Recursos/White Papers

Tecnologia

25 linguagens mais usadas no mundo hoje

Entre tantas, como escolher a melhor para você?

Mastertech, especial para a CIO

Publicada em 04 de setembro de 2018 às 09h04

Existem dezenas de linguagens de codificação em uso hoje, e para engenheiros aspirantes, ou qualquer um que queira se dedicar à tecnologia, pode ser difícil saber por onde começar. E quais são as linguagens de programação mais importantes? É uma pergunta simples com uma resposta muito complexa. Normalmente, as pessoas querem entender qual é a linguagem mais popular, porque querem aprender assuntos em áreas onde existem empregos. Para a maioria das pessoas, faz muito pouco sentido entrar em um campo com conhecimento sobre algo que não está em demanda.

Os executivos de negócios estão cada vez mais migrando para um ambiente de TI que não está mais focado em projetos grandes e longos, mas sim em esforços mais curtos e mais sustentáveis para impulsionar mudanças e inovações. Outras vezes, os programadores que já são habilidosos querem saber se suas habilidades atuais são relevantes ou se é hora de olhar para outras línguas. Mudanças na popularidade podem significar que é hora de se aprofundar em uma nova linguagem. 

Os desenvolvedores que estão criando produtos também querem saber sobre linguagens populares, porque, se estiverem criando APIs ou outras opções de compatibilidade, eles querem garantir que estão produzindo soluções que os clientes usarão.  

Se você está iniciando um projeto, precisa escolher em qual linguagem pretende construí-lo. Seu primeiro critério deve ser sempre usar uma linguagem que possa fazer o trabalho. Se uma linguagem é muito popular, mas levaria dois anos para codificar, e outra é menos popular, mas levaria dois meses para o seu aplicativo ficar pronto, você deve claramente escolher a menos popular.  

Mas, se as linguagens forem igualmente úteis, escolher uma linguagem mais popular garante acesso a mais programadores e recursos, se tornando uma consideração bem importante.

O que define uma linguagem de programação ser importante? 
Esta é uma questão tão aberta que existe um artigo da Wikipedia dedicado a medir a popularidade da linguagem de programação. O artigo mostra vários fatores possíveis para medir a popularidade, incluindo: 

- O número de vezes que o nome da linguagem é mencionada em pesquisas na Web, como indicado pelo Google Trends; 

- O número de anúncios de emprego que mencionam a linguagem; 

- O número de livros vendidos que ensinam ou descrevem a linguagem;

- Estimativas do número de linhas de código existentes escritas na linguagem, que podem subestimar linguagens não encontradas com frequência em pesquisas públicas; 

- O número de projetos nessa linguagem no SourceForge, Freecode e GitHub; 

- O número de postagens em fóruns e grupos de notícias sobre a linguagem;  

São muitos pontos, mas essa lista não está completa. Você poderia adicionar algumas dessas métricas a essa lista:

- O número de cursos vendidos por bootcamps de programação; 

- O número de alunos matriculados em aulas de programação em todo o mundo; 

- O número de vídeos em cada linguagem no YouTube; 

- O número de postagens no Reddit ou Stack Exchange sobre uma linguagem.

Você entendeu a ideia. Isso pode ficar ainda mais complicado se você levar em consideração a popularidade entre as nações. Algumas línguas são mais populares na Índia, outras nos Estados Unidos e outras no Brasil.

As principais linguagens de programação atuais 
O desenvolvimento de software é um campo dinâmico. Linguagens de programação, frameworks e tecnologias novas e sob demanda podem emergir, ganhar fama e desaparecer em alguns anos.  

Os desenvolvedores precisam constantemente aprender novas habilidades para se manterem relevantes. Há muitas maneiras de medir a popularidade de uma linguagem de programação, mas o exame da demanda por empregos é a mais útil, pois mostra aos desenvolvedores as habilidades para aprender a melhorar suas perspectivas de carreira.

O maior e mais completo ranking sobre linguagens de programação que existe é o levantamento anual do Stack Overflow: são cerca de 40 perguntas para mais de 100 mil desenvolvedores do mundo inteiro.

Todos os meses, cerca de 50 milhões de pessoas visitam o site para aprender, compartilhar conhecimentos e construir suas carreiras. Estima-se que cerca de 21 milhões sejam desenvolvedores profissionais (alguns com mais de três décadas de experiência) e estudantes de nível universitário.

linguagem

 

De acordo com o Stack Overflow, as 25 linguagens mais usadas no mundo atualmente são:

JavaScript          
HTML 
CSS 
SQL 
Java 
Bash/Shell 
Python 
C# 
PHP 
C++ 

TypeScript 
Ruby 
Swift 
Assembly 
Go 
Objective-C 
VB.NET 

Matlab 
VBA 
Kotlin 
Scala 
Groovy 
Perl  
 

Lembre-se que, para definir a melhor linguagem de programação, o que importa verdadeiramente é o seu objetivo. Se você está desenvolvendo para a web, a linguagem será diferente da que seria usada para desenvolvimento mobile.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui