Recursos/White Papers

Tecnologia

5 formas de otimizar o desempenho do WiFi

Elas podem ajudar a ter uma conexão à internet de melhor qualidade

Craig Mathias, NetworkWorld/EUA

Publicada em 11 de outubro de 2018 às 14h24

Especialistas em Wi-Fi da Cisco, Aruba, Ekahau, Extreme Networks e Mist Systems conversaram com Craig Mathias, diretor da empresa de consultoria Farpoint Group, sobre a otimização do desempenho de WiFi. Com base nessas entrevistas, conheça algumas boas práticas para ter sempre internet de qualidade. Conheça as cinco principais:

Realizar análise de necessidades de WiFi
É necessário começar com uma análise inicial de necessidades, com uma enumeração cuidadosa dos requisitos relacionados à taxa de transferência, aplicativos e cobertura. Experimentar equipamentos potenciais no ambiente de espaço livre de produção para estabelecer uma linha de base para as expectativas iniciais de desempenho e avaliação. Adicionar o impacto de quaisquer adições de infraestrutura planejadas ou até mesmo antecipadas, novos aplicativos e crescimento no número de usuários e dispositivos.

Definir expectativas razoáveis ​​de desempenho de WiFi
Assumir a disponibilidade de não mais de 50% do pico de produção do produto especificado, considerando a tecnologia de linha de base (como a Onda 2 802.11ac), a largura de banda do canal e a densidade do cliente assumida em qualquer local determinado.

Evitar pesquisas detalhadas no local, exceto em locais onde se suspeita de desafios relacionados à rádio-frequência - hospitais, usinas de energia e instalações com construções de construções incomuns, por exemplo. Uma varredura com um analisador de espectro para entender a interferência e o comportamento de propagação de RF é sempre útil, e a exploração ocasional com uma ferramenta de garantia independente também é frequentemente valiosa.

Explorar os recursos do WiFi corporativo
Uma enorme variedade de funcionalidades úteis é integrada ao console de gerenciamento do sistema Wi-Fi de classe empresarial. Percorrer centenas de configurações e recursos pode demorar um pouco, mas o tempo gasto aprendendo e usando esses recursos oferece excelente ROI. O mesmo acontece para capacidades analíticas.

Monitorar tendências de WiFi ao longo do tempo
Embora seja importante trabalhar diretamente com os usuários, mesmo quando problemas suspeitos aparecerem, é igualmente vital monitorar as tendências ao longo do tempo. Não adianta esperar a perfeição no primeiro dia. O refinamento ao longo do tempo é uma expectativa e uma estratégia muito mais razoáveis.

wifiseguranca



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui