Home > Carreira

10 sugestões de leitura de CIOs brasileiros

Nesse momento de final de ano, com diversos feriados, é válido aproveitar o período de descanso e mergulhar na leitura

Da Redação

26/12/2018 às 14h09

Foto: Shutterstock

O início de um novo ano é inspirador para se traçar metas e planejamentos. E se sua rotina de leitura não foi das melhores no ano passado, que tal incluir essas sugestões de leitura em suas "resoluções para 2019"?

Quem cultiva esse hábito sabe como um livro pode ser eficaz para trazer lições, sejam para a vida pessoal ou profissional.

Esses títulos fizeram a diferença para os líderes de TI que fizeram as indicações.

Bom proveito!

Luiz Alvarez, diretor sênior de TI do grupo educacional Adtalem Brasil, lembra dois livros que o ajudaram no início da carreira. O Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, foi essencial para perder a timidez e eliminar a dificuldade de abordar pessoas e se posicionar.

Também para início de carreira, Alvarez indica o livro Como evitar preocupações e começar a viver, do mesmo autor, que ensine a conter a ansiedade.

O executivo indica também o famoso best-seller Quem mexeu no meu queijo, que, para Alvarez, ajudou a ver o mundo de outros ângulos para tentar ser uma pessoa melhor.

Do ponto de visto empresarial, Alvarez indica o livro Como chegar a Excelência em Negociações, que ensina a posicionar-se em negociações, bem como o Dobre seus Lucros.

Cristiano Barbieri, CIO da SulAmérica, lembra do livro Fast Forward – Make your company fit for the Future, que mostra a necessidade das empresas se transformarem, de empoderarem os times, de aumentarem a sua velocidade que é fundamental em tempos de transformação digital.

Ainda, Barbieri indica a leitura do The Network is your customer – 5 Strategies to thrive in a Digital Age, que mostra a importância do cliente dentro do contexto “Customer Experience” dentro da transformação digital.

Luis Janssen, CIO do grupo Zafari & Bourbon, indica os livros “Mais rápido e melhor e Mindset.

“Os dois livros me auxiliaram em ideias para a mudança organizacional na equipe de Tecnologia da Informação, em especial na busca por maior agilidade com foco em resultados. Ambos trazendo diversos pontos de oportunidade de melhoria tanto individual quanto para as equipes. Acredito ser uma leitura obrigatória para todos de estudo organizacional, não importando o nível o área”, disse.

“Mais rápido e melhor” é a mesma indicação de Paula Cristina Rebelo, gerente de TI e gestão da Cocamar. Para ela, o principal aprendizado deste título é como aumentar a produtividade, além de que criatividade e inovação não são um processo de gênio, mas de muito trabalho e experimentação.

Ela indica também o livro Paixão por Vencer, de Jack Welch, o qual traz como principal aprendizado que liderança requer comportamento e atitudes diferentes dependendo da situação e do grau de maturidade da equipe.

João Pilla, CIO da JBS, indica o Vencedoras por opção, o qual, para ele traz como principal aprendizado que, a cada meta importante, é preciso nos aprofundar ao máximo sobre o assunto em questão e fazer um planejamento minucioso de cada tarefa para chegar ao objetivo e que não adianta atropelar o tempo.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail