Home > Carreira

10 habilidades profissionais em alta

Elas fazem parte das chamadas soft skills, que as empresas mais buscam hoje no mercado

Da Redação

15/01/2019 às 21h33

Foto: Shutterstock

Com a tecnologia avançando e os modelos de negócio mudando rapidamente, é lógico que o conjunto de habilidades necessárias para o mercado de trabalho também muda.

Quais habilidades você e sua empresa precisarão para ter sucesso hoje e nos próximos anos?

A Mastertech, que prepara talentos para o futuro, lista 10 muito importantes.

1. Pensamento crítico
Embora dependamos fortemente da tecnologia automatizada para algumas partes do nosso trabalho, não devemos confiar que ela tome decisões executivas por nós.

O bom profissional precisará analisar constantemente várias situações, considerando soluções variadas, para tomar decisões por meio da lógica e do raciocínio.

Em outras palavras, o pensamento crítico segue sendo uma habilidade fundamental, hoje e no futuro local de trabalho.

2. Criatividade
A força de trabalho se desenvolveu por causa da criatividade das pessoas. Os robôs foram criados apenas porque os humanos se dedicaram a isso.

Com a chegada de novas tecnologias, pessoas criativas serão cada vez mais necessárias para descobrir novas maneiras de aplicar a tecnologia, criando novos produtos e serviços.

3. Gestão de pessoas
Ser capaz de motivar e gerenciar pessoas, para garantir que você obtenha os melhores resultados para o seu negócio, é uma habilidade muito difícil e que muitos profissionais não têm.

Saber identificar as melhores pessoas para o trabalho, facilitar a comunicação e criar um ambiente de trabalho agradável também são habilidades vitais, assim como saber delegar.

4. Inteligência emocional
Ser capaz de se adaptar aos ambientes e aos sentimentos de outras pessoas é uma habilidade importante. O capacita a gerenciar comportamentos, navegar pelas complexidades sociais e tomar decisões pessoais que alcançam resultados positivos.

Fazer conexões vitais no local de trabalho e ter a inteligência para lidar com diferentes personalidades será mais desejável no futuro do que já é hoje e do que já foi no passado.

5. Inteligência social
A inteligência social refere-se à sua capacidade de se conectar com os outros de maneira profunda e direta, para sentir e estimular as reações, bem como as interações desejadas.

Isso tem muito a ver com a sua comunicação com as pessoas com quem você escolhe conversar. Essencialmente, ter grandes habilidades sociais pode te colocar no caminho para o sucesso.

6. Julgamento e tomada de decisão
Toda estratégia de negócios hoje é baseada na análise de dados. Saber interpretar os dados é um atributo essencial para qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação, Desenvolva sua capacidade analítica.

7. Negociação
Com tecnologias emergentes se infiltrando no local de trabalho, as habilidades sociais serão mais importantes do que nunca. Negociar é algo que só nós humanos fazemos bem!

8. Flexibilidade cognitiva
A flexibilidade cognitiva é o jeito de pensar em múltiplos conceitos simultaneamente. No mundo acelerado de hoje, estamos acostumados a fazer malabarismos com vários empregos e multitarefas.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, um nível mais alto de habilidades cognitivas será necessário para uma ampla gama de empregos. Isso inclui criatividade, sensibilidade a problemas e raciocínio lógico.

9. Adaptabilidade
No passado, a adaptabilidade não era um traço vital. Na força de trabalho de hoje, no entanto, ser capaz de se adaptar a novas situações, programas e até pessoas é extremamente importante.

Um conselho: não fique preso em um caminho, porque os procedimentos mudarão rapidamente!

10. Iniciativa e empreendedorismo
}Pensar fora da caixa e criar novos conceitos e designs é uma habilidade que lhe garantirá um emprego daqui para frente. Você tem que possuir a qualidade para andar sob seus próprios pés e ter a capacidade de executar seu próprio projeto, departamento ou até mesmo negócio.

Se você quiser subir na carreira, não se contente com uma coisa: continue a expandir sua mente explorando diferentes caminhos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail