Recursos/White Papers

Tecnologia

12 livros extremamente úteis sobre visualização de dados

Andy Cotgreave, especialista da Tableau, dá dicas de leitura para profissionais interessados em aprender mais sobre a teoria da visualização de dados e conhecer exemplos inspiradores

Da Redação

Publicada em 03 de novembro de 2018 às 13h53

Diz-se frequentemente que uma imagem vale mais do que mil palavras e nenhum ditado é mais verdadeiro no mundo do business intelligence e da visualização de dados. Usada corretamente, a visualização de linhas de informação através de gráficos e de tabelas pode ser um método eficiente de extração de dados relevantes e, desta forma, críticos para o sucesso do negócio.

Por isso, cada vez mais as empresas de médio porte estão enxergando a visualização de dados como um diferencial.  O motivo é simples:  a visualização de dados é crucial para a tomada de decisões, pois dá sentido à enorme quantidade de informações que podem ser aproveitadas. No entanto, com orçamentos limitados, recursos de TI reduzidos e (na maior parte) ausência de analistas de dados altamente qualificados, muitas empresas de médio porte não sabem por onde começar. Esses livros, selecionados Andy Cotgreave, especialista da Tableau, podem ajudá-lo.

livros

1. "Information Dashboard Design: Displaying Data for At-a-glance Monitoring”, de Stephen Few 

Design do painel de informações - Exibindo dados para um monitoramento imediato por Stephen Few

Autor: Stephen Few 
Site: Perceptual Edge | Amazon

Atrás de de exemplos de painéis, bons e ruins? Ao explicar como criar ótimos painéis, Stephen Few também apresenta uma ótima introdução aos princípios da teoria de visualização e design de dados. 

O autor se concentra menos na visualização de dados em si e mais na alavancagem de técnicas de visualização, e de como monitorar rapidamente os dados de forma eficiente e crítica. Os painéis são uma forma comum de controlar vários conjuntos de dados, e a meta de Few é ajudar a garantir que os painéis não sejam pesados ​​e ineficientes, como geralmente são. Ele aponta erros comuns com o design do painel, bem como as práticas recomendadas para evitar cair nessas armadilhas.

2. ""Beautiful Visualization, Looking at Data Through the Eyes of Experts" por Julie Steele, Noah Iliinsky

Visualização bonita, olhando dados através dos olhos de especialistas por Julie Steele, Noah Iliinsky

Autores: Julie Steele, Noah Iliinsky 

O livro de Steele e Iliinsky é um olhar sobre o processo do design por trás de exemplos reais de projetos de visualização de dados. 24 especialistas avaliam seus métodos, abordagem e perspectivas para a visualização de dados em seus respectivos campos. "Beautiful Visualization" explora a narração de histórias com dados, através de indicadores visuais como cor e métodos de pesquisa.

Este livro descreve o design e o desenvolvimento de algumas visualizações bem conhecidas. É uma ótima maneira de aprender como os outros abordam o design visual. Um insight específico é que cada autor aponta que coletar e limpar seus dados é a parte mais difícil de qualquer projeto. É encorajador saber que isso é um ponto doloroso para os melhores analistas!

3. ""The Accidental Analyst: Show Your Data Who’s Boss”, de Eileen e Stephen McDaniel

O analista acidental mostra seus dados Quem é o chefe de Eileen e Stephen McDaniel

Autores: Eileen McDaniel, Stephen McDaniel 
Compra: Amazon

Este livro é sobre o que fazer quando você se vê repentinamente empurrado para o mundo dos projetos de análise, mesmo quando não é treinado como analista. Muitos usuários de negócios se encontram nessa posição todos os dias. Temos acesso a dados, mas talvez nosso histórico seja em vendas, RH, editorial ou operações. Este livro fornece um ótimo modelo para dividir qualquer projeto de análise em segmentos distintos e entregar algo eficaz.

Se você conseguiu um novo emprego como analista de dados ou se a responsabilidade caiu sobre você inesperadamente, este livro é ótimo para quem quer começar a investigar os dados para obtenção de resultados. "O Analista Acidental" fornece um guia passo-a-passo sobre como decidir quais perguntas você deseja responder, coletar os dados, organizar as informações, exibi-las por meio de gráficos visuais e comunicar os resultados.

4. ""The Functional Art”, de Alberto Cairo

A arte funcional por Alberto Cairo
Autor: Alberto Cairo 
Site: The functional art

Alberto Cairo é jornalista de dados e ensina a produção de infográficos e visualização de dados. O que é ótimo sobre este livro é que ele explica como é importante ficar o mais próximo possível das práticas recomendadas, mas também garantir que seu trabalho seja bonito para engajar o usuário final.

"Arte funcional" como um conceito é algo que serve a um propósito enquanto ainda mantém qualidades estéticas para ser atraente e cativante. Cairo argumenta que este é o objetivo da visualização de dados como um todo. Neste livro, Cairo analisa as qualidades estéticas da visualização de dados e mostra como criar peças de boa aparência mantendo-se dentro das melhores práticas da indústria. Se concentra no uso de cores e design para aprimorar a estética e aproveitar as peculiaridades de nossos cérebros ao perceber e lembrar informações.

5. "The Visual Display of Quantitative Information”, por Edward R.Tufte

A exibição visual de informações quantitativas por Edward R.Tufte
Autor: Edward R. Tufte 
Website: Edward Tufte | Amazon

O livro de Edward Tufte foi publicado pela primeira vez em 1983, mas ainda é válido. Ele cobre a teoria e o design de gráficos e é ilustrado com alguns dos melhores e piores exemplos. Segue sendo uma ótima introdução para algumas teorias de design atemporais e fornece um contexto histórico para a visualização de dados. O livro inclui 250 exemplos de gráficos estatísticos para visualização de dados, juntamente com análise detalhada de cada um.

6. "Cartographies of Time: A History of the Timeline”, por Daniel Rosenberg e Anthony Grafton

A exibição visual de informações quantitativas por Edward R.Tufte

Autores: Daniel Rosenberg, Anthony Grafton 
Site: Amazon

 Se você quiser ler a história da visualização de dados, este é um ótimo livro. Centra-se no desenvolvimento de representação visual ao longo do tempo. É fascinante e revela que os desafios que enfrentamos hoje na visualização de dados são semelhantes aos enfrentados há centenas de anos.

O estudo da visualização de dados pode ser mais um esforço moderno, mas os desafios de representar informações de maneiras visualmente acessíveis não são tão diferentes ao longo da história. De painéis a mapas antigos, tentamos exibir dados específicos por gerações. O livro cobre representações gráficas na Europa e na América do Norte por quase 600 anos, com ilustrações.

7. "Information Graphics”, por Sandra Rendgen e Julius Wiedemann

Gráficos de informação por Sandra Rendgen, Julius Wiedemann
Autores: Sandra Rendgen, Julius Wiedemann 
Site: Amazon

"Information Graphics" cumpre o papel de um almanaque na visualização de dados. Tem mais de 400 exemplos de gráficos de informação de todo o mundo, cobrindo a visualização de dados usada no  jornalismo, no governo, na educação, nos negócios e muito mais. Há também alguns ensaios introdutórios sobre a história de visualização de dados e a teoria e o jornalismo de dados.

A primeira parte apresenta ensaios sobre contexto histórico e prática. Na segunda metade do livro, mais de 200 projetos e 400 exemplos de infográficos de todo o mundo em uma variedade de disciplinas são apresentados e divididos em capítulos por localização, tempo, categoria e hierarquia.

8.  "Visual Thinking for Design”, por Colin Ware

Pensamento visual para Design by Colin Ware
Autor: Colin Ware 
Site: Data Visualization Research Lab | Amazon

Se você está interessado na ciência por trás da visualização de dados, este livro é incrível. É uma ótima introdução ao design e à psicologia cognitiva. Uma compreensão disso fará de você um melhor designer de visualização.

O autor aborda a ciência e a psicologia por trás do design e como você pode aplicá-las à visualização de dados para comunicar sua mensagem com mais eficiência. Apresenta o design como mais uma ferramenta, usando técnicas específicas para aproveitar o processo de percepção e pensamento do cérebro. Inclui centenas de exemplos em texto, bem como diagramas visuais em cores.

9. "Storytelling With Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals”, por Cole Nussbaumer Knaflic

Storytelling com dados - um guia de visualização de dados para profissionais de negócios por Cole Nussbaumer Knaflic
Autor: Cole Nussbaumer 
Site Knaflic Storytelling with data

Embora muitos livros de visualização de dados foquem na teoria sobre o assunto ou nos detalhes básicos do uso de infográficos, este livro foca nos motivos de usarmos a visualização de dados. Os dados em si são uma ferramenta e cabe a nós elaborar a história que contam. Por mais que os escritores se esforcem para "mostrar, e não em contar", "Storytelling With Data" enfatiza o uso de recursos visuais para transmitir o significado dos dados, em vez de esperar que os dados falem por si. O livro toca em aprimorar a mensagem dos dados, escolhendo o tipo certo de gráfico, direcionando a atenção do leitor e como se comunicar efetivamente usando dados.

10. "Knowledge is Beautiful”, por David McCandless

Conhecimento é lindo por David McCandless

Autor: David McCandless 

Escrito pelo mesmo autor do blog de visualização de dados "Information is Beautiful", o livro "Knowledge is Beautiful" usa recursos visuais para revelar o mundo dos dados. O livro apresenta infográficos para apresentar informações complexas, mostrando conexões e relações entre os dados. 

A lógica do livro pressupõe que o leitor seja um designer de visualização de dados bem versado ou que os gráficos/ilustrações são todos auto-explicativos. É um compêndio para olhar ideias, em vez de desenvolver um processo criativo para o leitor. Se o leitor busca por mais detalhes o conceito de visualização de dados há opções de livros mais adequados nessa lista. Se já for experiente no tema, então este livro pode ser uma  boa opção de referência visual e de inspiração.

11. "Visualize This: The Flowing Data Guide to Design, Visualization, and Statistics”, por Nathan Yau

Visualize isso - o guia de dados fluindo para design, visualização e estatísticas por Nathan Yau
Autor: Nathan Yau 
Site: Amazon

Neste livro, Nathan Yau fornece dicas práticas e tutoriais passo a passo para formular dados para contar uma história. O livro foca principalmente em dados estatísticos com referências técnicas. Também apresenta ferramentas e recomendações de software para projetar gráficos para a web e para impressos, juntamente com exemplos de código para programação web, em Python e JavaScript.

12. "The Big Book of Dashboards", de Steve Wexler, Jeffrey Shaffer e Andy Cotgreave

O Grande Livro dos Painéis por Steve Wexler, Jeffrey Shaffer e Andy Cotgreave

Autores: Steve Wexler, Jeffrey Shaffer e Andy Cotgreave 
Website: Tableau | Amazon

Projetar um painel é quase tão importante quanto os dados em si. Esse livro abrange todos os tipos de dashboards para diversos setores e departamentos, usando exemplos de assistência médica, marketing, finanças, atendimento ao cliente, esportes e outros.

Aplicações do mundo real são o destaque aqui, cobrindo a necessidade de garantir que seus dados estejam apresentáveis, esteja você em frente ao computador, apresentando-se em uma sala de conferência ou em dispositivos móveis em movimento. Também aborda fatores práticos e psicológicos que você pode encontrar durante o trabalho com visualização de dados.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui