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3 atitudes que ajudam a manter os profissionais motivados

Não por acaso, empresas que estimulam a confiança como traço característico de sua cultura, normalmente atingem seus objetivos, mesmo em situações adversas

Rachel Russell, Computerworld/EUA

29/03/2018 às 16h48

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A satisfação dos funcionários ao desempenhar suas funções tem influência
direta na produtividade. Por isso, os líderes devem dispensar atenção
especial a comportamentos e ações que motivem seus colaboradores.

Mais do que promover a realização de tarefas em conjunto e a integração
entre os funcionários, o gestor deve entender os anseios e as aspirações
de cada um para, então, conseguir satisfazê-los.

Felizmente, existem passos que
você pode dar para reduzir a distância entre o que os departamentos de TI têm
que fazer e o que os funcionários querem fazer. E essas medidas podem aumentar a
atratividade da área de TI da sua empresa para atuais e futuros empregados, e ainda elevar o
seu desempenho e valor para o negócio.

1 - Defina uma visão de longo prazo
com o negócio

Os profissionais de TI querem estar conectados às iniciativas com as
quais a empresa mais se preocupa. Mas se eles estão sempre atolados no
lamaçal operacional da TI é improvável que sejam capazes de tomar conta
de iniciativas
estratégicas com algum sucesso. Para romper esse ciclo, líderes de TI
devem
construir relacionamentos com seus pares de negócio que lhes deixem em condições de
tomar
conhecimento da visão estratégica tão a fundo quanto possível. A partir
daí, é possível iniciar uma conversa em torno de importantes
compensações entre o trabalho operacional
e as iniciativas estratégicas de TI.

2 - Conduza o planejamento
estratégico da força de trabalho

Muitos profissionais
de TI se sentem solicitados a fazer tudo. Eles estão cansados, e
muitos se
ressentem de esgotamento em suas vidas profissionais e pessoais. Um
plano de trabalho cuidadosamente elaborado pode aliviar problemas de
sobrecarga e permitir que os departamentos de TI executem o trabalho com
um
custo menor, sem sacrificar a qualidade.

Antes de aceitarem mais
trabalho, líderes de TI inteligentes consideram cuidadosamente quais tarefas
podem ser assumidas internamente (por funcionários atuais ou novas
contratações) e quais devem
ser executadas através de mecanismos alternativos de fornecimento (serviços gerenciados, serviços de projeto ou outsourcing).

O uso adequado do outsourcing irá
liberar seu pessoal de tarefas ‘commoditizadas’ para que eles possam se
concentrar no trabalho mais estratégico, interessante e gratificante.

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3 - Invista na formação de habilidades para o
futuro

Os profissionais de TI sabem que, para serem produtivos e terem um
impacto estratégico, precisam bem mais do que competências técnicas.
Precisam entender as operações de negócios e seus objetivos, a gestão de
processos e a comunicação interpessoal.

Ao fazer um inventário de
habilidades e compará-lo com as competências que a sua empresa necessita para
atingir sua estratégia de longo prazo, você pode começar a elaborar planos de
desenvolvimento profissional para sua equipe que ofereçam retornos relevantes para o
negócio. Os funcionários se sentirão mais comprometidos com sua organização, se
você não só dará a ele uma visão de futuro, mas também estará investindo nas
capacidades individuais capazes de ajudar a organização a chegar lá.

Em suma, as questões que ajudam a atrair o bom profissional são as mesmas que levam à retenção. Para atrair as mentes mais
brilhantes e manter os seus melhores funcionários por um longo tempo, compense-os, sim, mas também ofereça a possibilidade de
desbravarem novos caminhos e contribuírem para as prioridades do
negócio.

Quando o líder confia na equipe, sabe que não precisa vigiar os
passos dos funcionários. Ele discute a estratégia da corporação e suas
prioridades; e confia que sua equipe encontrará a melhor forma de implementar o plano
e desenvolver cada atividade.

Se a equipe confia em seu gestor, dá o
melhor de si e trabalha bem em conjunto, porque ­ sabe que o colega não é um
competidor. Todos têm objetivos comuns. Não por acaso, as empresas que
estimulam a confiança como traço característico de sua cultura,
normalmente atingem seus objetivos, mesmo em situações adversas.

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