticas e uso da tecnologia para cloudops foram limitadas por pequenos orçamentos e uma falta geral de entendimento.

O aumento do uso de provedores públicos de nuvem e o acesso de sistemas em nuvem por uma força de trabalho remota amplamente distribuída enfatiza a necessidade de ferramentas e talentos operacionais. Embora os recursos de autocorreção tenham se tornado um imperativo para lidar com o dimensionamento de cloudops, as empresas não possuíam as ferramentas para automatizar os processos de autocorreção e/ou o talento para configurá-los.

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Estratégias de API corporativa são necessárias o mais rápido possível

A integração de dados passou de algo que é bom ter para algo imperativo em um momento de mudanças rápidas. Além disso, as empresas precisam compartilhar serviços que vinculam o comportamento aos dados. Ambos os problemas são resolvidos aproveitando APIs bem protegidas e governadas.

Alguns sistemas possuem APIs, como as fornecidas pelos fornecedores de SaaS. No entanto, para a maioria dos aplicativos corporativos personalizados baseados na nuvem, as APIs que fornecem acesso aos dados e serviços do sistema são simplesmente inexistentes. Portanto, as integrações precisam ocorrer usando processos pontuais que não serão dimensionados, pois os negócios precisam mudar devido aos problemas da pandemia.

Segurança no home office pode ser um gargalo

Estender a segurança da nuvem para funcionários remotos é mais difícil do que pensávamos. Embora as equipes de segurança na nuvem já estivessem lidando com alguns funcionários remotos, as empresas descobriram rapidamente que a rede doméstica de um funcionário não é a rede da empresa.

Problemas como VPNs, nuvens privadas virtuais, criptografia e conformidade legal em torno dos dados surgiram subitamente, à medida que surgiam vulnerabilidades em torno da segurança na nuvem, graças a uma força de trabalho completamente remota. As equipes de segurança simplesmente não estavam preparadas. Eles trabalharam rapidamente para estabelecer novas políticas, treinamento e alavancar melhores tecnologias. A realidade é que o risco de violação aumentou de 0,0001% para a maioria das empresas para 0,2% em poucas semanas.

Eu acho que o lado positivo é que provavelmente seremos melhores implementadores e usuários de nuvem após a crise no nosso espelho retrovisor. Enquanto aprendermos com nossos erros, ficaremos bem.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

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