Recursos/White Papers

Tecnologia

5 jogos iOS para experimentar a Realidade Aumentada

Inserir elementos tecnológicos em cenários do mundo físico abre uma infinidade de possibilidades

Da Redação

Publicada em 31 de outubro de 2018 às 12h19

Duas tecnologias que vão crescer muito no próximo ano são as realidades virtual e aumentada. Até então bastante usadas na indústria de games, estão a caminho de se tornarem mainstream impulsionadas pelos setores de lazer, como museus e estádios, hotelaria e turismo. Mas também serão bastante usadas nos segmentos de varejo, saúde e educação - incluindo treinamentos.

Esses conceitos ganharam popularidade no mercado de games, como Pokémon, mas, assim como a Inteligência Artificial, estão sendo inseridas em aplicações de negócios. Em uma loja física, com uma aplicação assim, será possível obter informações adicionais de um produto ou verificar se uma carteira que você está comprando combina com um sapato que já está em casa. No segmento de saúde, será possível ”escanear” o tornozelo após uma contusão e obter indicações do que aconteceu e recomendações do que fazer. Tudo isso com a câmera do celular.

Tecnicamente, a Realidade Aumentada é o conteúdo gerado por computador que se sobrepõe ao mundo real, proporcionando uma nova visão do ambiente físico, cujos elementos são “aumentados” através de estímulos sensoriais.

O principal pilar da Realidade Aumentada é a combinação do mundo físico com o virtual por meio da utilização da tecnologia contida em dispositivos de hardware que possuam câmeras, acelerômetros, GPS e/ou sensores. Com a tecnologia, é possível, por exemplo, visualizar a planta de um apartamento em três dimensões com o simples ato de apontar a câmera de um celular para o desenho de sua estrutura.

Segundo Gartner, a Realidade Aumentada está entre as 10 tendências de tecnologias estratégicas para o ano de 2017. Além disso, de acordo com a International Data Corporation (IDC), a expectativa é de que as receitas mundiais para este mercado de Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RA/RV) cresçam de US$ 5,2 bilhões em 2016 para um montante de aproximadamente US$ 162 bilhões em 2020.

No entanto, apesar dos avanços destacados nos últimos anos, a tecnologia de RA ainda está em fase de experimentação e aprovação dos usuários. As empresas que desejam investir nessa tecnologia não podem desperdiçar seus esforços no desenvolvimento desenfreado de aplicativos. Elas devem focar em entender a melhor forma de interagir com seus clientes através da tecnologia.

Os games seguem sendo uma maneira divertida de começar a tomar contato com a Realidade Aumentada. A iPlace, parceiral da Apple no Brasil, indica alguns jogos para você aproveitar toda a experiência digital, que insere elementos tecnológicos em cenários do mundo físico, em uma infinidade de possibilidades.

No mundo dos games, diversos títulos misturam o real e o virtual de maneiras surpreendentes. Conheça abaixo, cinco jogos compatíveis com iPhone ou iPad.

1.  Twilight Pioneers: Dragon ARena
Esse game faz qualquer sala virar uma arena de batalha. A disputa acontece entre dois dragões. Você controla os movimentos e o voo de um dos personagens, com o objetivo de derrotar o oponente. Os gráficos impressionam pelos detalhes. Quando o dragão mergulha e sai do mar, por exemplo, a água escorre pela tela. É como se a “lente da câmera” estivesse molhada.

2.  PuzzlAR: World Tour
Curte quebra-cabeças? Então que tal montar cenários em três dimensões? Com o PuzzlAR: World Tour, as peças flutuam bem na sua frente. O recurso de Realidade Aumentada permite que você mova e encaixe pedaços do cenário. É possível construir a Estátua da Liberdade, o Taj Mahal e outros monumentos icônicos do mundo inteiro. Uma diversão para toda a família!

3.  AR Runner
Neste jogo, o objetivo é completar um circuito de corrida. Nunca o treino aeróbico foi tão divertido – seja num ginásio, ou num parque ao ar livre. São 60 desafios, alguns com salto sobre obstáculos virtuais. Além de testar habilidades, você pode registrar os próprios recordes e acompanhar sua evolução. Se preferir, dispute o ranking com jogadores ao redor do mundo.

runner

4.  8 Ball – Kings of Pool
Depois de acelerar o corpo, é hora de recuperar a energia num happy hour com os amigos. O 8 Ball – Kings of Pool é o game ideal para essas ocasiões. Como o nome indica, trata-se de um jogo de bilhar digital. O app possui um modo multijogador local em Realidade Aumentada. Participantes e espectadores conseguem se conectar via wi-fi.

5.  Meow! – AR Cat & Your Mini Pet
Para muitos, a melhor forma de passar o tempo é brincando com um animal de estimação. Infelizmente, nem todo mundo pode ter um bichinho em casa. Uma boa alternativa tecnológica é o Meow. Esse simpático gatinho pede atenção, ganha comida e faz tudo que um bichano de verdade faria. Ele até posa para selfie! Com a RA, não são apenas os pokémons que ganham vida, afinal.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui