Home > Tendências

28 poderosos e empolgantes experimentos com IoT

A tecnologia da casa inteligente já está deixando sua marca, mas cidades inteligentes e empresas conectadas também estão em ascensão

Computerworld UK

21/02/2019 às 19h53

Foto: Shutterstgock

A Internet das Coisas (IoT) tem avançado bem além do status de ficção científica – infiltrando-se constantemente em fábricas, residências e empresas em todo o mundo.

A tecnologia da casa inteligente já está deixando sua marca, mas cidades inteligentes e empresas conectadas também estão em ascensão. É óbvio por que os gigantes da tecnologia em todo o mundo dobraram o desenvolvimento da tecnologia IoT.

Confira alguns dos mais poderosos e empolgantes experimentos com IoT atualmente.

1. Alibaba
O Alibaba, conglomerado chinês de comércio eletrônico e tecnologia, está fazendo sua parte para acelerar o crescimento do ecossistema IoT da China.

Sua divisão de computação em nuvem, o Alibaba Cloud, fez parceria com a Siemens no lançamento do MindSphere, um sistema operacional Industrial IoT (IIoT) anunciado para o final do primeiro trimestre de 2019. A tecnologia incorpora sensores que criam um "espelho" digital de produtos de consumo real das empresas, capturando e transmitindo informações importantes para aumentar a eficiência delas.

Esses tipos de insights também tem o escopo a ser aplicado em um nível amplo da sociedade para o monitoramento do transporte público e das cidades inteligentes.

2. JD.com
A JD.com, outra gigante chinesa do e-commerce, também está mergulhando nas águas da internet das coisas. Em dezembro de 2018, a empresa anunciou a intenção de se associar à Intel para explorar as possíveis aplicações da IoT no varejo inteligente.

5G_1116909596.jpg

Entre as áreas definidas para serem investigadas pelo The Digitized Retail Joint Lab são máquinas automáticas de última geração, soluções de mídia e publicidade e tecnologias que poderiam ser implantadas no espaço de varejo do futuro.
Atualmente, o projeto envolveu a JD.com integrando a tecnologia da Intel para rastrear métricas importantes como comportamento do consumidor e hábitos de compra.
O movimento avança o objetivo da JD.com de dominar no espaço de tecnologia de varejo, como um pioneiro de tecnologias que podem ser usadas por outras empresas de varejo.

3. DHL
A Empresa de logística alemã DHL mergulhou em IoT em 2017 com uma série de testes distribuídos por diferentes sites em todo o mundo. Isso foi distribuído pela primeira vez com a ajuda da Huawei, quando lançou um aplicativo de IoT de Banda Estreita (NB-IoT) em um site automotivo em Liuzhou, na China. A IoT de Banda Estreita é uma tecnologia de área ampla de baixa potência (LPWA), que permite que dispositivos IoT transmitam dados entre redes.

A DHL implementou a tecnologia para agilizar o gerenciamento de pátios para a logística de entrada para fabricação. Antes disso, seu negócio de Supply Chain colaborou com a Cisco e a startup Conduce para implantar cockpits da IoT em três de seus armazéns inteligentes na Alemanha, Holanda e Polônia. Isso permitiu que a DHL monitorasse as atividades em tempo real.

4. Konux
A alemã Konux entrega soluções de IoT ponto a ponto permitindo a manutenção preditiva às empresas ferroviárias e industriais, aproveitando uma combinação de sensores inteligentes e análises baseadas em inteligência artificial. Isso significa que as empresas podem planejar com mais facilidade a manutenção, pois elas são fornecidas com uma visão clara e em tempo real sobre a integridade das máquinas.

5. Nexiot
A Nexiot é uma empresa filial que veio da ETH Zürich, uma das principais universidades científicas da Suíça. Os sensores inteligentes Globehopper da empresa representam o ponto culminante de mais de 10 anos de pesquisa em sistemas complexos, algoritmos de big data e tecnologia incorporada de baixíssimo consumo de energia.

Outro exemplo da indústria de IoT são os sensores inteligentes projetados para monitorar a localização e outros comportamentos de ativos em todo o mundo. Atualmente, os sensores de ultrabaixa potência têm as maiores potenciais de aplicações nos setores de frete ferroviário, transporte de contêineres e segurança.

6. Hitachi
Em 2017, a japonesa Hitachi lançou uma nova entidade chamada Hitachi Vantara, combinando várias unidades empresariais, incluindo a Hitachi Data Systems, o Hitachi Insight Group e a companhia adquirida Pentaho.

O lançamento desencadeou o lançamento da 'Lumada 2.0', uma plataforma de IoT para transformar dados em ações inteligentes.

A plataforma Lumada foi criada para gerenciar o ciclo de vida de ativos de negócios da IoT. Ela inclui avatares de ativos, descritos como “gêmeos digitais”, análises de dados de máquinas e humanos, e ferramentas de design.

7. Huawei
A empresa chinesa de produtos de TI e telecomunicações Huawei criou uma plataforma de gerenciamento de conexões IoT que fornece um acesso agnóstico, apresentando um conexão completa entre pessoas e coisas. Também oferece a IoT de computação de ponta e a IoT de Banda Estreita (NB-IoT) para oferecer ampla cobertura, baixas taxas de dados, custos e consumo de energia em diferentes setores.

A plataforma NB-IoT da Huawei é baseada em Banda Estreita celular IoT, que usa largura de banda de cerca de 180 kHz e pode ser implantada diretamente em redes GSM, UMTS ou LTE.

Para aumentar sua presença na IoT, a Huawei fez uma parceria com a DHL para focar na inovação da tecnologia de IoT baseada em celulares para conectar um grande número de dispositivos em longas distâncias com consumo de energia reduzido.

8. SAP
O software de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) S/4 HANA in-memory da SAP permite que os clientes obtenham informações em tempo real a partir dos dados coletados dos sensores conectados. A plataforma também permite que terceiros desenvolvam aplicativos de IoT por meio de APIs abertas.

Além disso, a SAP lançou o conceito Leonardo em janeiro de 2017, que engloba IoT e outras tecnologias emergentes, oferecendo aos seus clientes um serviço que rastreia dados de sensores conectados para obter insights rapidamente.

9. GE
A gigante norte-americana General Electric (GE) criou uma organização paralela chamada General Electric Digital para se concentrar na manutenção preditiva e outros aspectos da IoT.

Enquanto isso, a oferta de plataforma como serviço (PaaS) da GE Digital, Predix, é uma plataforma de software que integra dados gerados por máquina com bancos de dados tradicionais e de nuvem.

A GE já possui produtos para gerenciamento de operações hospitalares, otimização de combustível para linhas aéreas e soluções Grid IQ para empresas de serviços públicos. Outros fornecedores industriais, como a Schneider Electric, também estão fazendo um grande impulso na IoT.

Além disso, a General Electric e a Accenture uniram forças para criar a Taleris, que diagnostica e prevê problemas de manutenção de aeronaves antes que eles aconteçam, aprimorando dados de desempenho para garantir que os veículos sejam adequados à sua finalidade e funcionem de maneira ideal.

10. Rolls Royce
Assim como a GE e a Accenture, a britânica Rolls Royce usa sensores IoT em seus motores a jato para monitorar o desempenho e descobrir problemas antes que eles se tornem um problema real.

Embora não seja estritamente uma empresa de IoT, a Rolls Royce usa o Azure IoT Suite e o Cortana Intelligence Suite, ambos da Microsoft, para diagnosticar esses problemas e fornecer informações para as companhias aéreas.

Mais especificamente, a Rolls Royce usa o Azure Stream Analytics e o Power BI, que permitem extrair dados de sensores de seus motores e conectá-los à informações do controle de tráfego aéreo, incluindo dados de rotas, clima e uso de combustível da própria aeronave, para obter uma imagem mais completa da saúde de seus motores.
Isso visa ajudar as companhias aéreas a se tornarem mais ágeis e eficientes, ajudando-as a tomar melhores decisões em torno de opções de aeronaves e opções de rotas.

11. Dell
A IoT agora é uma peça fundamental para a Dell, antes conhecida tradicionalmente por seus PCs acessíveis no mercado consumidor e seus servidores corporativos.

A Dell anunciou uma divisão especializada em IoT, a ser liderada pelo CTO da VMware, Ray O'Farrell, em outubro de 2017, com a intenção de oferecer aos clientes um conjunto completo de hardware, software, segurança e consultoria para colocar seus projetos da IoT em funcionamento.

Falando na época, o presidente e CEO da Dell Technologies, Michael Dell, explicou que, com o preço dos sensores conectados despencando, ele vê um modelo de 'núcleo distribuído' como central para a implementação bem-sucedida da IoT.

“A Dell Technologies está liderando o caminho para nossos clientes com uma nova arquitetura de computação distribuída que reúne a IoT e a inteligência artificial em um ecossistema interdependente, da margem ao núcleo para a nuvem”, disse.
Naturalmente, a Dell se posiciona como uma das poucas empresas que podem oferecer essa pilha completa para implantações de IoT, graças à sua herança em infraestrutura segura e recursos de computação locais, que remontam aos seus dias de PC.

12. ARM
A desenvolvedora de chips ARM fez um esforço conjunto nos últimos anos para entrar no espaço da IoT.

Os projetos de baixo alcance da empresa têm sido a base de itens de consumo como smartphones e decodificadores por anos, tornando-o bem posicionado para se ramificar no ecossistema da IoT com designs que podem ser usados em sensores conectados de baixa potência.

Vale notar que a ARM não fabrica processadores em si, mas sua expertise neste mercado foi suficiente para que o conglomerado japonês Softbank comprasse a empresa em 2016, para expandir seu próprio portfólio de IoT.

13. Bosch
A Bosch tem um negócio bem estabelecido na criação de sensores microeletromagnéticos – MEMS – e a empresa decidiu colocar a IoT no centro de sua estratégia em 2015, quando lançou sua Internet of Things Suite.

Agora você vai encontrar sensores Bosch usados em casa – termostatos, por exemplo – mas também em casos mais incomuns, como manter a melhor temperatura para cultivar espargos, ou monitorar dados de carros de corrida.

Em março de 2016, a Bosch lançou um serviço de nuvem para impulsionar seus planos de IoT e acompanhar concorrentes como a AWS.

Na conferência ConnectedWorld na época, o CEO da Bosch, Volkmar Denner, disse: "A partir de hoje, oferecemos todos os cartões ace para o mundo conectado a partir de uma única fonte. A Bosch IoT Cloud é a peça final do quebra-cabeça que completa nossa especialização em software. Somos agora um provedor completo de serviços para conectividade e internet das coisas."

14. Cisco
A Cisco fornece infraestrutura de IoT para uma ampla gama de indústrias, incluindo fábricas conectadas, serviços públicos e redes inteligentes, petróleo e gás, aviação, transporte coletivo, marítimo, ferroviário e rodoviário.

A empresa também oferece infraestrutura de rede de campo para o monitoramento e controle de distribuição de energia, gerenciamento e habilitação de aplicativos, redes incorporadas e produtos de segurança cibernética habilitados para IoT.

15. Ingenu
A Ingenu fornece uma combinação de serviços M2M (machine to machine) e IoT para diversas empresas. Um exemplo é a empresa britânica-holandesa de petróleo e gás Shell, que economizou mais de US$ 1 milhão através do seu projeto 'Digital Oilfield' na Nigéria.

A companhia de petróleo usou sensores para fornecer vigilância de tubulações e monitoramento da nascente para infraestrutura remota. A Shell utilizou os dados coletados para gerar insights em torno de manutenção e segurança.

16. Amazon Web Services (AWS)
A AWS tem uma variedade de plataformas, incluindo Amazon Kinesis, Amazon S3, Lambda, Amazon Machine Learning e Amazon DynamoDB para criar aplicativos IoT. A nuvem desempenha uma grande parte da internet das coisas, por isso a AWS, como maior provedora de cloud a nível global, ganha espaço neste mercado.

A AWS também permite que seus usuários criem seus próprios aplicativos IoT, podendo controlar remotamente os dados dos sensores.

17. Centrica
Em 2015, a British Gas, de propriedade da Centrica, adquiriu a AlertMe, empresa por trás de seu famoso controle de aquecimento inteligente Hive em um negócio de £ 44 milhões.

A oferta de IoT da British Gas significa que os clientes podem controlar seu aquecimento remotamente e integrar aplicativos de energia inteligente para que os proprietários de casas possam, por exemplo, mudar seu medidor para o ‘modo férias’ ou conectar muitos sistemas inteligentes e executá-los de uma plataforma.

Além disso, a Centrica fez uma parceria com a SAP para criar uma gama de serviços voltada para clientes corporativos, que fornecem informações de sensores habilitados para IoT para que eles possam gerenciar melhor os ativos industriais.

O serviço de estreia se concentrará na tecnologia de sensores sem fio da Panoramic Power, combinada com análises das unidades de negócio da Centrica’s Distributed Energy and Power.

18. AT&T
A operadora norte-americana AT&T está dando grandes passos para se posicionar como a rede da IoT. A companhia firmou diversas parcerias com outras empresas nesta lista, incluindo Cisco, GE, IBM e Intel, e está tentando ser de fato o provedor de rede para conectar todos esses dispositivos. Outras empresas de telecomunicações, como a Vodafone, a Telefonica e a Verizon, também estão procurando explorar esse mercado.

A AT&T está investindo em gerenciamento de frota, gerenciamento de energia, carros conectados e uma variedade de outras indústrias.

19. Fujitsu
A investida da Fujitsu Global em IoT abrange toda a gama da internet industrial, incluindo utilitários e energia inteligentes, manufatura inteligente, transporte e logística, e varejo. Também vende serviços de análise para que as empresas possam entender todos os dados que seus sensores estão gerando.

A empresa cobre todo o ecossistema e também fornece infraestrutura de nuvem e rede. A Fujitsu é parceira de outras empresas que também investem fortemente em IoT, incluindo Intel, Microsoft e Cisco.

20. Google
O Google agitou o mercado de IoT quando comprou a Nest por US$ 3,2 bilhões, empresa que vende termostatos e detectores de incêndio que são “inteligentes”, o que significa que eles aprendem padrões de uso de energia e interagem com seus proprietários.

A Nest foi uma das primeiras marcas de renome a fazer isso no espaço doméstico conectado.

O Google também fornece recursos para as empresas gerenciarem dados por meio do serviço do Google Cloud Platform.

21. HPE
Em 2015, a HPE adquiriu a fornecedora de redes Aruba Networks por US$ 3 bilhões em uma tentativa de explorar o mercado de internet das coisas, ampliando imediatamente o portfólio de hardware, como roteadores e switches. A empresa agora oferece pacotes da IoT por meio da Universal IoT Platform.

Em fevereiro de 2017, a HPE comprou a Niara – uma empresa de análise comportamental que espera complementar o portfólio de segurança de rede ClearPass, a qual foi adquirida com a compra da Aruba.

O gerente-geral da HPE Aruba, Keerti Melkote, disse na época: “Com mais de 20 bilhões de dispositivos de IoT esperados para serem conectados a redes até 2020, a segurança é a preocupação número um para nossos clientes”. Ele disse que Niara permitirá à HPE “proteger melhor os negócios dos nossos clientes’ e os dados da Internet das Coisas”.

22. IBM
A IBM possui uma variedade de produtos nessa área, incluindo uma plataforma de mensagens para dados M2M chamada MessageSight, junto com o MobileFirst, que fornece recursos móveis aos objetos, e BlueMix, uma plataforma de desenvolvimento para aplicativos que podem gerenciar coleta e análise de dados IoT.

A IBM não está sozinha no fornecimento de ofertas de IoT centradas em TI – empresas de serviços como Wipro e CGI também estão fazendo um grande esforço. Mas a IBM também tem a computação cognitiva de sua plataforma de inteligência artificial Watson como diferencial – e agora oferece uma plataforma IoT que faz uso dos recursos do Watson.

23. Intel
A Intel tem uma gama de opções de IoT, desde o QuarkSoC X1000, altamente eficiente em energia para cargas de trabalho de baixa capacidade, até o Xeons para processamento pesado.

Ainda, o Gateway da série DK300 da Intel permite que os usuários analisem, compartilhem e filtrem com segurança dados criptografados que passam entre os dispositivos.

IoT é um enorme foco para o fabricante de chips. A plataforma Intel IoT, por exemplo, é um modelo de referência escalável e interoperável que conecta dispositivos entre si e entrega esses dados à nuvem. Os produtos IoT da Intel podem ser encontrados em prédios, cidades inteligentes e carros conectados.

24. Microsoft
A Microsoft diz que quer tornar a internet das coisas aplicável às atividades diárias do negócio. Ela está fazendo isso por meio de vários produtos, incluindo sistemas operacionais Windows Embedded personalizados para coletar e analisar dados, bem como por meio de produtos em sua nuvem Azure, como o Intelligent Systems, uma oferta que transfere a pesada análise de dados para a nuvem.

Em maio de 2016, a Microsoft adquiriu a startup italiana de IoT Solair para “ajudar os clientes a aproveitar o poder da internet das coisas”. Solair promove projetos de IoT em todo os setores de manufatura, varejo, alimentos e bebidas, e transporte.

25. Oracle
O movimento de IoT é fundamentalmente sobre a criação de mais dados, e a Oracle diz que todos esses dados precisarão de um local para serem armazenados. A empresa tem um conjunto de serviços, incluindo uma plataforma para habilitar Java em dispositivos de sensores embutidos, uma plataforma middleware para criar aplicativos para capturar os dados e um bancos de dados para armazenar dados.

26. Qualcomm
A Qualcomm ajudou a criar o AllJoyn, uma estrutura de IoT de software livre para conectar dispositivos que agora são gerenciados pela Linux Foundation. Embora haja muitos esforços para permitir que dispositivos se conectem à Internet, a Qualcomm diz que ter um protocolo comum de código aberto, como AllJoyn, para unir esses dispositivos é importante. A Qualcomm tem foco em automotivo, wearables, saúde e educação.

27. Salesforce
A Salesforce diz que a IoT apresenta uma nova oportunidade para os profissionais de marketing obter insights mais profundos sobre seus prospects e clientes.

Os dispositivos conectados permitem que CMOs aprendam como seus produtos estão sendo avaliados e usados, em que estágio do processo os prospects estão e quais fatores influenciam o comportamento de compra. A companhia afirma que IoT não é apenas sobre máquinas conectadas, mas sim, sobre produtos conectados e marketing também.

28. Samsung
A sul-coreana Samsung fabrica seus próprios equipamentos de infraestrutura de IoT, como gateways IoT e tecnologias Wide Power Wide Area, que utilizam espectro não licenciado, mas também tem uma divisão IoT voltada para produtos à casa conectada.

O SmartThings Starter Kit, por exemplo, inclui plugues conectados e sensores de movimento que se conectam a um hub central, todos disponíveis para visualização por meio de um aplicativo em seu celular.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail