Home > Tendências

11 TED Talks imperdíveis de mulheres na tecnologia

Imortalidade, mulheres ambiciosas e os planos da SpaceX para levar pessoas ao espaço são alguns dos temas

Déborah Oliveira

07/03/2019 às 8h07

Foto: Shutterstock

18 minutos para disseminar ideias. Essa é a proposta do TED Talks, série de conferências em vídeo realizadas pela fundação norte-americana Sapling. O conceito conquistou os mais ávidos por conhecimento em temas como inovação, design, entretenimento e tecnologia.

São centenas de vídeos compartilhados na plataforma, que já recebeu em seus palcos nomes como Bill Clinton, Al Gore, Bill Gates e Sheryl Sandberg. Na semana da mulher, separamos uma lista de 11 TED Talks imperdíveis de mulheres na tecnologia. Confira.

1. Por que temos poucas mulheres líderes?

A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, já falava em 2010 sobre o tema. No TED talks, ela observa por que uma porcentagem menor de mulheres do que homens atinge o topo das suas profissões - e oferece três dicas poderosas para as mulheres que desejam chegar lá.

2. Por que as mulheres ambiciosas têm cabeça dura?

Dame Stephanie Shirley é a empreendedora de tecnologia de maior sucesso que você provavelmente nunca ouviu falar. Na década de 1960, ela fundou uma empresa pioneira de software só para mulheres no Reino Unido, que foi avaliada em US$ 3 bilhões, tornando milionários as 70 pessoas da sua equipe. Nesta conversa franca e divertida, ela conta como superou as expectativas da época e compartilha maneiras infalíveis de identificar mulheres ambiciosas.

3. Minha filha, minha esposa, nosso robô e a questão da imortalidade

A fundadora da rádio por satélite Sirius XM, Martine Rothblatt, lidera uma empresa farmacêutica que produz medicamentos que salvam vidas de pessoas com doenças raras (incluindo uma droga que salvou a vida da própria filha). Enquanto isso, ela trabalha para preservar a consciência da mulher que ela ama em um arquivo digital... e um robô companheiro. Em conversa no palco com Chris Anderson do TED, Martine compartilha sua poderosa história de amor, identidade, criatividade e possibilidades ilimitadas.

4. Ensine garotas a bravura, não a perfeição

Estamos criando meninos para serem perfeitas e meninos para serem corajosos, diz Reshma Saujani, fundadora do Girls Who Code. Reshma assumiu a responsabilidade de socializar as jovens para assumir riscos e aprender a programar - duas habilidades necessárias para levar a sociedade adiante. “Para realmente inovar e não podemos deixar para trás metade da nossa população”, diz ela.

Reshma não sabia programar, mas estudou o tema e fundou o Girls Who Code, que já formou mais de 40 mil meninas em todos os 50 estados dos Estados Unidos.

5. O que seus dispositivos inteligentes sabem (e compartilham) sobre você

Uma vez que dispositivos inteligentes podem falar com você, com quem mais eles estão falando? Kashmir Hill e Surya Mattu queriam descobrir. Então, eles equiparam o apartamento de Hill com 18 dispositivos diferentes conectados à internet e construíram um roteador especial para rastrear com que frequência eles contatavam seus servidores e reportavam o que estavam vendo. Os resultados foram surpreendentes - e até assustadores.
Saiba sobre o que os dados dos seus dispositivos inteligentes revelam sobre sua agenda de sono e até seus hábitos de escovar os dentes - e como as empresas de tecnologia poderiam usá-lo para segmentar e oferecer a você produtos personalizados.

6. Os planos da 07para levar você para uma volta ao mundo em 30 minutos

O que acontece no dia a dia da SpaceX, empresa criada por Elon Musk? A engenheira Gwynne Shotwell foi a funcionária número sete da empresa aeroespacial e agora é sua presidente. Em conversa com o curador do TED, Chris Anderson, ela discute a corrida da SpaceX para colocar as pessoas em órbita e o próximo grande projeto da organização, o BFR. O novo foguete gigante foi projetado para levar a humanidade à Marte - mas tem outro uso potencial: a viagem espacial para nós, terráqueos.

7. A computação quântica explicada em 10 minutos

Um computador quântico não é apenas uma versão mais poderosa dos computadores usados hoje. É algo totalmente diferente, baseado no entendimento científico emergente - e mais do que um pouco de incerteza. Entre no mundo das maravilhas quânticas com esse TED de Shohini Ghose e saiba como essa tecnologia detém o potencial de transformar medicamentos, criar criptografia inquebrável e até mesmo teletransportar informações.

8. Como a revolução dos smartphones na Índia está criando uma nova geração de leitores e escritores

A Índia tem a segunda maior população do mundo - mas apenas 50 livrarias decentes, diz a editora Chiki Sarkar. Então, ela se perguntou: como conseguir mais pessoas lendo livros? Descubra como Chiki está explorando a revolução dos smartphones na Índia para criar uma nova geração de leitores e escritores nessa divertida palestra sobre um novo tipo de narrativa.

9. Quando a tecnologia puder ler mentes, como protegeremos nossa privacidade?

A tecnologia que pode decodificar sua atividade cerebral e revelar o que você está pensando e sentindo, diz a jurista e especialista em ética Nita Farahany. O que isso significará para o senso de privacidade já violado? Em uma palestra de advertência, Nita alerta sobre uma sociedade em que as pessoas são presas por apenas pensar em cometer um crime (como em "Minority Report") e interesses privados vendem dados cerebrais - e defende o direito à liberdade cognitiva que protege a liberdade de pensamento e autodeterminação.

10. Por que temos uma conexão emocional com robôs?

Pesquisadores estão longe de desenvolver robôs que sintam emoções, mas já há sentimentos em relação a eles, diz Kate Darling, especialista em robótica do MIT. E um instinto como esse pode ter consequências. Saiba mais sobre como as pessoas estão biologicamente programados para projetar intenção e vida em máquinas - e como isso pode ajudar a entender melhor a nós mesmos.

11. Como a criptomoeda pode ajudar as startups a obter capital?

A sociedade vive em uma era dourada de inovação, diz a empresária Ashwini Anburajan - mas o capital de risco não evoluiu para acompanhar, e as startups não estão conseguindo o financiamento necessário para crescer. Nesta conversa rápida, ela compartilha a história de como sua empresa se tornou parte de uma maneira inteiramente nova de levantar capital, usando os poderes de cooperação e da criptomoeda.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail