Home > Tendências

10 habilidades técnicas mais demandadas em 2018

E que, certamente, continuarão aquecidas ao longo de todo o ano de 2019

Sharon Florentine, CIO/EUA

17/01/2019 às 18h51

Foto: Shutterstock

A plataforma de procura de emprego Indeed analisou os termos mais usados por candidatos ao buscarem vagas de tecnologia nos EUA. Os resultados representam algumas mudanças significativas de 2018 em relação ao ano anterior e mostram algumas tendências para o setor.

A empresa considerou, especificamente, as buscas que levaram a um clique em uma postagem com um dos 381 cargos de tecnologia, e acompanhou o crescimento das buscas, ano a ano, nos três meses até 1º de novembro de 2018.

"Quando as pessoas procuram novos empregos, muitas vezes usam termos de pesquisa que descrevem habilidades de ponta de maior interesse por parte dos empregadores associadas aos trabalhos que desejam", explica Daniel  Culbertson, economista da Indeed.

A pesquisa revela que ferramentas de open source, habilidades de computação em nuvem, ferramentas baseadas em PHP e linguagens de programação especializadas - incluindo algumas habilidades legadas - são as ocupações de mais rápida contratação. Estando, portanto, entre as  habilidades técnicas mais demandadas pelo mercado.

Confira, a seguir, as 10 habilidades que devem seguir em alta em 2019.

1 - Kubernetes
Kubernetes, a ferramenta de orquestração de containers de código aberto para a nuvem, viu o crescimento mais rápido em pesquisas de emprego em TI, aumentando 173% em relação ao ano anterior. Desenvolvedores de software familiarizados com o Kubernetes podem ajudar as organizações a escalar seus sistemas de computação em nuvem junto com outras ferramentas de container, como o Docker.

2 - Magento
Magento, uma plataforma de e-commerce de open source escrita em PHP, foi a segunda habilidade de crescimento mais rápido em pesquisas de emprego de tecnologia: 116% de aumento em relação ano anterior. A tecnologia, recentemente adquirida pela Adobe, ajuda os negócios de comércio eletrônico a funcionar sem problemas. Conforme os trabalhos de e-commerce continuarem com níveis de crescimento robusto, os profissionais com habilidades de Magento estarão em grande demanda em 2019.

3 - Verilog
Verilog é uma linguagem de descrição de hardware usada no projeto e verificação de circuitos digitais. As organizações que usam o Verilog para modelar e testar hardware em papel antes de criar circuitos físicos e hardware podem economizar tempo e dinheiro. Profissionais com habilidades de Verilog, incluindo a modelagem de sistemas eletrônicos ou o trabalho com hardware, como circuitos de computador, estarão em alta demanda em 2019.

4 - Golang
Golang, uma abreviatura da linguagem de programação Go, do Google, teve um crescimento de 81% nas pesquisas de busca de emprego. Essa é uma linguagem de open source baseada em C e permite aos desenvolvedores criar softwares simples, eficientes e eficazes.

5 - Ansible
Ansible é uma solução de software de código aberto que automatiza o provisionamento de software, o gerenciamento de configuração e a implantação de aplicativos por meio de APIs remotas. Profissionais de TI com habilidades Ansible podem ajudar suas organizações a automatizar muitas funções de infraestrutura de TI, desenvolvimento de software e entrega de aplicativos.

6 - AutoCAD
Não são apenas novas tecnologias, ferramentas de software e linguagens de programação que são demandadas. O AutoCAD tem sido um software líder de desenho comercial e de desenho assistido por computador desde seu lançamento em dezembro de 1982. Profissionais de TI com habilidades em AutoCAD estão em demanda em vários setores, incluindo design gráfico, arquitetura, gerenciamento de projetos, engenharia e governo.

7 - Laravel
Laravel, uma estrutura de aplicativos da Web de código aberto baseada em PHP, ficou em sétimo no ranking de habilidades, com um aumento de 66% ano a ano. Essa é uma das estruturas de desenvolvimento de aplicativos da Web PHP mais populares devido à facilidade de uso e ao gerenciamento de autenticação, roteamento, sessões e armazenamento em cache sem sacrificar a funcionalidade do aplicativo.

8 - React
React, uma biblioteca JavaScript para construir interfaces de usuário mantidas em grande parte pelo Facebook, ficou em primeiro lugar no ano passado. Neste começo de ano, caiu para a 8ª posição, mas ainda registrou um crescimento de 61% em relação a 2018. Isso mostra quão integral o React está entre as empresas de tecnologia voltadas ao consumidor e quão vital é a proficiência dela para os desenvolvedores front-end.

9 - Node.js
Node.js é um ambiente de tempo de execução JavaScript de código aberto e plataforma cruzada que permite que o código JavaScript seja executado fora de um navegador da Web. Sua popularidade e demanda por desenvolvedores com as habilidades do Node.js continuam a crescer junto com o JavaScript, que é uma das linguagens de desenvolvimento da Web mais populares disponíveis. Isso significa que os profissionais de TI com as habilidades do Node.js continuarão em alta demanda em 2019.

10 - C
Outro obstáculo tentado e verdadeiro, C foi originalmente desenvolvido como uma linguagem de alto nível e propósito geral para escrever o sistema operacional UNIX no Bell Labs na Califórnia no final dos anos 1960 e início de 1970. Ele permaneceu como uma das linguagens mais usadas de todos os tempos, e profissionais que são bem versados em C estarão em grande demanda em 2019.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail