Recursos/White Papers

Tecnologia

iPhone XS: 5 recursos que você vai querer experimentar o quanto antes

São 5 funcionalidades do aparelho que realmente importam

Da Redação, com Jonny Evans (Computerworld/EUA)

Publicada em 23 de setembro de 2018 às 10h33

Não vê a hora de ter colocar as mãos em um iPhone XS? Pois saiba que você não precisa realmente ter um novo aparelho para ter uma ideia de como ele funciona - a Apple publicou um pequeno microsite no qual você pode brincar com um modelo 3D interativo para ter uma noção. Você também pode comparar os tamanhos dos novos dispositivos com os do iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Mas aten' cão: é preciso estar usando versões móveis dos navegadores Chrome ou Safari para que funcione.

Sem mais delongas, aqui estão novos recursos que você vai querer experimentar o quanto antes:

1 - Movimentos
Suponho que a maioria dos novos compradores de iPhone lembrou-se de fazer o backup de seus dispositivos antigos e descobriu como é fácil apenas segurar o seu novo iPhone ao lado do antigo e usar o QuickStart para transferir todas as suas coisas. Mas, depois de criar sua ID facial, você deve dedicar tempo para conhecer os novos gestos.

Aqui estão os cinco principais gestos para começar:

- Tela "Get to Home": deslize para cima a barra inicial

- Notificações: deslize para baixo a partir da parte superior da tela

- Centro de controle: deslize para baixo a partir do canto superior direito da tela

- Siri: Pressione e segure o botão lateral

- App Switcher: deslize para a esquerda ou para a direita na barra inicial

Um guia mais completo está disponível aqui .

2 - Imagens
Com pelo menos 64 GB de espaço e backup no iCloud, você pode querer certificar-se de que todas as imagens capturadas tenham a maior resolução possível. No entanto, você também pode querer certificar-se de que eles não ocupem todo o espaço disponível. É por isso que você deve abrir Configurações> Câmera> Formulários e selecionar Alta Eficiência . No futuro, as imagens e vídeos salvos neste formato ocuparão cerca de metade do espaço - para que você possa se ocupar das imagens, alterar a profundidade de campo e criar seu próprio Memoji, à vontade:

- Abra Mensagens e abra uma conversa nova ou existente.

- Abra a App Drawer e selecione o ícone Animoji.

- Deslize todo o caminho para a direita até encontrar "Novo Memoji" e toque em mais.

- Você poderá então criar seu próprio avatar, personalizando uma enorme variedade de características faciais. Toque em Concluído quando terminar e esse "você" pessoal se juntará ao Animoji padrão na gaveta.

Você provavelmente vai querer experimentar  também o Portrait Lighting: Escolha algo para fotografar, inicie a Câmera, selecione Retrato e passe pelos diferentes modos de retrato para ver o que isso pode fazer.

Alguém já fez um filme com um iPhone XS, a propósito.

3 - Atalhos Siri
Você precisará gastar um pouco de tempo aprendendo a criá-los, mas os Atalhos Siri vão transformar sua produtividade.

Depois de adquirir o seu novo iPhone, você deve baixar o aplicativo Atalhos da App Store e dar uma olhada nos Atalhos disponíveis dentro do aplicativo.

A Siri recomendará novos Atalhos para você, mas o aplicativo também permite que você crie seus próprios atalhos, incluindo a criação de atalhos usando aplicativos de terceiros já atualizados para suportar o recurso.

Embora aprender como usar esses recursos seja efetivamente um recurso em si, aqui está um atalho rápido e fácil que você pode usar agora e que espero que seja útil. Também ajuda a entender como os Atalhos Siri funcionam:

- Abra o aplicativo Atalhos e toque em Criar atalho.

- Agora, pesquise e adicione Definir Wi-Fi e Configurar Bluetooth.

- Transforme esses dois em "off".

- Toque no botão Configurações e chame este atalho "Close networks".

- Toque no botão Add to Siri e grave uma frase, como “Close networks”.

É isso aí, agora, sempre que você precisar desligar o WiFi e o Bluetooth por qualquer motivo, basta invocar o Siri e dizer “Close networks” e pronto.

Você também pode criar uma sequência semelhante chamada "Open networks". 

4 - Carregamento sem fio
Claro, você pode ir e explorar a Amazon para adquirir carregadores sem fio ou comprar um sistema na Apple Store, mas a melhor maneira, e a mais barata, de ter uma boa ideia do quão eficiente pode ser o carregamento sem fio com seu iPhone é visitar sua Apple Store local e colocar o seu dispositivo em uma das esteiras lá.

5 - Acessibilidade
Se você estiver usando um iPhone XS Max, você vai querer aprender a usar o recurso Acessibilidade. Este é um recurso do iOS que já existe há algum tempo e que faz uma diferença real quando você usa esse modelo de iPhone, pois facilita a locomoção em toda a área da tela usando apenas o polegar.

- Ative a Acessibilidade em Configurações> Geral> Acessibilidade  na seção Interação.

- Para usar esse recurso enquanto estiver em um aplicativo, basta deslizar a barra de gestos na parte inferior da tela.

- A parte superior da tela se moverá pela tela e será um pouco mais fácil de alcançar. Deslize para cima na barra de gestos para voltar ao modo normal.

iphoneXS

Outras coisas que você deve saber
Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, esses são “de longe os iPhones mais avançados que nós já criamos”. Entre as principais novidades está o processador A12 Bionic, que possui seis núcleos e é desenvolvido em um processo de 7 nanômetros.

O A11 Bionic no iPhone X e iPhone 8 foi o processador móvel mais rápido do planeta quando foi lançado no ano passado. Foi tão rápido, ainda supera os mais recentes telefones Android high-end. Agora a Apple aumentou a aposta com o A12 Bionic.

Fabricados com tecnologia avançada de processo de fabricação de 7nm, a Apple afirma que os núcleos de alto desempenho do A12 são até 15% mais rápidos do que o A11 Bionic, ao mesmo tempo em que consomem até 40% menos energia. Os núcleos de alta eficiência usam até 50% menos energia. E o desempenho da GPU é até 50% mais rápido.

Essas melhorias empalidecem em comparação com o Neural Engine seriamente melhorado (para tarefas de aprendizado de máquina). Agora é capaz de impressionantes cinco trilhões de operações por segundo, acima dos 600 bilhões da A11.

A Apple também tem uma conexão sem fio mais rápida com LTE gigabit e melhor compatibilidade mundial, um processador de imagem melhor, um controlador de armazenamento mais rápido e muitos outros ajustes e melhorias.

Em outras palavras, o iPhone X ainda é um dos telefones mais rápidos do planeta, mesmo depois de um ano no mercado. E agora o novo iPhone XS é mais rápido ainda.

Além disso, os novos iPhones trazem  um novo sistema de câmeras, com melhorias na abertura da lente telefoto e uma câmera frontal mais rápida. Enquanto as especificações continuam basicamente iguais, com sensores de 12MP, um dos destaques é uma funcionalidade chamada Smart HDR – basicamente, o modo tira várias fotos e as junta para produzir uma imagem de melhor qualidade.

Em resumo, os novos iPhones podem reivindicar, com razão, ter uma das melhores (e mais consistentes) câmeras do mercado.

A câmera grande angular usa um novo sensor que possui pixels maiores e mais profundos que o tornam duas vezes mais rápido. Isso deve realmente ajudar em situações de pouca luz, bem como tirar várias exposições para HDR.

Falando de HDR, há um novo sistema Smart HDR que leva ainda mais exposições do que antes e as combina usando o Neural Engine, realizando mais de um trilhão de operações em cada fotografia. A Apple diz que significa que você verá melhores detalhes em áreas escuras, menos realces extremos, cores mais verdadeiras e bokeh ainda melhor no modo retrato.

O modo retrato é prometido para detectar melhor as bordas, especialmente em áreas complicadas, como cabelos crespos. E você poderá ajustar o nível de profundidade de f /1.4 a f/14, mesmo depois de tirar a foto.

A câmera frontal também recebe um impulso. Ainda tem 7 megapixels, mas agora é duas vezes mais rápida e pode gravar vídeos em 1080p a 60 quadros por segundo (acima dos 30fps no iPhone X). A câmera aprimorada se estende até a gravação de vídeo, o que promete uma qualidade de imagem ainda melhor e, pela primeira vez, a capacidade de gravar som estéreo.

Vale destacar ainda que o XS e o XS Max possuem suporte para Dual SIM, de modo que os clientes podem usar dois números (e planos) com um SIM card físico e o e-SIM da Apple, que já vem integrado ao aparelho.

Além disso, a Apple destaca que os dois aparelhos ganharam melhorias em termos de duração de bateria, com o XS recebendo cerca de 30 minutos a mais em relação ao seu antecessor e o XS Max aproximadamente 1 hora e meia a mais do que o X.

Os dois aparelhos estão disponíveis em três capacidades de armazenamento, 64GB, 256GB e 512GB – essa última é oferecida pela primeira vez pela Apple, seguindo o que a rival Samsung fez recentemente com o Galaxy Note 9.

O iPhone XS tem preços a partir de 1 mil dólares nos EUA (versão desbloqueada de 64GB), enquanto que o XS Max começa em 1.100 dólares (versão desbloqueada de 64GB). A pré-venda naquele país começa nesta sexta, 14/9, sendo que o lançamento oficial será uma semana depois, em 21/9.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui