Recursos/White Papers

Tecnologia

Usuários do WhatsApp no Android devem fazer backup até o dia 12/11

A partir de 12 de novembro de 2018 o Google Drive excluirá todos os backups do mensageiro com mais de um ano

Da Redação

Publicada em 25 de agosto de 2018 às 17h56

WhatsApp, em grande parte, assumiu as mensagens de texto como nossa plataforma de bate-papo de preferência. Portanto, temos centenas de conversas, fotos, vídeos e outras mídias armazenadas no aplicativo que odiamos perder. 

Se você precisar reinstalar o aplicativo ou quiser instalá-lo em um novo telefone, ficará interessado em saber como fazer backup e restaurar suas mensagens. Mas mesmo que você não queira reinstalar o app, ter um backup pode proteger suas mensagens caso você perca ou quebre seu telefone. 

A seguir, explicamos como fazer backup e restaurar o WhatsApp no Android e no iOS. Se você é um usuário do Android, isso envolve o uso do Google Drive, e é importante que você siga esse processo agora. 

Isso porque, o Google e o WhatsApp estabeleceram novo acordo no qual os backups do WhatsApp não são mais considerados na sua cota de armazenamento do Google Drive. No entanto, o Google está excluindo todos os backups com mais de um ano. Portanto, se você não tiver feito o backup em algum momento, não terá nenhuma forma de proteção caso perca ou quebre o smartphone. Essa mudança passa a valer a partir de 12 de novembro de 2018. 

whatsapp

Como fazer o backup e restaurar o WhatsApp no Android 
A melhor maneira de fazer backup e restaurar as mensagens do WhatsApp em telefones Android é usar o Google Drive, pois é um aplicativo gratuito disponível para todos os telefones Android. Para fazê-lo, siga os passos:

* Verifique se você está conectado ao Google Drive em seu telefone atual 

* Abra o WhatsApp 

* Acesse o ícone de três pontos no canto superior direito 

* Acesse Configurações 

* Acesse Conversas

* Acesse Backup de conversas

* Verifique as configurações para garantir que os backups aconteçam via Wi-Fi 

* Selecione a caixa Incluir vídeos se quiser fazer backup de todas as mídias 

* Selecione Fazer Backup 

Depois que o backup for concluído, você poderá desinstalar e reinstalar o aplicativo no seu telefone atual ou instalá-lo no novo telefone. Se você estiver migrando para um novo telefone Android, não precisará desinstalá-lo do dispositivo antigo, mas não poderá executar as duas instâncias de uma vez usando a mesma conta do WhatsApp. Para tanto: 

* Verifique se você está conectado ao Google Drive no seu novo (ou atual se você está reinstalando) telefone 

* Instale e inicie o WhatsApp 

* Digite seu número de telefone para verificar sua conta 

* Digite seu nome de exibição e, se desejar, uma foto de perfil 

* O WhatsApp verificará automaticamente o Google Drive para um backup recente 

* Siga as instruções para restaurar a partir do backup 

* Suas mensagens devem aparecer imediatamente, com a mídia restaurada em segundo plano 

whatsapp-android

Como fazer o backup e restaurar o WhatsApp no iPhone 

Existem algumas maneiras diferentes de manter suas conversas no seu iPhone, mas o mais fácil é usar o backup do iCloud. Para fazer isso, você precisará do seu aparelho antigo. Vá em Ajustes no WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas e, em seguida, selecione "Efetuar Backup Agora". Você também pode selecionar o backup de vídeos. 

Em seu novo aparelho, reinstale o WhatsApp, confirme seu número de telefone (que deve ser o mesmo usado em seu telefone antigo) e você será solicitado a restaurar seu histórico de bate-papo. Concorde com essa ação e seu backup deve ser instalado, repleto das suas conversas. Também vale a pena voltar às configurações e ativar o recurso de backup automático.

iphone-whatsapp



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui