Recursos/White Papers

Tecnologia

Machine Learning: 3 opções de cursos para iniciantes

Todo o hype em torno da tecnologia mais atrapalhou que ajudou, semeando confusão sobre o que é exatamente a tecnologia, o quão bem funciona e o que pode fazer para sua empresa

Da Redação

Publicada em 28 de outubro de 2018 às 18h18

 Machine Learning (ML) está se tornando rapidamente um teste decisivo para CIOs com visão de futuro. As empresas que não conseguirem adotar a aprendizagem de máquinas para o desenvolvimento de produtos ou para as operações comerciais correm o risco de ficar atrás de concorrentes mais ágeis na próxima década.

A programação tradicional baseia-se em definir cada etapa que o programa deve executar para obter um resultado. Com Machine Learning, a ideia é fazer com que ele aprenda os passos necessários para isto.

A grande vantagem ocorre quando trabalhamos com problemas complexos, onde o algoritmo não é bem definido. Como identificar pessoas em uma foto. É muito difícil escrever um programa que faça isto bem feito, pois a variedade de cenários possíveis é muito grande. Existe uma infinidade de poses, locais, ângulos, iluminação e cores em uma foto. Preparar um algoritmo para trabalhar com todos estes cenários é muito trabalhoso. Com Machine Learning podemos ensinar o computador a fazer esta tarefa sem programar o passo-a-passo, apenas ensinando com base em exemplos.

Por isso, os algoritmos de Machine Learning terão papel fundamental no sucesso das organizações digitais. Mas ainda que a tecnologia avance, as empresas continuam lutando para tirar proveito dela, em grande parte porque não entendem como implementar estrategicamente Machine Learning no atendimento de objetivos de negócios.

Mas todo o hype e torno da tecnologia mais atrapalhou que ajudou, semeando confusão sobre o que é exatamente a tecnologia, o quão bem funciona e o que pode fazer para sua empresa.

Pensando nisso, separamos três cursos online e gratuitos sobre Machine Learning para ajudá-lo a seguir nessa jornada.

1 - Introdução ao Aprendizado de Máquina – Reconhecimento de Padrões para diversão e lucro
A ideia aqui é aprender fazendo. O plano de aula ensina o processo de investigação de dados através do aprendizado de máquina. Pelo programa, é possível utilizar e avaliar os algoritmos, identificar casos de uso do conceito e entender como resolver problemas do mundo real.

2 - Aprendizagem Automática
A Aprendizagem Automática é a ciência que faz com que os computadores exerçam seu papel de forma natural sem que pareçam explicitamente programados para tal. Na última década, essa disciplina ajudou no desenvolvimento de carros autônomos e compreensão do genoma humano. Atualmente, está tão difundida, que você provavelmente a utiliza várias vezes ao dia sem que perceba.

Este curso mostrará técnicas mais eficazes de aprendizagem automática, colocá-las em prática e ver como adequar essas técnicas para suas necessidades. O mais importante é que você não aprenderá apenas na teoria e sim terá o conhecimento prático necessário para aplicar o que aprender de forma rápida e exitosa e solucionar os problemas em seus projetos.

3 - Machine Learning for Data Science and Analytics
A ideia é ensinar princípios fundamentais de aprendizado de máquinas e a importância dos algoritmos dentro desse conceito. Esse curso dará noções básicas para compreender e pensar aplicações para o conceito usando análises preditivas. O programa contempla desde temas abrangentes até exemplos práticos de uso de machine learning em indústrias específicas, como o setor de saúde, por exemplo.

machinelearning



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui