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10 dicas para líderes de TI economizarem tempo

Quer otimizar o seu tempo e o da sua equipe? Confira alguns conselhos de especialistas

Da Redação, com CIO (EUA)

05/08/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

Não importa se você está transformando uma organização ou apenas deseja melhorar as operações, eliminar as práticas herdadas que desperdiçam tempo e simplificar a maneira como você gerencia os projetos. Para alcançar os objetivos, algumas medidas devem ser incorporadas.

Para encontrar eficiência, colocar fim nas abordagens que prejudicam a produtividade e domar os maus hábitos, especialistas dão dicas específicas sobre como remover barreiras, além de técnicas para alcançar o sucesso rapidamente. Quer otimizar o tempo da sua equipe? Confira os conselhos dos experts.

Utilize a nuvem

A nuvem é obviamente uma ótima ferramenta de colaboração e permite que os membros da equipe visualizem o progresso dos trabalhos e façam mudanças rapidamente. No entanto, os líderes de TI devem avaliar os melhores serviços de acordo com o seu negócio para que as soluções contratadas sejam eficientes para as suas demandas.

Aumente a sua rede profissional

Diversos especialistas recomendam aumentar a sua rede profissional - e incorporá-la na tomada de decisões - buscando a experiência de outros colegas. O diálogo e o compartilhamento de informações pode fazer a diferença na resolução de problemas.

Apesar de muitos profissionais acreditarem que certas dificuldades são exclusivas de suas próprias organizações, falar com outras pessoas pode ajudar a abrir os olhos e a ter insights para enxergar novas soluções.

Elimine projetos piloto desnecessários

Você pode economizar tempo evitando construir uma tecnologia que não é capaz de resolver diretamente um problema. Para tecnologias como nuvem, inteligência artificial e machine learning, a prova de conceito (PoC) não é necessária. Apesar disso, as organizações ainda precisam entender essas soluções e suas formas de aplicação às necessidades do negócio. As tecnologias estão amadurecendo rapidamente, e práticas como as PoCs podem resultar em uma despesa que não oferece muito valor que possa ser atrelado à empresa.

Exponha problemas e deixe a equipe decidir

Para garantir um bom funcionamento da equipe é fundamental haver comunicação de qualidade. De acordo com os especialistas, a tecnologia acaba sendo menos importante que os hábitos de trabalho. Geralmente, os profissionais de TI são solucionadores de problemas, mas pode ser mais interessante expor as dificuldades e ajudar as equipes a escolher quais são prioridade.

Faça pequenos encontros diários

Segundo os especialistas, a realização diária de encontros rápidos entre a equipe pode simplificar os processos. Durante esses encontros, que devem ser a primeira tarefa do dia, aconselha-se colocar na mesa os problemas que devem ser resolvidos, limitando as conversas ao período necessário para alcançar os resultados esperados.

Adote os softwares certos

Muitos líderes de TI preferem evitar o uso de e-mail, substituindo-o por ferramentas projetadas especificamente para a colaboração entre a equipe. Plataformas como o Slack suportam uma abordagem mais ágil e aceleram o progresso do trabalho. Outro aplicativo interessante é o Trello, bastante útil para a priorização e visibilidade de tarefas que devem ser cumpridas.

Elimine o que não está funcionando

A zona de conforto e as práticas a que as equipes estão acostumadas podem indicar ineficiência ou desatualização. As novas tecnologias devem gerar formas de executar tarefas simplificadas, por isso, soluções antiquadas devem ser eliminadas ou substituídas.

Pare de mexer o passado

No mesmo sentido, o apego a sistemas que funcionaram antigamente podem dificultar a transformação digital. Não é possível resolver novos problemas com pensamentos antigos, portanto, é fundamental se concentrar nos resultados desejados e trabalhar em cima de um planejamento focado no futuro. É frequente que empresas reprimam colaboradores curiosos, mas essa qualidade deve ser impulsionada para que novas soluções surjam.

Preste atenção nos motivos dos atrasos

Os atrasos de entrega de tarefas podem ter início em tecnologias que aparentemente economizam tempo, mas que acabam se revelando inadequadas para a sua empresa. Pensando nisso, é importante avaliar o sucesso das soluções implantadas constantemente. Sempre há mais de uma forma de resolver um problema, por isso, a análise dos melhores métodos deve ser uma das prioridades dos líderes de TI.

Avalie as novas tecnologias

Muitas vezes é importante ter cuidado antes de contratar tecnologias que acabaram de ser lançadas, afinal, novas soluções que apoiam mudanças organizacionais não estão isentas de riscos. Por estarem em sua primeira versão, essas tecnologias podem acabar prejudicando a produtividade por ainda não terem sido aperfeiçoadas. Prefira ferramentas com boas avaliações que já estejam no mercado há algum tempo.

 

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